
As Escrituras Sagradas revelam como enfrentar o medo
08/02/2026
COMPROMISSOS DO CASAMENTO
O casamento entre um homem e uma mulher é plano de Deus para a comunhão do casal e a perpetuação da espécie: E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele (Gn 2.18). Diante disso, erra quem nega o direito à intimidade conjugal, contrariando a ordem bíblica: Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência (1 Co 7.5).
É sábio não permitir que as desavenças atrapalhem o casal, pois, se até aos inimigos a Palavra exorta à compreensão, imagine a quem se ama! Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça (Rm 12.20).
Os cônjuges devem também evitar esconder qualquer coisa um do outro:Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu deleite (Pv 12.22). A Palavra é clara:O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia (Pv 28.13).
Jamais se suje com intimidades sexuais, pensando em alguém fora do casamento; do contrário, você atrairá demônios: Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela (Mt 5.28). Bom é viver em santidade, sendo sal da terra (Mt 5.13) para semear a Semente incorruptível!

Grande perigo corre quem não conhece a Palavra e abre a porta ao diabo: Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas esses que se medem a si mesmos e se comparam consigo mesmos estão sem entendimento (2 Co 10.12). A Bíblia afirma: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai (Fp 4.8).
Eis outro conselho sábio: não fale mal do seu cônjuge nem o compare com alguém. Quem infamar sua alma gêmea estará no Juízo: Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem (Ef 4.29).
Quanto às mulheres, o Senhor exortou: Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo (Ef 5.22,23).
Para terminar: Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas (Mt 7.12). Amém!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares


