Família | Revista Graça/Show da Fé
Medicina e Saúde – 247
01/02/2020
Palavra dos Patrocinadores – 247
01/02/2020
Medicina e Saúde – 247
01/02/2020
Palavra dos Patrocinadores – 247
01/02/2020
Pr. Rogério Postigo

Mais que suficiente


El Shaddai é um dos nomes de Deus em hebraico e significa Deus Todo-Poderoso. Foi assim que o Senhor Se apresentou para Abrão: Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda em minha presença e sê perfeito [El Shaddai] (Gn 17.1). A palavra Shaddai vem de shad, que significa mama, seio, úbere. Expressa a ideia de fartura, fertilidade, abundância, ternura carinho, amor. É o leite materno que alimenta a criança, informa o Dicionário internacional de Teologia do Antigo Testamento.

Em outras palavras, podemos dizer que, para o filho do Altíssimo, El Shaddai seria o que o leite materno é para um recém-nascido: tudo o que ele precisa. Alguém já presenciou um bebê de um mês comendo uma boa feijoada ou tomando caldo de mocotó? Na verdade, nem água esse neném tem de tomar, a não ser o leite da mãe. Acredito que o Criador Se apresentou dessa forma para Abrão entender que Ele, o Senhor, era suficiente em sua vida.

Foto: PNG Design – Unsplash

Ele é tudo – Alguém pode pôr um filho, um emprego, um cargo, uma igreja (no caso de um pastor) em uma posição prioritária, crendo que nada do que foi citado pode lhe faltar. Abrão aguardava o cumprimento da promessa de se tornar pai de uma grande nação (Gn 12.2). Talvez ele pensasse que essa bênção era tudo o que precisava. Contudo, entenda: nem mesmo um milagre é tudo o que alguém necessita, mas Aquele que o faz sim.

Se uma pessoa é levada a uma situação que foge do seu controle, de que servirá seu dinheiro, sua fama ou seu cargo? Em meio ao deserto, onde não existe nada – a não ser um sol escaldante, sede e fome –, você dependerá dAquele que é mais do que suficiente. E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te tentar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos ou não. E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas que de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem (Dt 8.2,3). Em nossa caminhada, pode nos faltar dinheiro, reconhecimento, fama, emprego ou mesmo saúde, porém que jamais nos falte a presença do Onipotente: o Deus Todo-Poderoso, El Shaddai.

Pr. Rogério Postigo
Advogado e líder estadual da Igreja Internacional da Graça de Deus no Rio de Janeiro


5 Comments

  1. Salete C de M Couto disse:

    Glória a Deus por esta Revista

  2. Sandra Duarte Oliveira disse:

    Bênção essa palavra de Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *