
Pressão redefinida
11/11/2025Evangelismo animado

Os brinquedos de plástico da empresa dinamarquesa Lego estão sendo usados para a produção de vídeos evangelísticos animados. Trata-se do projeto A Bíblia – tijolo por tijolo, criado pela organização missionária britânica Go Chatter Studios durante a pandemia de covid-19. Usando a stop motion (quadro-a-quadro), técnica de animação que cria a ilusão de movimento por meio de uma série de fotografias sequenciais de objetos reais, a missão reconta passagens bíblicas de maneira lúdica e atraente para crianças, adolescentes e adultos. Antes produzidos apenas em inglês, agora os vídeos trazem versões em outras línguas, como o espanhol. Atualmente, mais de 70 produções estão em andamento, retratando histórias do Antigo Testamento (foto) e do Novo Testamento. O material, oferecido gratuitamente, é voltado para escolas e ministérios de evangelismo e discipulado. (Patrícia Scott com informações de Diario Cristiano Internacional)
Avanço tecnológico

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, desenvolveram uma ferramenta computacional que promete transformar os estudos sobre os Manuscritos do mar Morto (foto), descobertos em 1947 em cavernas de Qumran. Escritos em hebraico, há cerca de dois mil anos, esses textos são considerados um dos maiores achados arqueológicos do século 20, cruciais para aprofundar as origens do cristianismo. Desde sua descoberta, o maior desafio dos especialistas era justamente comparar as caligrafias de milhares de fragmentos. Com a nova tecnologia, entretanto, será possível unir imagens multiespectrais – capazes de revelar detalhes invisíveis em diferentes comprimentos de onda – a recursos de visão computacional, permitindo análises mais precisas. Ainda em fase inicial, a expectativa é de que o sistema possa ajudar a identificar padrões de escrita e reconstruir trechos dos manuscritos com mais fidelidade. (Patrícia Scott com informações de Times of Israel)
Fé nas universidades
Nos últimos meses, as universidades públicas brasileiras têm se transformado em espaços de cultos evangélicos. Anteriormente, as reuniões eram pequenas e realizadas em espaços restritos dos campi. No entanto, agora, por estarem atraindo centenas de jovens que buscam apoio mútuo, eles contam com espaços maiores para expressar a sua fé. De acordo com o evangelista Lucas Teodoro, 22 anos, fundador da organização missionária Aviva Universitário, os cultos acontecem com autorização das reitorias em locais estratégicos das universidades (em geral, ao ar livre), visando alcançar universitários que desejam encontrar conforto espiritual. Cremos que a transformação começa no meio educacional. O nosso objetivo é formar uma geração com o caráter de Cristo dentro das universidades, declarou Teodoro. (Patrícia Scott com informações de Terra e Guiame)
Identidade evangélica

O movimento evangélico está mudando para o Sul Global, ou seja, para países em desenvolvimento da África, Ásia e América Latina. De acordo com dois pesquisadores – a Dra. Gina Zurlo (foto), professora da Harvard Divinity School e editora do World Christian Database, e Jason Mandryk, editor do Operation World –, a maioria dos crentes vive atualmente na África (47%) e na Ásia (26%), contrastando com os 11% que vivem na América do Norte. Na América Latina, eles já representam 19% da população. Zurlo calcula ainda que, em todo o mundo, os evangélicos já somam quase 1 bilhão de pessoas. Nesse cálculo, ela leva em conta membros de igrejas ligadas a conselhos ou organizações evangélicas, pentecostais, protestantes tradicionais e frequentadores de comunidades cristãs domésticas, especialmente na China. (Patrícia Scott com informações de Christian Daily)
Nova história

Leandro de Souza (foto), que já teve 95% do corpo coberto por mais de 170 tatuagens, segue firme no processo de remoção dos desenhos, iniciado após sua conversão há três anos. Em agosto, ele passou pelo quinto procedimento dermatológico, realizado gratuitamente por um profissional sensibilizado com sua história, em Franco da Rocha (SP). A expectativa é de que, após oito sessões, todas as marcas no rosto sejam eliminadas. Nas redes sociais, Leandro, ex-dependente de drogas e ex-presidiário, comemora cada avanço. É sobre arrependimento. Minha dignidade foi devolvida. Não é sobre mim, é sobre Jesus, postou ele, funcionário de uma ótica, membro da Assembleia de Deus em Bagé (RS) e dedicado ao evangelismo. (Patrícia Scott com informações de G1)
Boletim da fé

O jornal norte-americano The New York Times (NYT) lançou recentemente o boletim semanal Believing (em português, algo como “acreditar”), dedicado à religiosidade. Segundo a direção do diário novaiorquino, a ideia é mostrar como a fé influencia a política, a cultura e a sociedade, apresentando as expressões religiosas em uma perspectiva contemporânea, inclusive no ambiente digital, no qual surgem tendências e debates virais. De acordo com o NYT, após a publicação de uma série de reportagens sobre a vivência da religião nos dias atuais, muitos leitores pediram uma cobertura mais ampla do tema, levando assim o jornal a criar um espaço fixo para matérias e artigos que aprofundem o assunto. (Patrícia Scott com informações de The New York Times)


