
Teólogo e pastor, Roger Williams se destacou por defender o direito à livre consciência de fé em uma época marcada pela Inquisição
11/12/2025
Uso desequilibrado da tecnologia pode inibir o desenvolvimento espiritual de crianças e adolescentes
12/12/2025Impacto na Amazônia

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) inaugurou recentemente a lancha Luz na Amazônia IV (foto), marcando uma nova etapa no trabalho social e evangelístico deles na região. Doada por parceiros internacionais, a embarcação tem capacidade para transportar 16 pessoas e permitirá alcançar populações ribeirinhas que vivem em áreas de difícil acesso. Poderemos atuar em várias comunidades ao mesmo tempo, ampliando o alcance do projeto com mais agilidade e economia, disse Emilene Araújo, gerente de projetos sociais da organização. A viagem inaugural teve como destino a Ilha das Onças, em Barcarena (PA), onde a tripulação se reuniu com algumas famílias e compartilhou momentos de fé e aprendizado. Em parceria com o projeto A Fé Vem Pelo Ouvir, foram entregues alguns aparelhos Proclaimer, que possibilitam a escuta coletiva da Bíblia em áudio. Segundo a SBB, a meta é alcançar 40 ilhas até 2028 — com ações, como a formação de novos grupos de audição, distribuição das Escrituras e exibição do filme evangelístico Jesus. (Patrícia Scott com informações de SBB)
Fé e tecnologia

O aplicativo YouVersion atingiu a marca de 1 bilhão de downloads desde seu lançamento em 2008. A comemoração ocorreu em novembro, Mês Mundial da Bíblia, com o início do Desafio Bíblico de 30 Dias (foto) — uma iniciativa para motivar a escuta e a leitura diária do Livro Sagrado, seja em formato digital, seja impresso. Em um mundo sedento por verdade, vemos o poder transformador da leitura diária da Escritura, afirmou Bobby Gruenewald, fundador da YouVersion. No dia 17 de novembro, foi realizado no Paycom Center, em Oklahoma City (EUA), um evento global com artistas e líderes cristãos, como Lauren Daigle, Phil Wickham e Craig Groeschel. Os downloads do aplicativo cresceram 12%, e o uso diário 18%. Deus tem movido corações em todo o mundo, diz Gruenewald. De acordo com ele, o app oferece 3,6 mil traduções da Palavra em 2,3 mil idiomas. (Patrícia Scott com informações de Evangélico Digital)
Crescente ameaça
Crimes de ódio contra cristãos na Europa têm sido minimizados ou ignorados. É o que aponta o mais recente relatório divulgado pelo Escritório para Instituições Democráticas e Direitos Humanos (ODIHR, a sigla em inglês), ligado à Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). O documento, de 125 páginas, lançado durante a Conferência Dimensão Humana, em Varsóvia (Polônia), alerta para o aumento de práticas de intolerância religiosa, que vão desde pichações e vandalismos até agressões e assassinatos. Diante da escalada das ameaças, igrejas de vários países reforçaram sua segurança. O relatório sinaliza que tensões religiosas e discursos extremistas alimentam a hostilidade. Esses radicais retratam cristãos como infiéis, principalmente quando são convertidos do islamismo. As mulheres, em particular, enfrentam riscos severos de punição e violência. (Patrícia Scott com informações de The Christian Post)
Consumo com propósito

Os evangélicos movimentam aproximadamente 21,5 bilhões de reais por ano em segmentos como moda, beleza (foto), entretenimento, educação e turismo; e seus hábitos de consumo são guiados por propósito, coerência, valores e senso de pertencimento. Esses dados fazem parte do estudo Gospel Power – desenvolvido pela Estúdio Eixo, empresa de consultoria estratégica que mapeia comportamentos e culturas, em parceria com a consultora B&Partners e a Zygon –, que analisa o avanço da economia gospel, entendida pelos pesquisadores como um ecossistema econômico e cultural com redes próprias de produção e consumo. De acordo com o levantamento, 58% dos crentes têm suas decisões de compra influenciadas pela fé, 52% não se sentem representados pela publicidade atual, e 31% já boicotaram marcas que contrariaram seus princípios. (Patrícia Scott com informações de Exame e Grandes Nomes da Propaganda)
Potenciais frequentadores

A maioria das pessoas que está fora da Igreja não é resistente à fé. Um estudo realizado pelo Dr. Thom Rainer, fundador da Church Answers, revelou que 80% dos americanos não praticantes estão abertos a visitar uma congregação (foto), mas nunca receberam um convite. O levantamento aponta que quase metade dos cristãos admite não ter convidado ninguém para ir ao templo nos últimos meses. Questionados sobre o motivo, cerca de 40% afirmaram não conhecer pessoas para convidar; outros mencionaram recusas anteriores ou desconforto com a abordagem. Há ainda quem acredite que evangelizar não é sua responsabilidade. (Patrícia Scott com informações de Relevant Magazine)
Forte apelo

Durante a Assembleia Geral da Aliança Evangélica Mundial (foto), realizada em Seul, na Coreia do Sul, um representante da Missão Portas Abertas fez um forte apelo à Igreja devido ao avanço da perseguição contra os cristãos. Usando o pseudônimo Joshua Williams, o diretor de serviços da agência missionária na África denunciou o silêncio e a indiferença diante do sofrimento dos perseguidos. O sangue de centenas de milhares clama a Deus. E Ele pergunta: ‘Onde está a Igreja?’, questionou Williams, chamando as pessoas ao arrependimento e clamando por um avivamento espiritual global. Há um chamado ao povo de Deus, na África e em todos os lugares, para se levantar e orar, asseverou ele, alertando para o drama de milhões de cristãos africanos ameaçados e sequestrados por grupos extremistas, como o Boko Haram. Segundo Joshua, crentes em Jesus de 55 países enfrentam perseguição religiosa, e 16 milhões foram obrigados a abandonar suas casas.
(Patrícia Scott com informações de Christian Daily)


