Minha Resposta | Revista Graça/Show da Fé
Medicina e Saúde – 259
01/02/2021
Sociedade
01/04/2021
Medicina e Saúde – 259
01/02/2021
Sociedade
01/04/2021

É pecado usar crucifixo?

R. Q. S., sem identificação da cidade

R.: Você já se perguntou o que leva as pessoas a portar esse objeto? Muitas dirão ser por devoção a Cristo, como se estivessem Lhe prestando uma homenagem. Talvez a intenção delas seja boa, mas, na verdade, apregoam uma tremenda mentira quanto ao Senhor Jesus, pois O mostram morto, pregado em uma cruz, humilhado, ao passo que o Salvador venceu a morte, deixou a cruz e o túmulo vazios, está vivo e reinando sobre os céus e a Terra
(Ap 1.5). Outros adotam o item como um amuleto contra coisas ruins, sobretudo no campo espiritual. Ora, nada material tem poder para afastar os demônios, e sim o Nome de Jesus somente (Fp 2.9-11). Ainda há os que justificam esse uso como veneração ao Filho de Deus, no entanto essa atitude afronta o segundo mandamento, escrito pelo dedo do Altíssimo, contra a idolatria (Êx 20.4-6). Portanto, não existe nenhuma razão para os que creem no Criador e O temem terem um crucifixo.

Vivo com uma mulher há oito anos. Temos dois filhos, mas não somos casados por alguns motivos pessoais. Frequento a igreja da qual sou membro mesmo antes de juntar-me com ela. Recebi, recentemente, uma profecia de que quando eu orasse pelo enfermo, ele sararia, e tenho visto isso se cumprir na minha vida. Minha dúvida é a seguinte: não sendo casado oficialmente, minhas orações não teriam de ser impedidas segundo 1 Pedro 3.7?

U. B. N., via internet

R.: Sua pergunta me ajudará a desmascarar uma das mais sórdidas armadilhas do diabo. Assim como você, várias pessoas, inclusive pregadores, iludem-se com os prodígios que operam, pretensamente pela fé, embora elas estejam de modo consciente em desobediência à Palavra. Satanás as cega, fazendo-as olhar apenas para o resultado de suas orações de cura ou libertação, e não para a realidade do próprio coração. O Senhor Jesus afirmou que muitos perdidos, ao receberem a sentença de marchar para o lago de fogo e enxofre, vão Lhe dizer terem feitos grandes maravilhas em Seu Nome. Entretanto, ouvirão do Mestre que Ele nunca os conheceu (Mt 7.21-23). Ora, Janes e Jambres, os magos de Faraó, também imitaram as primeiras pragas que o Altíssimo lançou sobre o Egito por intermédio de Moisés (Êx 7.20-22; 8.5-7). Acaso isso os habilitava como agentes do Senhor? É claro que não, basta ver o que a Bíblia declara sobre gente que age dessa maneira (2 Tm 3.8). A Palavra de Deus é prioritária sempre e eternamente sobre tudo o mais, inclusive sobre os milagres (1 Pe 1.23-25). Se o Livro Santo diz que viver maritalmente com alguém sem se casar é pecado que acarreta condenação eterna, ele não pode falhar (Jo 10.35). Por que seria diferente com você? (1 Co 6.9; Hb 13.4; Ap 21.8; 22.15). A ideia de que o Senhor compreende seu caso e “fecha um olho” para sua iniquidade é mentirosa e diabólica, portanto rejeite-a (Na 1.3). Regularize sua situação conjugal, sejam quais forem os tais motivos pessoais, e não dê crédito a profecias e revelações que contrariem as Escrituras. Seja sábio e afaste-se do mal antes que seja tarde demais (Pv 22.3).

Sou líder de jovens e evangelista na minha igreja. Queria entender o que significa o voto nazireu.

P. W., sem identificação da cidade

R.: Em Números 6.1-21, a Bíblia apresenta todas as instruções para o voto de nazireado. Essa palavra tem origem no verbo hebraico nazar, que significa separar, consagrar, abster-se. O sinal mais visível desse voto era deixar o cabelo crescer durante todo o período que ele durasse, findo o qual, raspava-se a cabeça. Isso demonstra que nem todo nazireu o era por toda a vida, desde o nascimento, como no caso de Sansão (Jz 13.5). Paulo, por exemplo, fazia o voto de forma temporária, como a maioria das pessoas, tanto que raspou a cabeça em Cencreia (At 18.18). Outra característica era abster-se de alguns alimentos e algumas bebidas, notadamente os oriundos da videira
(Jz 13.14). Também não podiam se contaminar com nada impuro durante todo o tempo do voto. Para nós, seguidores de Jesus, o nazireado da Antiga Aliança aponta para votos de consagração, os quais têm de ser voluntários e tomados de forma responsável e consciente, pois o Todo-Poderoso abomina votos precipitados, impensados e, sobretudo, não cumpridos (Ec 5.4-7). O propósito dos votos de consagração deve ser prioritariamente a santificação, a busca de maior envolvimento com Deus e Sua obra, o revestimento de poder e de unção, e não bênçãos materiais.

Qual é a diferença entre os textos da Bíblia revista e atualizada e da revista e corrigida? Ambas são traduções de João Ferreira de Almeida, correto? Por que são diferentes?

J. R. E., via internet

R.: Trata-se de uma questão de tempo. A Palavra do Altíssimo é apenas uma, a síntese da Verdade (Jo 17.17), o conjunto de escritos sagrados, inspirados pelo Espírito Santo que nos habilitam para toda boa obra (2 Tm 3.16,17; 2 Pe 1.20,21). O termo Bíblia significa conjunto de livros, daí o termo “biblioteca”. No caso das Escrituras, são os 66 livros em que Deus Se revelou em termos humanos, nas línguas hebraica, aramaica e grega. O que temos em português são traduções desses idiomas. No caso que você menciona, o trabalho de tradução foi feito por João Ferreira de Almeida, um português que viveu no século 17 e foi pastor da Igreja Reformada Holandesa nas Índias Orientais. Seu trabalho original data da época do Brasil Colônia, com o texto no português daquele tempo. Por isso, foram necessárias revisões, a fim de tornar o texto mais atual. A Edição Revista e Corrigida, minha predileta, é o resultado de revisão anterior à qual deu origem à Edição Revista e Atualizada, entretanto ambas – além da recente Nova Almeida Atualizada – são fiéis ao texto original entregue pelo Espírito Santo para nossa salvação e edificação.

Sou evangélica desde criança, conheço a Palavra, porém estou me sentindo cansada de exercitar a fé. Fico até desanimada de buscá-la, mas a minha convicção cristã me diz que o erro está em mim, e não em Deus. Será que não sou escolhida por Ele?

E. Q. M., sem identificação da cidade

R.: Pelo que diz, você deve ter nascido em um lar evangélico e, assim, educada na igreja desde pequenina. Isso é um privilégio, sem dúvida. Contudo, muitas vezes, pode acabar se transformando em cilada por causa dos engodos do maligno. Conhecer a Palavra desde criança é ótimo, no entanto não significa que esteja em sintonia com o Evangelho, em comunhão com o Pai celeste. Nicodemos era mestre de religião em Israel e não sabia sequer como obter a salvação nem o que significava nascer da água e do Espírito (Jo 3.1-21). Entretanto, você está certa quando fala que o erro não está no Senhor, e sim em si mesma. Não existe esse negócio de Deus não escolher alguém que O queira, e o Mestre deixou isso claro (Jo 6.37). A falta de resultado no exercício da fé se deve a uma compreensão errada sobre como exercê-la de modo bíblico, e isso é um engano bastante comum, infelizmente. Reaja, irmã, porque, estando em Cristo, é mais do que vencedora. Medite, em espírito de oração, nos textos bíblicos indicados aqui, confie nas promessas dadas neles pelo Criador e repreenda, em o Nome de Jesus, esse espírito de desânimo e derrota (Mt 11.28-30; 2 Co 4.7-18). Depois, leia meu livro Como tomar posse da bênção, em que explico a maneira bíblica de pôr a fé em ação.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *