
Morre o ministro de louvor Ron Kenoly
03/02/2026Abertura à fé

Jovens entre 18 e 34 anos (foto ilustrativa) são mais propensos a expressar gratidão ao Senhor, segundo estudo realizado pelo Instituto de Políticas do King’s College de Londres, na Inglaterra. A pesquisa ouviu 2.050 adultos na Grã-Bretanha e apontou significativas diferenças entre as faixas etárias. Ao falar sobre gratidão pela vida, 36% dos jovens afirmaram que, semanalmente, sentem-se profundamente gratos por estarem vivos, contra 22% entre os entrevistados mais velhos. Quando questionados sobre a quem ou ao que direcionavam sua gratidão, Deus foi citado em 42% das respostas dos jovens, contra 28% no total geral. Temas como natureza surgiu em 34% das menções, outras pessoas (31%) e próprio eu interior (31%). Esses dados confirmam relatos de líderes evangélicos sobre abertura à fé na Inglaterra, principalmente entre a juventude. (Patrícia Scott com informações de Christian Today)
Compromisso cristão

Uma pesquisa realizada recentemente na Finlândia revelou que os meninos (foto ilustrativa) demonstram maior comprometimento com a fé cristã do que as meninas. Segundo o estudo, feito entre adolescentes, 67% dos garotos e 56% das garotas disseram acreditar em Deus. Esses percentuais vêm crescendo bastante ano a ano naquele país nórdico nos últimos anos: em 2019, por exemplo, essa crença era compartilhada por apenas 36% dos meninos e 35% das meninas. O levantamento, que ouviu 23.725 adolescentes de famílias que frequentam a Igreja Evangélica Luterana, mostra que, para os jovens, o desenvolvimento da fé proporciona bem-estar e estimula a participação na comunidade, a oração e o apoio mútuo, reduzindo o sentimento de solidão e fortalecendo o senso de pertencimento. (Patrícia Scott com informações de Evangelical Focus)
Leitura e aprendizado
A plataforma GoBíblia chega ao Brasil com acesso gratuito a diferentes versões das Escrituras, unindo leitura e aprendizado de maneira dinâmica com um design otimizado para celulares. Estão sendo disponibilizadas várias versões em português, que abrangem desde as traduções mais tradicionais, como a Almeida Revista e Corrigida (ARC), até as mais contemporâneas, como a Nova Versão Transformadora (NVT). Há também opções do Texto Bíblico em inglês e espanhol, assim como o Novo Testamento em grego. É possível comparar duas versões lado a lado e visualizar, simultaneamente, como diferentes traduções retratam o mesmo versículo. O aplicativo oferece ainda um dicionário bíblico para esclarecer termos complexos e conceitos teológicos, a visualização de referências do Antigo Testamento citadas no Novo Testamento e planos de leitura. (Patrícia Scott com informações de GoBíblia)
Escolhi acreditar

O astro hollywoodiano Kevin Costner (foto), 70 anos, declarou, recentemente, que foi educado em uma igreja evangélica e que tem a fé como pilar de sua vida. Acho que eu tinha uns quatro anos quando fui escolhido para ser um pastorzinho na peça de Natal da nossa igreja batista. Foi minha estreia como ator, contou ele, acrescentando que a vivência religiosa sempre foi forte em sua família desde os anos 1950. Sua avó Lillian Mae Costner regia o coral, e sua mãe, Sharon Costner, falecida em 1998, participava como cantora. Ele testemunhou que não gostaria de viver em um mundo sem acreditar em nada. Nem sempre conseguimos explicar o que nos motiva ou nos dá a determinação de que a fé [em Jesus] nos tirará de nossos momentos difíceis. Mas eu simplesmente escolhi acreditar, e isso me sustentou. (Patrícia Scott com informações de Evangélico Digital)
Mensagem do ano

A referência bíblica de Isaías 41.10 – Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça – foi a mais lida em 2025, de acordo com a YouVersion, plataforma digital gratuita da Bíblia que já foi baixada mais de um bilhão de vezes. Esta é a quarta vez, em seis anos, que esse versículo lidera a lista, demonstrando a contínua necessidade do consolo de Deus em tempos de incerteza. Acredito que Isaías 41.10 continua a ser um dos versículos mais citados porque aborda uma de nossas necessidades mais profundas: a certeza de que não estamos sozinhos, observou Bobby Gruenewald, fundador e CEO da YouVersion. Depois desse texto bíblico, os mais pesquisados no mundo todo foram Jeremias 29.11 e Romanos 12.2 – passagens que carregam forte mensagem de esperança. (Patrícia Scott com informações de The Christian Post)
Cultura e missão móveis

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) está com mais um projeto inovador: o Caminhão da Bíblia (foto). Por meio dessa iniciativa itinerante, a SBB apresenta a mensagem do Evangelho, mostrando, ao mesmo tempo, a trajetória histórica e a relevância das Escrituras em diferentes regiões do país. Unindo mobilidade, cultura e missão, o veículo – adaptado como espaço expositivo gratuito – leva conteúdos bíblicos, materiais educativos e ações de apoio a igrejas e comunidades, ampliando o acesso à Palavra em locais onde a presença institucional da SBB ainda é reduzida. No interior do caminhão, o público encontra peças do Museu da Bíblia e diversas edições das Escrituras voltadas para diferentes idades, perfis e necessidades. Inicialmente, o projeto atenderá os estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, priorizando igrejas, escolas, espaços culturais, ações sociais e eventos cristãos. Mas a expectativa é de que, futuramente, atenda aos demais estados brasileiros. (Patrícia Scott com informações de SBB)


