Carta do Pastor à ovelha | Revista Graça/Show da Fé
Jornal das Boas-Novas – 255
01/10/2020
Vida Cristã
01/11/2020
Jornal das Boas-Novas – 255
01/10/2020
Vida Cristã
01/11/2020

Carta do Pastor à ovelha – 256

Missionário R. R. Soares

As consequências da arrogância

Quando o homem entende a necessidade de reconhecer suas limitações e se submete a Deus, ele é exaltado: Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará (Tg 4.10). Aprendamos com estes exemplos:

TEMPO DE DEUS OPERAR: Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte (1 Pe 5.6). É perigoso tomar atitudes que não procedem do Alto, pois elas podem se originar no diabo, que só veio para roubar, matar e destruir (Jo 10.10).

O PREÇO PAGO PARA APRENDER: E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas que de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem (Dt 8.3). Será que temos aprendido a viver do que procede do Pai, ou precisamos ser humilhados para ir ao Manancial de Águas Vivas? (Jr 2.13).

MAU REI: Acaz, pai de Ezequias, agiu tão mal como rei de Judá, que seu corpo não foi sepultado no túmulo dos monarcas do seu povo. Devido ao seu pecado, teve problemas com as populações ao seu derredor e acabou humilhado por Deus: Porque o SENHOR humilhou a Judá por causa de Acaz, rei de Judá, porque Acaz desviara a Judá, que de todo se dera a prevaricar contra o SENHOR (2 Cr 28.19 – RVA).

EZEQUIAS SE HUMILHOU: Após ter sido curado, o rei Ezequias se deixou levar pela soberba. Mas, como soube se humilhar, o infortúnio que estava programado contra o seu povo não lhe sobreveio: Ezequias, porém, se humilhou pela soberba do seu coração, ele e os habitantes de Jerusalém; e a grande indignação do SENHOR não veio sobre eles, nos dias de Ezequias (2 Cr 32.26). Assim, esse governante teve riquezas e glória em abundância (v. 27-30).

MAU HERDEIRO: Manassés, filho de Ezequias, foi um mau rei, irritando o Criador. Ele duvidou do que aconteceu com Acaz, seu avô, e fez coisas iguais ou piores (2 Rs 21.1-9). Porém, ao ser preso pelos príncipes da Assíria e levado de modo vexatório para a Babilônia, tomou uma sábia atitude: E ele, angustiado, orou deveras ao SENHOR, seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais, e lhe fez oração, e Deus se aplacou para com ele, e ouviu a sua súplica, e o tornou a trazer a Jerusalém, ao seu reino; então, reconheceu Manassés que o SENHOR é Deus (2 Cr 33.12,13).

OUTRO REI PERVERSO: O reino de Judá viu Amom, neto de Ezequias, ser pior do que Acaz, seu bisavô. Ele não se humilhou perante o Senhor; antes, multiplicou os seus delitos. Resultado: foi morto pelos seus servos (2 Cr 33.23-25).

A Palavra sempre se cumpre: Porque o maligno não terá galardão algum, e a lâmpada dos ímpios se apagará (Pv 24.20).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

2 Comments

  1. Adriana Campos Barbieri disse:

    Missionário meu nome e Adriana te peço para o senhor me ajudar em oração tenho sonho de ter a minha casa própria e também ser curada da ernia que tenho no estômago tenho muita dor também quero ser patrocinadora me ensina como faço Deus abençoe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *