Telescópio | Revista Graça/Show da Fé
Falando de História – 257
01/12/2020
Entrevista – 257
01/12/2020
Falando de História – 257
01/12/2020
Entrevista – 257
01/12/2020

Ministério diferente

Foto: Reprodução / Vimeo

O norte-americano Jeff Tiegs (foto) é um militar aposentado à frente de um ministério cristão inusitado, o All Things Possible Ministries (em português, algo como Ministérios Todas as Coisas são Possíveis). Seu objetivo é ajudar as autoridades a combater o tráfico humano. Ao lado de outros voluntários, ele reúne evidências que possam ajudar a polícia a chegar até os criminosos e às suas vítimas. Nesse trabalho, o ex-militar fez uma constatação preocupante: Há traficantes, em particular, cujo alvo são meninas cristãs. De acordo com Tiegs, os malfeitores consideram excitante pegar meninas e jovens inocentes, vindas de famílias cristãs, e transformá-las em escravas no mercado do sexo. (Élidi Miranda com informações Christian Broadcasting Network News – CBN News)


Um cristão verdadeiro

O ator norte-americano Chris Pratt, da série Vingadores, foi alvo de severas críticas na internet recentemente. Tudo começou com uma discussão nas redes, sobre qual seria o melhor ator dos Estados Unidos com o nome Chris (Chris Evans, Hemsworth, Pine ou Pratt). Os internautas não pouparam críticas ao artista, não por seu trabalho ou sua atuação nas telas, mas devido às suas convicções pessoais. Chris Pratt sustenta publicamente uma firme posição cristã e conservadora. Embora não fale de política, muitos internautas acreditaram que ele estaria apoiando a reeleição do presidente norte-americano Donald Trump e, então, teceram inúmeros comentários agressivos a respeito de Pratt. Amigos famosos, como Mark Ruffalo, Zoe Saldana, Josh Gad, James Gunn e Robert Downey Jr., saíram em defesa do ator. Aqueles que não têm pecados estão jogando pedras em meu irmão, Chris Pratt. Ele é um cristão verdadeiro, que vive com base em princípios, que nunca demonstrou nada além de positividade e gratidão, escreveu Downey Jr. em sua conta no Instagram. (Élidi Miranda, com informações de Relevant Magazine)


Bíblia Playmobil

Em uma iniciativa inédita, o escritor, diretor e dramaturgo alemão, Michael Sommers, pretende recriar, em vídeo, os 66 livros da Bíblia usando bonecos da linha Playmobil. Os filmetes da série Die Bibel To Go (em tradução livre, A Bíblia Para Ir), relativos aos primeiros livros do Antigo Testamento, já estão disponíveis no YouTube, com narração apenas em alemão, por enquanto. O material é voltado para crianças, e o objetivo é ajudar os pequenos a compreender o conteúdo de cada livro das Escrituras Sagradas, incentivando-os a ler a Palavra de Deus. Para escrever os roteiros, o autor – que pretende concluir o trabalho no segundo semestre de 2021 – contou com o apoio de teólogos ligados à Igreja Protestante na Alemanha. (Élidi Miranda, com informações de Evangelical Focus)


Mercado aquecido

Foto: Cleber Nadalutti

No Brasil, o segmento literatura impressa voltada para o público cristão foi o único que não sentiu retração nos últimos 14 anos. Os dados são de uma pesquisa realizada sob a coordenação da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). O levantamento constatou que a venda de livros para esse segmento cresceu 2% entre 2006 e 2019. O percentual pode parecer pequeno, mas é bastante significativo, se comparado a todos os demais, que experimentaram quedas acentuadas no mesmo período. O mercado de livros científicos despencou 41%, o de obras literárias reduziu 34%, e o de livros didáticos sofreu diminuição de 8%. O mesmo levantamento, contudo, destacou que a Bíblia continua sendo a publicação mais lida pelos brasileiros. E, de acordo com a pesquisa, parte do fenômeno pode ser atribuído à popularização de dispositivos digitais, como o Kindle. (Élidi Miranda, com informações de Gospel Mais)


Música em alta

O mercado digital de música cristã evangélica está crescendo. Segundo o Google, até mesmo a quarentena, decretada para conter o avanço do novo coronavírus, contribuiu para isso: aumentou em 200% as buscas por termos ligados à música cristã durante o isolamento social.

As plataformas de streaming de áudio também registraram aumento na procura de canções evangélicas. Segundo o Deezer, a playlist Top 50 Gospel, principal do gênero, cresceu 23% em reproduções e conquistou 11% mais ouvintes entre os meses de fevereiro e setembro. No Spotify, a alta da música gospel já era notada antes da pandemia: em 2019, houve um aumento de 44% no número de ouvintes. Segundo Roberta Pate, diretora de relacionamento entre artistas e gravadoras do Spotify na América Latina, o Brasil é o segundo maior consumidor de música cristã no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. (Élidi Miranda, com informações de Gospel Prime)


Nova versão

Foto: Reprodução / YouTube

Uma nova tradução do Novo Testamento para o inglês – The Newer Testament (em tradução livre, O Mais Novo Testamento) – está inovando por ser a primeira, em todos os tempos, a deixar mais claros os fundamentos judaicos do cristianismo. Em lugar de empregar a técnica padrão de tradução, que é simplesmente selecionar a palavra mais apropriada em inglês para o termo grego, fiz as seguintes perguntas: Quais são o pensamento e a expressão hebraica que estão sustentando o texto grego?, informou o biblista norte-americano Brad H. Young (foto), responsável pelo projeto. Segundo ele, a ideia é fazer com que os leitores atuais interpretem as passagens do Novo Testamento tal como os judeus do primeiro século fariam. (Élidi Miranda, com informações de Jerusalém Post)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *