Projeto de publicitário incentiva o acolhimento e o cuidado aos órfãos
02/02/2026
Projeto de publicitário incentiva o acolhimento e o cuidado aos órfãos
02/02/2026
Foto: Fotostock / Adobe Stock
Abraão de Almeida

Vivendo na Plenitude de Deus

Em dos três amigos de Jó, Zofar, o naamatita, fala da grandeza de Deus ao perguntar ao servo do Altíssimo: Porventura, alcançarás os caminhos de Deus ou chegarás à perfeição do Todo-Poderoso? Como as alturas dos céus é a sua sabedoria; que poderás tu fazer? Mais profunda é ela do que o inferno; que poderás tu saber? Mais comprida é a sua medida do que a terra; e mais larga do que o mar (Jó 11.7-9). Ao questionar se Jó seria capaz de perscrutar os mistérios, os limites, as profundezas e o conhecimento do Criador, Zofar tinha como propósito levá-lo a admitir uma inadequada conduta como causa dos muitos sofrimentos pelos quais passava. Todavia, Jó possuía no seu íntimo o testemunho do próprio Deus acerca da sua ilibada conduta e se recusou a atender aos reclamos de Zofar e seus amigos, fundamentados apenas na razão e inteligência humanas.

Ao longo de seus argumentos contra aquelas insinuações, Jó desabafa com uma exclamação tão sublime que o compositor alemão Georg Friedrich Händel (1685-1759) a incluiu no seu oratório O Messias, de 51 movimentos, composto em 1742: Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra (Jó 19.25). Jó conhecia tão bem o seu Redentor que afirmou que gostaria que suas palavras fossem gravadas na rocha.

Georg Friedrich Händel (1685-1759) – Foto: Juulijs / Adobe Stock

A Teologia Bíblica fala das perfeições de Deus em três grupos distintos: Eternidade, Onipresença e Imutabilidade. As perfeições da Inteligência Divina são duas: Onisciência e Sabedoria. As perfeições da Vontade Divina são também duas: Onipotência e Bondade Suprema. Por sua vez, a Bondade de Deus nos é revelada nas seguintes virtudes: paciência, misericórdia, santidade, justiça, veracidade e fidelidade.

As três plenitudes, que revelam a grandeza do Deus Trino, provocam uma solene aclamação de Paulo ao Pai celestial: Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! (Ef 3.20,21 – ARA).

Vidas inspiradoras – Certa vez, o político David Ben-Gurion (1886-1973), nascido na Polônia, e então primeiro-ministro do recém-criado Estado de Israel, precisou do apoio do Knesset (o parlamento israelense). Era uma situação de emergência, e ele pediu a quem o apoiava que ficasse de pé. A única pessoa que se levantou foi Golda Meir (1898-1978). Então, Ben-Gurion perguntou: Será que só há um homem nesse parlamento? Golda Meir, ex-ministra do Trabalho (1949-1956) e ex-ministra das Relações Exteriores (1956-1966), viria a se tornar primeira-ministra israelense em 17 de março de 1969 – cargo que ocuparia até 3 de junho de 1974.

David Ben-Gurion (1886-1973) – Foto: Fritz Cohen / National Photo Collection of Israel / Wikimedia C_C

Tia Neném, irmã de minha mãe, cuja fazenda não ficava muito distante da nossa, era uma dessas mulheres destemidas, a exemplo de Golda Meir. Para a casa dessa tia corriam todas as pessoas desesperadas naquela vasta área rural destituída de recursos. Quando meu irmão mais velho se acidentou gravemente, ao pisar em um pedaço de madeira que quase lhe atravessou o pé, foi para a casa dela que meus pais o levaram. O pé do menino estava tão inchado que parecia uma bola; um sopro provocava dor. Tia Neném, muito jeitosa, começou a olhar a ponta da farpa bem de perto e, de repente, deu uma mordida naquela pequena lasca e a arrancou. O sangue represado esguichou longe, e Nelinho foi salvo de uma gangrena [a morte de tecidos do corpo causada pela falta de fluxo sanguíneo ou por uma infecção] que poderia lhe custar o membro ou até mesmo a vida. A propósito: esse meu irmão partiu para a glória em meados de 2023, com quase 92 anos de idade.

Se tia Neném era bênção em sua fazenda, tia Olímpia – outra irmã de minha mãe – o era em Bom Jardim de Minas (MG), onde vivia. Crente fiel, ela confiava na graça de Deus. Ao contar suas experiências com o Senhor, edificava todos que a ouviam, inclusive eu. Em certa ocasião, os médicos a desenganaram e mandaram-na de volta para casa, para que morresse no seio da família, pois estava muito debilitada. Os familiares enchiam a casa, esperando por sua partida para a eternidade. De repente, ao passar por um estado de sonolência, viu um jovem muito bonito entrar em seu quarto. Ele vestia um jaleco branco e tinha na mão uma daquelas bolsas usadas pelos médicos. Imaginando que seria operada, ela dormiu. Minutos depois, acordou curada e desceu da cama chamando as filhas. Foi um tremendo e maravilhoso alvoroço! Tia Olímpia vivia em uma linda comunhão com Jesus, a quem ela amava verdadeiramente. Sempre que os vizinhos tinham um problema, recorriam a ela. Era comum uma mãe jovem chamar Dona Olímpia quando um recém-nascido não parava de chorar. Minha tia tomava o bebê nos braços, o choro parava, e a criança dormia.

Golda Meir (1898-1978) – Foto: Willem van de Poll / Nationaal Archief / Wikimedia C_C

Fui abençoado não apenas pelas minhas citadas tias, mas também pela minha avó materna, Angélica, uma santa mulher que viveu seus últimos anos nas casas das filhas, sempre com a Bíblia à mão. Quando não estava lendo a Palavra, estava cantando hinos ou orando. Se perdesse o sono à noite, ela intercedia por todos os seus entes queridos, entre os quais eu me encontrava. Por sua vez, minha mãe herdou de minha avó uma fé forte e uma vida de oração. Quando eu estava prestando o serviço militar, completamente mundano e comunista, ela me disse: “Estou orando por você, Abraão”. E, de fato, orava. Devo a ela minha dramática conversão.

Abraão de Almeida
Pastor da Igreja Evangélica Brasileira em Coconut Creek, Flórida, EUA, e autor de mais de 30 livros em português e espanhol. E-mail: abraaodealmeida7@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *