Minha Resposta | Revista Graça/Show da Fé
Saudáveis Advertências – 289
04/08/2023
Medicina e Saúde – 289
08/08/2023
Saudáveis Advertências – 289
04/08/2023
Medicina e Saúde – 289
08/08/2023

Missionário, o senhor acredita em crente que entrega revelação?

W. P. L., via internet

R.: Eu acredito na Bíblia Sagrada, a infalível Palavra de Deus. Ela afirma categoricamente que hoje o Senhor nos fala por intermédio de Seu Filho (Hb 1.1ss). As Escrituras também ensinam que o Salvador é a Palavra, pois Ele é a revelação mais completa do Pai (Jo 1.1,14; 1 Jo 1.1; Jo 12.45; 14.9; 2 Co 4.4; Cl 1.15). Jesus identificou-Se explicitamente com a Verdade e declarou que a Palavra de Deus é a Verdade (Jo 14.6; 17.17). Tantas evidências bíblicas deixam claro que é por meio do Livro Sagrado que o Pai celeste Se revela, ensina, instrui, corrige, orienta, admoesta e exorta cada filho dEle, a fim de torná-lo perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (2 Tm 3.15-17–ARA). Não que seja impossível, nos dias de hoje, o Altíssimo usar alguém para transmitir uma direção específica, mas isso é uma exceção, pois a Bíblia é mais do que suficiente para direcionar o povo de Deus no caminho da fé. Além disso, somos advertidos pela própria Escritura a ter muita cautela com revelações apresentadas por pessoas (1 Co 14.29; 1 Tm 4.1; 1 Jo 4.1).


Moro há quase três anos com um rapaz. Estou aguardando a efetivação do processo do meu divórcio para poder me casar com ele, como Deus manda. Posso participar da Santa Ceia mesmo estando nessa situação?

P. C., via internet

R.: As questões envolvendo o divórcio entre aqueles que se declaram seguidores do Senhor Jesus são sempre muito complexas e requerem uma análise cuidadosa que não tem como ser feita neste espaço. Por essa razão, indico a leitura do livro de Gordon Lindsay, Casamento, divórcio e novo casamento, no qual todos os aspectos dessa triste situação são tratados à luz da Bíblia Sagrada. Em relação à Ceia do Senhor, a Palavra diz que cabe a cada pessoa examinar-se e verificar, com o auxílio da sondagem feita pelo Espírito Santo, se deve ou não participar desse momento de comunhão (1 Co 11.27-32; Sl 139.23,24). Agora, quanto ao fato de a senhora já morar com um homem que não é seu marido, é algo extremamente grave, pois a coloca na posição de adúltera e, caso venha a falecer nessa condição, não haverá como escapar da perdição eterna (1 Co 6.10; Hb 13.4).


Foto: Arquivo Graça / Rodrigo Di Castro

Como levar o desviado de volta à igreja e à comunhão com Deus? Qual mensagem bíblica devemos pregar para ele?

C. R. S., sem identificação da cidade

R.: O Evangelho completo de Cristo Jesus. Não é porque alguém esteve por algum tempo na igreja que isso implique, necessariamente, em já conhecer a Palavra. Certa vez, o Mestre declarou aos líderes religiosos de Seu tempo que eles erravam por não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus (Mt 22.29). A Nicodemos, um professor de religião, ao tratar do novo nascimento, o Messias indagou: Tu és mestre de Israel e não sabes isso? (Jo 3.10). Portanto, a mensagem a ser pregada é a mesma a qualquer outra pessoa: o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 6.23). Devem ser enfatizados também a necessidade de arrependimento e o abandono do pecado, a fim de que esse indivíduo passe a viver segundo os ensinamentos do Salvador, pois isso é ser salvo (Ef 4.17; 5.21; 1 Jo 2.15-17). Naturalmente, determinadas passagens das Escrituras são extremamente úteis nessa missão, como a parábola do filho pródigo e as advertências contundentes acerca dos que se desviam da Verdade (Lc 15.11-32; Hb 10.26-31; 2 Pe 2.20-22). É crucial que as conversas com a pessoa desviada aconteçam de forma sábia e mansa, após a devida preparação em jejum e em intercessão, sem julgamentos e nos termos ensinados pela Bíblia Sagrada (2 Tm 2.24-26).


Sou dizimista há muito tempo e devolvo o dízimo de tudo o que recebo. No entanto, fiquei em dúvida em relação ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Fui desligada de uma empresa e meu FGTS foi liberado. Como devo dizimar nesse caso?

M. N., via internet

R.: Isso dependerá de como a irmã devolvia o dízimo mensalmente. Quase todos os seguidores de Jesus que conheço o fazem com base no salário bruto, mas sem considerar o depósito que o empregador faz no Fundo de Garantia. Se esse for o seu caso, ao receber o valor lá depositado, o dízimo deve ser devolvido normalmente. Agora, se a senhora já incluía esse valor mensal no cálculo de sua contribuição, este já foi devolvido ao Senhor. É bom lembrar que o dízimo é um compromisso de amor e tem a ver com tudo o que Deus nos dá para sustento (Gn 28.18-22). Em casos de demissão ou situações semelhantes, é muito comum ver servos sendo tentados a ignorar os valores recebidos, como verbas rescisórias e afins, no cálculo daquilo que pertence ao Senhor e que deveria ser usado para financiar a obra de Deus. Não se deixe enredar pelas artimanhas do maligno nem pelo espírito de avareza, pois a fidelidade é observada e fartamente recompensada pelo Criador (Ml 3.8-18; Lc 12.15; 2 Co 9.5-14; Cl 3.5).


O termo “língua estranha” ou “outras línguas” é uma linguagem dos anjos ou de outras nações?

F. A. E. F., Capanema (PA)

R.: As duas coisas. Quando o Espírito Santo foi derramado sobre os 120 que estavam no cenáculo, em obediência às instruções do Senhor Jesus e como cumprimento da profecia de Joel, os apóstolos passaram a declarar as grandezas de Deus em idiomas que desconheciam, mas que eram falados pelos peregrinos que estavam em Jerusalém para a festa de Pentecostes (At 1.8; 2.1-47). Já nas orações individuais de cada salvo, a oração na língua dos anjos é instrumento do Consolador para a edificação da própria pessoa (1 Co 14.2,4).


Ultimamente, tem vindo à minha mente um pensamento horrível, o de xingar Jesus, quando estou em crise de choro e de ansiedade. Isso é uma blasfêmia?

H. K. B., via internet

R.: Isso não é normal. Afinal, por que razão alguém desejaria xingar o Senhor Jesus, se Ele nunca fez qualquer mal a ninguém? É óbvio que aqueles que hostilizaram o Mestre durante Seu ministério terreno eram dirigidos e movidos pelo diabo (Jo 8.44; 13.2). Em seu caso, há uma evidente ação demoníaca em operação que precisa ser urgentemente impedida de prosseguir. Procure imediatamente uma igreja que pregue o Evangelho completo e relate ao pastor o que acontece com você. Ele lhe dará as orientações devidas e o instruirá quanto a obra de libertação. É importantíssimo que o primeiro passo seja um exame cuidadoso de sua relação pessoal com Cristo, pois é provável que ela seja apenas religiosa, e não efetivada pela fé – como deve ser –, a fim de que você tenha conhecimento e autoridade para expulsar esse mal de sua vida, incluindo as crises de ansiedade, pela autoridade dada pelo próprio Salvador (Lc 10.19; Fp 4.6; 1 Pe 5.7). Nesse processo, a leitura do meu livro Como tomar posse da bênção lhe será particularmente útil.


Ter imagens de anjos em casa é errado?

O. V. X., sem identificação da cidade

R.: Sim, pois o Senhor Deus proíbe ostensivamente Seu povo de adotar a prática do uso de imagens que, de um modo ou outro, recebem atenção religiosa (Êx 20.1-6). Note que os anjos são seres celestes (os não caídos, obviamente), o que está explicitamente incluído no segundo mandamento mencionado na passagem acima. O Novo Testamento também condena tacitamente qualquer atitude dos seguidores de Cristo quanto a venerar ou honrar os anjos de Deus, os quais estão a serviço do Pai em nosso benefício (Cl 2.18; Hb 1.13,14). As pessoas que praticam idolatria de modo algum entrarão no Reino dos Céus, o que torna essa prática muito grave (1 Co 6.10; Ap 21.8; 22.15).


2 Comments

  1. Gilmar disse:

    Se é vontade de Deus curar a todos porque que algumas vezes vemos pessoas que são fiéis ao Senhor morrerem de enfermidade, e se a morte de Tal pessoa foi vontade de Deus pela enfermidade, como podemos conciliar isso ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *