
COMPROMISSOS DO CASAMENTO
09/02/2026
MUDE PARA O SEU FUTURO LAR
A vida de qualquer pessoa pode mudar, independentemente de como esteja vivendo. Deus não exige que alguém pague pelos erros do passado; ao contrário, oferece a todos a oportunidade de se aproximarem dEle para receber perdão e paz para a alma carregada de remorso (Mt 11.28,29). Ao ouvir o Evangelho – a Boa Notícia do que Jesus fez em favor da humanidade –, a pessoa compreende o preço pago por Cristo, para que todos nós fôssemos justificados. Assim, quem crê na mensagem da salvação recebe perdão completo dos seus pecados. Pela Palavra de Deus e pela ação do Santo Espírito, essa pessoa nasce de novo e passa a ser membro da família divina.
A NOSSA MISSÃO – Quando Jesus ressuscitou e Se apresentou vivo àqueles que O buscavam dentre os mortos, o perdão dos pecados se tornou possível (Cl 2.15). O Mestre desceu ao Inferno para tomar do diabo o poder que ele havia usurpado de Adão, com o qual nos oprimia. O homem estava separado do Altíssimo – condição chamada na Bíblia de morte espiritual (Rm 3.23; 6.23). Isso ocorreu quando o primeiro homem pecou ao comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal (Gn 3). As pessoas já nascem separadas do eterno Deus. Jesus declarou: Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Mc 16.14,15). Os discípulos não acreditaram que Ele havia ressuscitado dos mortos.
RESSURREIÇÃO NECESSÁRIA – Embora o Salvador tenha dito que ressuscitaria, os Seus discípulos não se deram conta de que isso aconteceria diante dos seus olhos. Para eles, era como se tivessem ouvido um “conto” do Senhor. Então, quando alguns começaram a falar que tinham estado com Cristo, e a Sua ressurreição já havia ocorrido, os discípulos custaram a aceitar a notícia, como se estivessem carregados de sono. Por isso, não creram no fato de que o Mestre lhes aparecera e lhes dera mandamentos. Tomé foi direto, declarando que só acreditaria se pudesse comprovar por si mesmo. A Palavra relata: Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei (Jo 20.25).

Ao ouvir o Evangelho – a Boa Notícia do que Jesus fez em favor da humanidade –, a pessoa compreende o preço pago por Cristo, para que todos nós fôssemos justificados. Assim, quem crê na mensagem da salvação recebe perdão completo dos seus pecados
Oito dias depois, Jesus apareceu, mesmo com as portas fechadas, diante daqueles que criam nEle e disse: Paz seja convosco! (Jo 20.26). Em seguida, chamou Tomé e o convidou a tocar nas Suas marcas: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Tomé deve ter ficado arrepiado, pois disse ao Mestre: Senhor meu, e Deus meu! (Jo 20.27,28). Jamais seja um religioso que não se importa com os ensinamentos do Senhor, nem se deixe conduzir pelos costumes de quem se considera superior aos outros.
PERIGO ATUAL – Uma das piores coisas que pode acontecer a alguém que se converte é trocar a fé viva para se tornar um religioso. Ora, os salvos não podem se esquecer de que não foram chamados para crerem em dogmas, porque estes não transformam ninguém, e sim para serem discípulos de Cristo, obedecendo aos termos definidos por Ele: Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8.31,32).
Quem não permanece na Palavra e segue credos e crendices das igrejas que dizem ser de Deus vive fora da grande obra que o Senhor almeja fazer em favor do Seu povo. A nossa missão não é formar religiosos, mas pessoas que realmente creem nas Boas-Novas do que Ele realizou por nós.
Jesus Se dirigiu aos fariseus do Seu tempo, dizendo o seguinte: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós (Mt 23.15). Prosélito significava os que se convertiam à doutrina dos judeus. Hoje, há muitos “convertidos” aos ensinos dos religiosos que nem sabem o real sentido de crer em Deus, por isso o Salvador afirmou que eles se tornam duas vezes mais filhos do Inferno do que seus mestres. É triste ver gente que não ama o Senhor, vivendo longe dEle e praticando coisas terríveis nas mãos do diabo!

Embora o Salvador tenha dito que ressuscitaria, os Seus discípulos não se deram conta de que isso aconteceria diante dos seus olhos. Para eles, era como se tivessem ouvido um “conto” do Senhor. Então, quando alguns começaram a falar que tinham estado com Cristo, e a Sua ressurreição já havia ocorrido, os discípulos custaram a aceitar a notícia, como se estivessem carregados de sono
Precisamos ensinar aos nossos filhos espirituais a crerem somente na Bíblia. Veja as palavras de Jesus sobre os nascidos da carne – ensinamento do homem que para nada aproveita: O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito (Jo 3.6). Cristo ensinou sobre a doutrina da carne: O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida (Jo 6.63). Nossa palavra é veículo de comunicação, a do Senhor também o é. A Palavra de Deus é espírito e vida que transforma os perdidos e os leva a viver dignamente diante do Pai. Somente o que Ele diz pode mudar uma vida tomada por pecados.
A MAIOR OBRA – Na cruz do Calvário, onde foi pregado para nos salvar da morte eterna, Cristo, nosso Senhor, sofreu tudo calado. Ele sabia o que estava fazendo em favor da humanidade, a qual se encontrava entregue nas mãos do diabo, como declara a Bíblia: E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele, com a sua palavra, expulsou deles os espíritos e curou todos os que estavam enfermos, para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças (Mt 8.16,17). Jesus tomou sobre Si as nossas enfermidades e doenças, bem como as nossas iniquidades e transgressões. Não há mais razão para sofrermos! Entretanto, é urgente e imperativo que o Evangelho seja conhecido por todos: Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? (Rm 10.14).
Infelizmente, muitos transformaram a mensagem de Cristo em doutrinas religiosas, para que pudessem usufruir de bens e riquezas. Eles pregam o medo, a covardia e uma vida miserável. Por isso, as pessoas não creem como deveriam, e o resultado é todo tipo de pecado entre o povo, inclusive entre os sacerdotes, que chegam a abusar de crianças doutrinadas pelos pais a respeitar seus líderes. Esses prostituídos pagarão um alto preço! Em vez de pregarem sobre o sacrifício de Jesus que trouxe salvação ao mundo, ensinam aos pequeninos que satisfazer a luxúria deles é algo de grande valor diante do Senhor. Aqueles que omitem essas abominações e as aprovam irão para o suplício eterno. Não há como isentar quem as pratica!

Quem não permanece na Palavra e segue credos e crendices das igrejas que dizem ser de Deus vive fora da grande obra que o Senhor almeja fazer em favor do Seu povo. A nossa missão não é formar religiosos, mas pessoas que realmente creem nas Boas-Novas do que Ele realizou por nós
Aqueles que pregam o Evangelho não podem se deixar levar pela “atenção especial” que alguns lhes dão, e sim fugir enquanto é tempo de todo tipo de tentação, conforme Cristo alertou: E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas creem por algum tempo e, no tempo da tentação, se desviam (Lc 8.13). Temos de limpar o terreno – o coração do povo – das tentações que virão. Os servos de Deus precisam ser santos: Porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo (1 Pe 1.16).
A santificação é pessoal e depende daquele que sofre a tentação. Ao ver que o diabo está junto de si, quem não quer se perder para sempre no lago de fogo e enxofre deve ir a Deus e confessar a sua fraqueza e seguir a orientação as Escrituras: Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus (Lv 20.7). Se José do Egito tivesse sucumbido às investidas da mulher de Potifar, ele até teria vivido um tempo de “rei” com ela, mas teria perdido a oportunidade de ser o segundo na hierarquia egípcia. José reinou naquela terra como um príncipe do Senhor, porque resistiu ao pecado (leia Gênesis, do capítulo 39 ao 41).
Iniciei esta mensagem dizendo que qualquer um pode mudar a sua vida pecaminosa, crendo no Senhor e amando-O. O próprio Deus afirma: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele (Jo 14.21). A pessoa casada que lhe propõe um caso amorosoé uma pecadora enviada pelo diabo para tirá-lo da salvação eterna. Não siga alguém usado pelo diabo, pois se trata de uma “Dalila” que deseja dar fim ao herói do povo de Deus (Jz 16). Arrependa-se neste momento e seja feliz para sempre!

Todo ser humano veio ao mundo para ser bênção nas mãos do Senhor. Porém, muitos se desviam da Verdade, porque não resistem às propostas do Inferno e caminham a passos largos para o lago de fogo e enxofre preparado para o antigo portador de luz
ESTÃO ESPANTADOS – Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste e nunca mais serás para sempre (Ez 28.19). Essas palavras dizem respeito a Lúcifer, o anjo de luz que se tornou Satanás. Ele se rendeu à tentação de querer ser igual a Deus e, assim, caiu, tornando-se o diabo, o rei da maldade. Todo ser humano veio ao mundo para ser bênção nas mãos do Senhor. Porém, muitos se desviam da Verdade, porque não resistem às propostas do Inferno e caminham a passos largos para o lago de fogo e enxofre preparado para o antigo portador de luz, e não para o homem: Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos (Mt 25.41). Se você não aceitar a obra de restauração realizada por Jesus no Calvário em favor da humanidade, a perdição será a sua eterna casa. As Escrituras trazem a visão do apóstolo João: E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras (Ap 20.11-15). Medite e ore!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares


