
Pressão redefinida
11/11/2025
O SEGREDO DA VITÓRIA
Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça (Is 41.10).
Neste penúltimo mês de 2025, gostaria de tratar com os irmãos a respeito do segredo bíblico que nos faz bem-sucedidos nas adversidades, ainda que pareçam insolúveis. Cuidado com o diabo! Ele tudo fará para que os filhos de Deus duvidem da vitória alcançada por Cristo. Portanto, fique firme na sua fé e posicione-se, a fim de não ser derrotado. Os crentes são herdeiros das promessas feitas pelo Pai celestial ao Seu Filho, o nosso Salvador Jesus (Rm 8.17). Então, prepare-se para vencer as batalhas!
ABANDONADOS PELO SENHOR – Deus é por nós, mas pode vir a ser contra nós. Ao lermos o livro de Juízes, vemos que os israelitas, após a morte de Josué e de todos da sua geração, não conheciam o Altíssimo, embora tenham assumido a herança dos patriarcas. Ora, o maligno implantou no meio de Israel desejos errados, e, com isso, toda a nação passou a amar as obras da carne e a adorar deuses que não passavam de demônios. A geração dos grandes guerreiros se entregava ao diabo. Por isso, o Senhor teve de deixá-los sofrer e agir contra eles: Por onde quer que saíam, a mão do SENHOR era contra eles para mal, como o SENHOR tinha dito e como o SENHOR lho tinha jurado; e estavam em grande aperto (Jz 2.15). Os exemplos se sucedem em cada geração. Precisamos ensinar aos nossos filhos a temer, respeitar e amar a Palavra!

Os exemplos se sucedem em cada geração. Precisamos ensinar aos nossos filhos a temer, respeitar e amar a Palavra!
LIVRAMENTO PROVISÓRIO – E, quando o SENHOR lhes levantava juízes, o SENHOR era com o juiz e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o SENHOR se arrependia pelo seu gemido, por causa dos que os apertavam e oprimiam (Jz 2.18). É importante notar a informação do Altíssimo a respeito dos juízes que libertavam os israelitas. Ele levantava a pessoa certa que, com a unção divina, vencia os inimigos do Seu povo. Hoje, o Senhor continua agindo assim com quem é levantado por Ele para fazer a obra completa de libertação daqueles que O amam, mas não souberam se livrar das forças opressoras. Somente os chamados por Deus têm a autoridade para libertar quem está envolvido em problemas.
POR QUE O SENHOR ERA COM SAMUEL? – E crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra (1 Sm 3.19). Nada de bom ou de ruim acontece por acaso. Quando Ana lutava para engravidar, sentia que o filho que Deus lhe daria era a solução para toda a nação naqueles dias. Então, ela foi incansável em combater a sua esterilidade. Não se iluda pensando que as pessoas do Antigo Testamento recebiam bênçãos sem se esforçar para ver o cumprimento delas. Para fazer a oração que traria a cura do seu mal, Ana lutou tanto que foi notada pelo sacerdote Eli. Este correu ao encontro dela, pensando que ela estivesse bêbada àquela hora do dia. Ele a admoestou dentro da casa de Deus, mas ela compreendeu que o erro dele era não estar em Espírito. Diante disso, Ana agiu educadamente e falou: Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora (1 Sm 1.16).
O REI O TEMIA – E temia Saul a Davi, porque o SENHOR era com ele e se tinha retirado de Saul (1 Sm 18.12). O jovem Davi amava o Senhor e, por isso, era amado por Ele (Jo 14.23). A quem ama o Todo-Poderoso não faltará poder para vencer as tentações e as pelejas. Por que os amigos de Deus sempre vivem bem? Porque guardam os Seus mandamentos e são ajudados quando decidem pôr fim ao próprio sofrimento. Pergunto a você: as suas orações têm sido respondidas? Procure ir até o fim na sua luta para se livrar dos males, pois quem ama o Senhor também é amado por Ele (Jo 14.21). Nunca seremos abandonados, desde que andemos retamente perante o Pai celestial. Ele provará isso! Se Deus está no controle da sua vida, quem será contra você? (Rm 8.31). Faça sempre o que Ele ordena, e você jamais se verá sozinho nas batalhas. O Senhor era com Davi!

Somente os chamados por Deus têm a autoridade para libertar quem está envolvido em problemas
COMO TER O SENHOR COM VOCÊ – E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o SENHOR era com ele (1 Sm 18.14). Mesmo crendo que o Altíssimo está com você, não se deixe levar pela imprudência. Leia a Bíblia continuamente, a fim de aprender como se portar diante das situações que se apresentam. A prudência deve acompanhá-lo; sem ela, vem a derrota. Veja o que a Escritura Sagrada profetizou a respeito de Jesus e de nós: Eis que o meu servo operará com prudência; será engrandecido, e elevado, e mui sublime (Is 52.13). Deus espera que operemos dessa maneira em qualquer circunstância.
A CONCLUSÃO DO REI SAUL – E viu Saul e notou que o SENHOR era com Davi; e Mical, filha de Saul, o amava (1 Sm 18.28). O malvado rei Saul procurava matar Davi, para que este não viesse a reinar em Israel. Entretanto, chegou à triste conclusão de que jamais conseguiria acabar com a vida do filho de Jessé, o genro que o Céu determinou para se casar com Mical, sua filha. Ele notou que Mical tinha a orientação do Alto para amar Davi. Não adianta alguém tentar contra a vida de quem tem o selo e a Palavra do Senhor sobre si. Quando Ele é com alguém, nada de ruim lhe acontece. A Palavra declara: O SENHOR está comigo; não temerei. Que me poderá fazer o homem? (Sl 118.6 – ARA).
TODO O ISRAEL SE AJUNTOU – E ajuntou a todo o Judá, e Benjamim, e, com eles, os estrangeiros de Efraim, e de Manassés, e de Simeão, porque de Israel vinham a ele em grande número, vendo que o SENHOR, seu Deus, era com ele (2 Cr 15.9). O início do reinado de Asa foi difícil, mas, usando a sabedoria que lhe fora dada, ele conseguiu fazer que os israelitas o procurassem. Logo as pessoas de todas as partes da Terra Prometida se juntaram a Judá e Benjamim, reconhecendo que o Senhor escolhera o rei Asa para fazer a nação se erguer e prosperar. Isso é o que todos devem ver na sua vida. Não há como a Verdade ser escondida. Aqueles que não temem a Deus jamais verão a boa vontade se manifestar em favor deles. Encaixe-se no plano divino e passe a ser vitorioso.

Nunca seremos abandonados, desde que andemos retamente perante o Pai celestial. Ele provará isso! Se Deus está no controle da sua vida, quem será contra você? (Rm 8.31)
NOS PRIMEIROS CAMINHOS DE DAVI – E o SENHOR foi com Josafá, porque andou nos primeiros caminhos de Davi, seu pai, e não buscou baalins (2 Cr 17.3). O reino da casa de Davi foi dividido nos dias de Roboão, filho de Salomão. Ele era muito tenro, despreparado para servir ao Senhor, por isso não atendeu ao pedido do povo para que diminuísse os impostos. Assim, aconteceu a separação de 10 das 12 tribos de Jacó. A casa de Davi ficou apenas com Judá e Benjamim (1 Rs 12). Josafá era filho do rei Asa, e o Senhor foi com ele, pelo fato de ter andado nos primeiros caminhos trilhados por Davi. A Bíblia fala do pecado de Davi com Bate-Seba, mulher de Urias (2 Sm 11 e 12). Todo pecado traz um peso para quem o pratica e não o confessa. Caso o transgressor não reconheça a sua iniquidade, não será perdoado e, assim, sofrerá pela eternidade. No entanto, se abrir o seu coração ao Senhor e abandonar seu erro, encontrará paz e perdão, não mais entrando em juízo. Josafá imitou Davi nos seus primeiros caminhos!
A CHAMADA DE EZEQUIEL – Então, o Espírito me levantou e me levou; e eu me fui mui triste, no ardor do meu espírito; mas a mão do SENHOR era forte sobre mim (Ez 3.14). Cada pessoa chamada por Deus tem experiências ímpares, a fim de ser usada na santa obra. Veja o que disse Ezequiel a respeito do que o Espírito do Senhor fez com ele. Mesmo sendo levantado e levado pelo Altíssimo, ele estava muito triste, no ardor – na paixão – do seu espírito. Porém, a mão divina foi forte sobre ele. Não importa quem você seja; ao receber do Céu uma missão difícil, não tenha medo. O Todo-Poderoso o guiará pelos caminhos da vida. Não há como o diabo prejudicá-lo nem impedi-lo de realizar a tarefa que lhe foi destinada. A mão do Senhor é forte sobre a sua vida. Assuma-se na fé em Cristo!
O PLANO NÃO FUNCIONOU – E os patriarcas, movidos de inveja, venderam a José para o Egito; mas Deus era com ele (At 7.9). Por inveja, os irmãos de José tentaram de tudo para acabar com ele, mas a resposta do Senhor foi maior do que a maldade deles. José foi preparado para ser o primeiro-ministro do Egito e, assim, fez seus irmãos, seu pai e demais pessoas que compunham a família de Jacó serem mantidos vivos na grande fome que assolou o mundo daqueles dias. Esta é a palavra que tenho dito a Faraó; o que Deus há de fazer, mostrou-o a Faraó […] E ajuntem toda a comida destes bons anos, que vêm, e amontoem trigo debaixo da mão de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem. Assim, será o mantimento para provimento da terra, para os sete anos de fome que haverá na terra do Egito; para que a terra não pereça de fome (Gn 41.28-36). Deus era com José!

Não importa quem você seja; ao receber do Céu uma missão difícil, não tenha medo. O Todo-Poderoso o guiará pelos caminhos da vida
GRANDE RESULTADO – E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor (At 11.21). Após a morte de Estêvão, apedrejado com a permissão de Saulo, o mesmo que, depois de encontrar Jesus, se tornou cristão e pregador da Palavra, aqueles que foram dispersos por causa do ocorrido com Estevão se dirigiram a todas as partes, anunciando a mensagem da cruz. Alguns chegaram à Fenícia, Chipre e Antioquia, mas só proclamaram o Evangelho aos judeus. No entanto, outros que estavam com eles eram de Chipre e Cirene. Estes, entrando em Antioquia, falaram aos gregos, pregando sobre Jesus, e a mão do Senhor era com eles. Assim, grande número creu e se converteu ao Salvador. Isso deve ocorrer com quem possui a unção divina para espalhar as Boas-Novas pelo mundo. Somos o povo cuja missão é pregar a Palavra em todos os lugares, levando o conhecimento de Deus às pessoas. Que o Altíssimo nos use para a glória dEle!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares

