Perfil | Ednilson Lima | Revista Graça/Show da Fé
Jornal das Boas-Novas – 258
01/01/2021
Carta do Pastor à ovelha – 260
01/03/2021
Jornal das Boas-Novas – 258
01/01/2021
Carta do Pastor à ovelha – 260
01/03/2021
Fotos: Rodrigo Di Castro

Chance de recomeçar

Depois de ter um encontro com Cristo, ele teve a vida completamente restaurada

Por Patrícia Scott

No final de 1999, Ednilson Lima, hoje com 52 anos, travava uma luta constante contra a dependência química. A cocaína havia entrado em sua vida quando ele ainda era adolescente, acarretando-lhe inúmeros prejuízos. Naquele momento, aos 31 anos, além de estar com o casamento em crise, ele apresentava depressão e síndrome do pânico; portanto, precisava urgentemente abandonar o entorpecente. Entretanto, a tarefa não era simples, pois as crises de abstinência faziam com que Ednilson ficasse totalmente desnorteado.

Foi entre uma crise e outra que Lima recebeu a visita de seu irmão mais novo, o qual já estava na presença do Senhor. “Ele me falou do amor de Jesus e orou por mim”, relata o pregador, lembrando-se de que, no dia seguinte, enfrentou mais uma crise de abstinência. Só que, dessa vez, clamou ao Altíssimo, pedindo-Lhe: “Deus, se Você existe mesmo, não me deixe morrer. Quero ver meus filhos crescerem e não quero deixar a minha esposa.” Já era alta madrugada, e ele não conseguia dormir, até que ouviu uma voz, que lhe disse: “Ligue a televisão”. Imediatamente, ele obedeceu, e uma imagem se abriu com a passagem bíblica de Jeremias 29.13: E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. “Então, falei: Tem de ser de todo o coração? Se for assim, encontrarei Você? A resposta foi ‘sim’. Respondi: Está bem, farei isso.”

Pela manhã, contou tudo o que havia acontecido à esposa, Marilza, hoje com 51 anos. Dias depois, Ednilson foi visitar a Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) no Centro de São Gonçalo (RJ), na região metropolitana do Rio de Janeiro. Ali, iniciou sua jornada com Cristo e, em janeiro de 2000, foi batizado nas águas. Com a ajuda sobrenatural do Espírito Santo, abandonou definitivamente o vício. “A Igreja representa tudo para mim. Foi nela que conheci verdadeiramente Jesus, e ganhei a oportunidade de ter um recomeço. Deus restaurou minha família e me deu o privilégio de realizar a obra dEle”, relata Ednilson Lima, pastor da IIGD. Marilza igualmente se converteu ao Salvador e serve ao Todo-Poderoso como pastora da Igreja da Graça. Casados há 30 anos, eles têm dois filhos: Vinnícius Arantes de Lima, 29 anos, e Gabrielli Arantes de Lima, 26.

Pastor de pastores” – Há quase duas décadas no ministério pastoral, o chamado de Ednilson ocorreu durante um culto de domingo na IIGD em Porto da Pedra, em São Gonçalo. “Enquanto assistia ao culto, sentia Deus falar fortemente ao meu coração: ‘O seu lugar é no altar, e não aqui’. Fiquei bem assustado.” Ednilson passou a evangelizar e, em pouco tempo, estava pregando na Igreja e nos lares. “Até em um lixão passei a fazer culto. Atualmente, o espaço foi transformado em shopping center”, recorda-se.

O Pr. Ednilson Lima, no púlpito da Igreja da Graça, ao lado de sua esposa, a Pra. Marilza: “Nada se compara a viver com Cristo. Fazer a obra dEle é maravilhoso, indescritível”

Em 2002, já consagrado ao ministério pastoral, assumiu a Igreja em Inoã, na cidade de Maricá (RJ). Nove meses depois, foi transferido para a IIGD no Centro de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, onde permaneceu por um ano e nove meses. “Na sequência, assumi a liderança regional da Igreja na Freguesia, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro (RJ), onde fiquei por 12 anos”, salienta o Pr. Ednilson, que, agora, é líder regional em Bangu, na zona oeste da cidade. “Ser também pastor de pastores e de suas respectivas famílias é uma tarefa complicada, que requer constante aprendizado”, analisa, citando: E a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá (Lc 12.48).

O pastor tem um ministério dedicado especialmente à mocidade devido à sua experiência pessoal. Ele conta que entrou para o mundo das drogas por volta dos 13 anos, logo após a morte súbita de seu pai, decorrente de um infarto, aos 37 anos. “Vários gatilhos me impulsionaram para o vício: a morte do meu pai, as amizades erradas e o desejo de autoafirmação entre os amigos mais velhos.” Por isso, há 15 anos, ele realiza um retiro com jovens, e ressalta que a estratégia foi uma direção dada pelo próprio Deus. “Gosto de trabalhar com a juventude, de lhe levar o amor do Pai. Se pudesse, converteria todos, mas é o Espírito Santo quem convence.”

Atuante na televisão, Ednilson Lima é um dos apresentadores do programa Palavra Urgente, transmitido pela RedeTV!, de segunda a sábado, em rede nacional, às 4h40. A atração também é veiculada pelo Canal das Igrejas, do sistema de televisão por assinatura Nossa TV, de segunda a sábado, à 1h e às 13h.“Nada se compara a viver com Cristo. Fazer a obra dEle é maravilhoso, indescritível. Olhando para trás, só consigo pensar em uma palavra: gratidão.”


1 Comment

  1. Márcia Martins Calixto Carvalhaes disse:

    Pastor Edmilson,quanta saudade de vcs…
    Sou a Márcia Calixto, antiga obreira da igreja do Porto da Pedra.
    Como vcs estão?
    Estou procurando o pastor Antônio Augusto,esposo da irmã Maria,vc lembra?
    Caso vc tenha o contato dele, pfvr,me passe🙏🙏🙏
    Meu contato é 21 964092326
    Estamos morando em São Pedro da Aldeia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *