Comportamento | Revista Graça/Show da Fé
Medicina e Saúde – 260
01/03/2021
Carta do Pastor à ovelha – 262
01/05/2021
Medicina e Saúde – 260
01/03/2021
Carta do Pastor à ovelha – 262
01/05/2021
Foto: Arte sobre fotos de Chaloempong Balpal / 123RF

Busca pela Palavra

Levantamento indica que mais pessoas se voltaram para a Bíblia ao longo de 2020

Por Patrícia Scott

O ano de 2020 não foi fácil para a diarista Diones Lopes da Silva, 56 anos. Ela perdeu um irmão, de 51 anos, vítima da covid-19, e sua filha Júlia, de 16 anos, enfrentou problemas psicológicos em decorrência da ansiedade. Querendo respostas e fortalecimento, manteve-se conectada à Palavra de Deus, por meio da internet. “Lia várias passagens bíblicas para aquietar a minha alma, ser consolada e encontrar a paz”, relata Diones, que congrega na Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD), na Taquara, zona oeste do Rio de Janeiro (RJ). Ela destaca que obteve alento e consolo no evangelho de João, no livro de Salmos e na carta de Paulo aos Romanos. “E não deixei de orar. Alinhei as minhas buscas de versículos com o clamor e, graças a Deus, fiquei bem.”

A diarista Diones Lopes da Silva lembra: “Não deixei de orar. Alinhei as minhas buscas de versículos com o clamor e, graças a Deus, fiquei bem” – Foto: Arquivo pessoal

O período de pandemia não tem sido penoso apenas para Diones, obviamente: deixou patente aos olhos de todos os habitantes do planeta quão instáveis e efêmeras são as coisas deste mundo, especialmente a vida. Mas, em meio às incertezas, muitas pessoas, assim como ela, encontraram consolo nas Escrituras. Um número recorde de internautas passou a buscar, nos aplicativos da Bíblia, versículos que lhes trouxessem alento diante das dificuldades impostas pelo novo coronavírus, tais como desemprego, risco iminente de morrer ou de perder um ente querido.

De acordo com dados da plataforma YouVersion, as pesquisas por textos bíblicos aumentaram 80% em 2020, totalizando quase 600 milhões em todo o mundo. Nos primeiros meses do ano passado, a palavra mais pesquisada na Bíblia foi “medo”, enquanto os termos “justiça” e “cura” foram os mais procurados ao longo de todo o ano. Não por acaso a passagem de Isaías 41.10 foi a mais lida e marcada no aplicativo: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Por sua vez, o site Bible Gateway relatou buscas semelhantes. Versículos relacionados à cura divina tiveram 90 vezes mais consultas do que a média dos textos bíblicos em geral. A procura pelas expressões “medo” e “não temer” também aumentaram em 2020.

Em seu livro Medo: feche esta porta (Graça Editorial), o Missionário R. R. Soares assevera: Você não sabia que o medo é a semente que o diabo planta no coração para derrotar o homem, assim como a fé a semente que Deus planta no coração para abençoar uma vida? Esse estado emocional, segundo Soares, é a causa do sofrimento, fruto da astúcia de Satanás, o qual se empenha em intimidar os cristãos. A poderosa arma de Deus para vencermos o medo é a suprema autoridade que nos foi outorgada por Jesus Cristo, o filho de Deus, por ocasião da Sua ressurreição, destaca o Missionário, que aponta o caminho para derrotar esse mal: Levante-se agora pela fé e deixe o medo e o desespero. Assuma a sua posição de Filho de Deus, e comece a viver vitoriosamente.

Vida plena – Foi essa certeza que moveu o vendedor Emerson da Silva Gama, 43 anos, a produzir placas virtuais com versículos bíblicos que avivassem a fé das pessoas. O objetivo era fazer o material ser reproduzido nas redes sociais, o que tem acontecido. A iniciativa surgiu depois de ele ter se recuperado da covid-19, ocasião em que teve um encontro com Deus. “Percebi que seria importante que eu e os internautas pudéssemos começar o dia com palavras de encorajamento para enfrentarmos as muitas lutas do momento.” Emerson Gama ressalta que, durante o período de recuperação da doença, foi ao ambiente virtual atrás de palavras, como “cura”, “insegurança” e “medo”. “As dúvidas eram variadas. Então, buscar por respostas se fez necessário”, explica o vendedor, membro da Igreja Batista do Engenho da Rainha, na zona norte do Rio de Janeiro (RJ).

O vendedor Emerson da Silva Gama, que começou a produzir placas virtuais com versículos bíblicos que avivassem a fé das pessoas: “palavras de encorajamento” – Foto: Arquivo pessoal

Os obstáculos enfrentados nesses tempos de pandemia impulsionaram o empresário Rogério Anjos da Silva, 30 anos, a estudar mais o Livro Sagrado. “Conhecer e compreender os ensinamentos do Senhor são fundamentais para o cristão desfrutar de uma vida plena, abundante e próspera”, assinala o empresário, o qual precisou recorrer às buscas on-line para alimentar a fé, meditando em passagens da carta aos Hebreus e do livro de Provérbios. “A Palavra, além de nos aproximar de Deus, apresenta soluções para os mais diversos problemas do nosso cotidiano”, pondera Rogério, obreiro da Igreja da Graça em Nova Porto Velho, na capital de Rondônia, Porto Velho (RO).

O empresário Rogério Anjos da Silva declara: “Conhecer e compreender os ensinamentos do Senhor são fundamentais para o cristão desfrutar de uma vida plena, abundante e próspera” – Foto: Arquivo pessoal

Entretanto, a psicóloga Michele Bittencourt pontua que o fenômeno da busca por respostas aos próprios anseios e dificuldades no ambiente virtual não é exatamente uma novidade. Segundo ela, as pessoas vivem com certo desamor, adoecem com frequência e têm dificuldade de se relacionar e solucionar problemas de convívio, gerando ainda mais insegurança e medo. “Nesse cenário, a web se tornou uma fonte de investigação importante para busca de soluções, que nem sempre passam pelo amor e pela generosidade.”

A psicóloga Michele Bittencourt pontua: “Nesse cenário, a web se tornou uma fonte de investigação importante para busca de soluções, que nem sempre passam pelo amor e pela generosidade” – Foto: Arquivo pessoal

A profissional salienta que entender a fonte das preocupações, dos medos, das inseguranças e das dúvidas, verificar se são reais e se preparar para as situações, ou até mesmo fugir das conjunturas que podem ser evitadas, é importante para aqueles que desejam manter a saúde emocional. “As feridas que existem na alma podem e devem ser curadas. Quem está ferido tende a ferir, e os curados tendem a curar.”

“Curas e milagres” – O isolamento social e o medo de sofrer um mal iminente deixaram as pessoas em alerta, em pânico e confusas. É o que pensa a psicóloga Valéria Miranda, a qual frisa que, por causa desse “mar de incertezas”, os indivíduos estão constantemente atrás de respostas para manterem a saúde mental, e a rede mundial de computadores se presta bem a esse papel. “Fazer a substituição do pensamento negativo por um positivo e realista é uma das melhores opções para ter uma mente tranquila”, ensina Valéria, destacando que realizar pesquisas sobre a palavra “cura”, por exemplo, demonstra que estão sendo buscadas soluções para diversas enfermidades presentes no momento, tais como ansiedade e depressão.

A psicóloga Valéria Miranda ensina: “Fazer a substituição do pensamento negativo por um positivo e realista é uma das melhores opções para ter uma mente tranquila” – Foto: Arquivo pessoal

O Pr. Vanderson Diogo de Oliveira, da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) no Centro de Guapimirim (RJ), acrescenta que as dificuldades de 2020 fizeram muitos consultarem palavras que estimulassem a fé. “Por isso, Isaías 41.10 foi tão lido. O profeta fala que devemos confiar em Deus e não temer o mal”, prega Oliveira, assinalando que o Senhor sempre tem a resposta e a direção para o Seu povo. “2020 foi um ano de doenças, incertezas, medos, angústias, mas, também, de curas e milagres”, sublinha ele, assegurando que a fé é o antídoto para os tempos difíceis, porque gera segurança. “O que nos garante a vitória neste mundo é a fé, que é produzida no coração pelas Sagradas Escrituras.”

O Pr. Vanderson Diogo de Oliveira prega: “Por isso, Isaías 41.10 foi tão lido. O profeta fala que devemos confiar em Deus e não temer o mal” – Arquivo pessoal

A vulnerabilidade do ser humano diante de tantas perdas, de acordo com a Pra. Rozi Santos, da Igreja da Graça na Taquara, zona oeste do Rio de Janeiro (RJ), chocou muitos. Segundo ela, é possível observar em sua Igreja uma nítida mudança de postura de vários membros com relação à Palavra. “Dá para perceber que uma grande parte que não estudava a Bíblia passou a ter interesse em meditar nos ensinos de Jesus”, cita a pastora.

A Pra. Rozi Santos cita: “Dá para perceber que uma grande parte que não estudava a Bíblia passou a ter interesse em meditar nos ensinos de Jesus” – Foto: Arquivo Graça / Rodrigo de Castro

Ela acentua que todo o poder e a autoridade estão nas mãos de Deus, e, por isso, o cristão precisa confiar que o Altíssimo continua no controle de todas as situações. “Afinal, nada acontece sem a permissão do Pai. As respostas que autoridades e cientistas não encontram o Senhor tem”, sustenta a líder, a qual exorta: “Não basta buscar por versículos bíblicos. É necessário ter um coração quebrantado, que pratique a Palavra. Assim, brotará esperança e fé, o que desencadeará uma vida frutífera, plena e abundante”. 

Antídotos para o medo

A verdadeira esperança do cristão está em Deus e em Sua Palavra. Ela não mente e, por isso, produz confiança, reduz o medo, gera perseverança e alegria. Eis alguns exemplos:

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e o meu Deus (Sl 42.11).

Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio e cuja esperança está posta no SENHOR, seu Deus (Sl 146.5).

Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais (Jr 29.11).

Porque, em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos (Rm 8.24,25).

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração (Rm 12.12).

Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo (Rm 15.13).

(Fonte: Bíblia Sagrada)

Saúde mental em dia

  • Cuide da alimentação.
  • Desenvolva a fé.
  • Ajude o próximo.
  • Envolva-se nos ministérios da igreja.
  • Pratique atividade física.
  • Priorize o sono.
  • Reserve um tempo para o esporte e o lazer.
  • Tenha momentos dedicados à família e aos amigos.
  • Esteja em contato com a natureza.Exerça algo que lhe dê prazer.
  • Exerça algo que lhe dê prazer.
  • Conheça a si mesmo.

(Fonte: Biblioteca Virtual)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *