
Pressão redefinida
11/11/2025
Está escrito em Atos 16.31,32: E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregaram a palavra do Senhor e a todos os que estavam em sua casa. Essa palavra é uma promessa? Se um da família confessar Jesus como Senhor e Salvador, todos os familiares serão salvos igualmente?
I. B. N., sem identificação da cidade
R.: Sim, é uma promessa e das mais maravilhosas! Contudo, ela é condicional, assim como todas as promessas bíblicas. Isso significa que a salvação da família não será algo automático só por causa da conversão de um integrante. É preciso que este salvo aja conforme a Palavra de Deus, testemunhando aos seus a mudança completa que o Evangelho genuíno promove naqueles que ouvem a mensagem da cruz, arrependem-se de seus erros e passam a viver conforme a vontade expressa do Senhor (Cl 3.1—4.5). Uma das armadilhas diabólicas em que muitos crentes novos, infelizmente, caem é entrar em discussão com familiares e amigos, no afã de defender a Bíblia. Ora, Ela mesma aponta que o caminho não é esse. Discutir só irá acirrar os ânimos de quem está lutando contra a graça divina (2 Tm 2.24-26). Quando Jesus libertou o endemoninhado gadareno, determinou-lhe que voltasse para casa e testemunhasse aos familiares o que Deus lhe havia feito (Lc 8.39). Mais do que ninguém, eles o conheciam; logo, a tremenda mudança de caráter e comportamento daquele homem iria impactá-los fortemente. É disto que a promessa de Atos 16.31 trata: a mudança de vida do convertido a Cristo abre as portas para a ação da graça de Deus no coração de seus familiares, os quais se interessarão pelo Evangelho. O restante é com o Espírito Santo (Jo 16.8).
O que a Bíblia diz sobre doar?
O. U. T., via internet
R.: A resposta é extremamente conhecida, uma vez que se tornou uma confissão dos dias bíblicos: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber (At 20.35b). Outro ensino bíblico, embora não tão conhecido como o anterior, é: Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão (Lc 6.38a). É importante ressaltar que essas declarações foram feitas por Cristo, o Mestre, cujos ensinamentos acerca do exercício da misericórdia e do socorro aos necessitados não carecem de maior explanação (Mt 25.31-40; Lc 14.12-14). Isso é tão significativo que Tiago, irmão de Jesus, ao definir a religião do ponto de vista divino, declara: A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo (Tg 1.27). Lembre-se, porém, de que doar não é o mesmo que pagar. Dívidas, obrigações e tributos são pagos, e a Bíblia Sagrada faz clara distinção disso (Mc 12.13-17; Rm 13.7,8). O dízimo não se enquadra na categoria de doação, apesar de muitos, erroneamente, acharem que sim e, devido a isso, privarem-se de bênçãos que, de tão maravilhosas, são capazes de assombrar até os ímpios (Ml 3.7-12).

Defeito físico e doenças são consequências do pecado?
P. C., sem identificação da cidade
R.: Não há dúvida disso, pois Deus criou todas as coisas de modo perfeito (Gn 1.31). Todo tipo de corrupção, mal e sofrimento só se tornou real após o pecado dos nossos primeiros pais (Gn 3.17-19). Isso não significa que a pessoa que nasce com alguma deficiência seja culpada de um pecado cometido em vidas anteriores, até porque a reencarnação não existe (Hb 9.27). Nem implica necessariamente que a deficiência seja castigo pelo pecado dos pais, embora isso seja possível, na medida em que possa ter ocorrido um comportamento irresponsável durante a gestação, como o uso de drogas. O caso da cura do cego de nascença é emblemático, porque nos mostra que de nada vale especular acerca da culpa pela deficiência (Jo 9). Nesse episódio, Jesus deixou claro que o certo é realizar as obras de Deus o quanto antes, a fim de que o Nome do Altíssimo seja glorificado. Foi exatamente para anular os efeitos do pecado em nós que o Filho de Deus Se encarnou, morreu e ressuscitou. A Bíblia Sagrada chama isso de salvação, a qual vai além do que apenas morar no Céu após a morte. Veja o que ela afirma: Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo (1 Jo 3.8b). A obra do Salvador desfez completamente o que o diabo fez; portanto, ela inclui a cura das enfermidades (At 10.38). Assim, diante da manifestação do mal, o verdadeiro seguidor de Cristo deve usar a autoridade do Seu Nome e, com fé bíblica, determinar que as obras do demônio sejam anuladas e que ele bata em retirada imediatamente (Mc 11.23; Lc 10.19; Jo 14.12). Para quem se interessa por esse assunto, recomendo o estudo dos seguintes livros da Graça Editorial: Como tomar posse da bênção; Escrituras que curam; Eneias: Jesus Cristo te dá saúde; O direito de desfrutar saúde; Fatos sobre a cura divina, entre outros.
O que significam revelação geral e revelação especial?
J. V., via internet
R.: São conceitos usados pelos teólogos quando se referem aos atos do Senhor para Se mostrar a nós. Apesar de termos sido criados à imagem e semelhança de Deus, a Sua natureza única e a queda no jardim do Éden tornam impossível ao homem, por si mesmo, saber quem é o Criador e compreendê-Lo (Gn 1.26,27; Rm 11.33-36). Por essa razão, Deus tomou a iniciativa de Se revelar, de sorte que todo conhecimento que podemos ter acerca dEle vem da Sua Revelação. A denominada geral está presente na criação: o Universo e a vida refletem o Criador, mostrando-O como infinitamente grande, extremamente inteligente, meticuloso, caprichoso, poderoso, dinâmico, zeloso etc. Pense na complexidade da vida, por exemplo, e não apenas em seus aspectos orgânicos, mas também naquilo que envolve sentimentos. Basta ver como qualquer animal lida com seus filhotes, para perceber que há muito mais do que meras reações bioquímicas atuando nele. A Palavra de Deus trata desse assunto em vários textos, como no Salmo 19 e em Romanos 1.18-25ss. Não é possível contemplar o que está ao redor – seja a olhos nus, seja com microscópio ou telescópio – sem perceber que toda a organização perfeita da criação se deve a Alguém responsável por ela. Isso fala da Sua gloriosa capacidade e do Seu perfeito caráter. A revelação especial, por sua vez, é a feita diretamente pelo Senhor nas Escrituras, em que Ele fala objetivamente de Si mesmo bem como da Sua vontade e, especialmente, do Seu amor por nós. Na Palavra de Deus, encontramos o necessário para alcançarmos a salvação em Cristo, o Verbo divino, a Palavra que Se encarnou para nos apontar o caminho de volta ao Pai (Jo 1.1-14; 14.6). Além disso, ensina-nos a ser realizados em todos os sentidos (2 Tm 3.16,17).
Quais são as virtudes teologais?
K. L. V., sem identificação da cidade
R.: As chamadas virtudes teologais são a fé, a esperança e o amor, classificadas como superiores às demais pela Palavra de Deus (1 Co 13.13). No capítulo em que se encontra essa passagem bíblica, o apóstolo Paulo trata das práticas inerentes à vida cristã, as quais são apreciadas pelos crentes, tais como orar em línguas, receber profecias, entre outras. Entretanto, tais coisas, embora preciosas hoje, perderão a importância com a instauração visível do Reino de Deus na segunda vinda de Cristo (v. 8-12). Porém, a fé, a esperança e, sobretudo o amor, permanecerão como virtudes vitais, devendo, portanto, ser buscadas e priorizadas desde já.


