Carta do Pastor à ovelha | Revista Graça/Show da Fé
Jornal das Boas-Novas – 263
01/06/2021
Saudáveis Advertências – 264
15/07/2021
Jornal das Boas-Novas – 263
01/06/2021
Saudáveis Advertências – 264
15/07/2021

Carta do Pastor à ovelha – 264

Missionário R. R. Soares

Fuja das contendas!

Contenda é uma das piores situações que pode haver na igreja ou na vida do cristão. Isso prova a ausência do temor de Deus nessas esferas. Medite na lista de erros citados por Paulo em Romanos 1.28-32 e perceba como a contenda leva à morte.

Os pastores de Ló brigavam com os de Abrão, levando os dois parentes à separação. Ló escolheu a região de Sodoma, bem regada, boa para a agricultura e para bons pastos, tornando-se rico. Anos depois, saiu de lá só com a roupa do corpo. Seus pastores e familiares morreram na destruição daquela área, em meio ao fogo e enxofre enviados pelo Senhor. Ele ainda viu suas filhas agirem com maldade, embriagando-o e levando-o ao incesto (Gn 13.7-13; 19.15-38).

O fim de Datã e Abirão, filhos de Eliabe, mais Corá, chefe da congregação, os quais se levantaram contra Moisés e o Senhor, foi muito triste, pois foram sepultados vivos com seus familiares e todos os pertences (Nm 16).

O Todo-Poderoso disse a Moisés que instruísse os juízes de Israel a justificar o justo e condenar o injusto (Dt 25.1). Ordem final para cessar litígios.

Por expressa direção divina, Gideão, filho de Joás, o abiezrita, derrubou o altar de Baal, construído por seu pai, e cortou o bosque dedicado à deusa Astarote. Isso provocou a ira dos vendidos a esse culto demoníaco que foram em busca do servo de Deus. Joás lhes perguntou por que contendiam, pois, se Baal era deus, ele mesmo deveria enfrentar Gideão. Por causa disso, formou-se uma união de nações voltadas contra o servo de Deus, e elas foram derrotadas (Jz 6.33-40; 7.1-25).

A desavença dos filhos de Israel contra Moisés pela falta de água o fez ferir a rocha duas vezes para o precioso líquido jorrar da pedra, de modo bem diverso daquele instruído pelo Altíssimo. Por isso, aquele legislador não pôde entrar em Canaã. Ele subiu o monte Nebo, ao cume de Pisga, e ali morreu, e Deus o sepultou (Nm 20.2-13; Dt 34.5,6).

Provérbios fala sobre a contenda, dizendo que ela provém da soberba (13.10). O escritor desse livro afirma ser melhor possuir um bocado seco, e com ele a tranquilidade, do que ter a casa cheia de carnes com contendas (17.1 – ARA). A contenda é como o arrebentar de um açude, sendo melhor não se envolver nela (17.14).

Paulo foi a Jerusalém resolver um atrito entre os judeus convertidos e os gentios que se achegavam a Cristo. Houve discórdia, mas Pedro lembrou que fora eleito pelo Senhor entre eles para os gentios ouvirem a Palavra. Após o silêncio ser obtido, Paulo contou os feitos do Senhor junto aos gentios, e Tiago falou que fomos tomados para o Nome de Jesus (At 15.7-14).

Paulo e Barnabé, a dupla que sacudia o mundo, tiveram enorme desavença e se separaram, por causa de Marcos, que os abandonara no início (At 15.39). O segredo para evitar a contenda é não se embriagar com vinho – doutrina do homem –, mas se encher do Espírito (Ef 5.18).

A nossa melhor atitude é orar em todo lugar, sem ira nem contenda (1 Tm 2.8).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *