Carta do Pastor à ovelha | Revista Graça/Show da Fé
Vida Cristã
14/09/2021
Missões – 267
01/10/2021
Vida Cristã
14/09/2021
Missões – 267
01/10/2021

Carta do Pastor à ovelha – 267

Missionário R. R. Soares

Suas atitudes agradam a Deus?

Neste mês, veremos atitudes que marcam um servo de Deus e fazem dele um exemplo para todos, como ocorreu com o rei Josafá, filho de Asa. Ao observar as decisões desse governante, constatamos que elas agradaram ao Senhor. Por que não agir de acordo com as Escrituras Sagradas, se isso é norma para quem ama o Pai celestial? Ele diz: Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos (Sl 32.8).

Um dos primeiros atos de Josafá foi fortificar-se contra o reino do Norte (Samaria), onde havia os inimigos da casa de Davi, seu quinto avô: E Josafá, seu filho, reinou em seu lugar; e fortificou-se contra Israel (2 Cr 17.1). Em seguida, tratou de proteger as cidades do território de Judá: E pôs gente de guerra em todas as cidades fortes de Judá e guarnições na terra de Judá, como também nas cidades de Efraim que Asa, seu pai, tinha tomado (v. 2).

O rei de Judá não se deixou levar por nenhuma glória humana, assim como Davi, nem buscou os espíritos imundos, prática comum no reino de Samaria. Por isso, o Altíssimo foi com ele: E o SENHOR foi com Josafá, porque andou nos primeiros caminhos de Davi, seu pai, e não buscou baalins (v. 3).

A decisão de buscar o Deus de Asa e obedecer aos Seus preceitos, além de impedir Josafá de imitar Samaria nas suas obras nefastas e imorais, fez o Todo-Poderoso lhe confirmar o reino: Antes, buscou ao Deus de seu pai e andou nos seus mandamentos e não segundo as obras de Israel. E o SENHOR confirmou o reino nas suas mãos, e todo o Judá deu presentes a Josafá; e teve riquezas e glória em abundância (v. 4,5). Se agirmos assim, teremos resultados semelhantes!

Diferentemente de outros reis, Josafá decidiu servir ao Senhor, destruindo os locais de culto aos demônios, de tal sorte que não houve nenhuma reprovação dos Céus à sua conduta: E exaltou-se o seu coração em seguir os caminhos do SENHOR e ainda tirou os altos e os bosques de Judá (2 Cr 17.6).

Ele ainda promoveu uma reforma de fé da seguinte maneira: E, no terceiro ano do seu reinado, enviou ele os seus príncipes, a Ben-Hail, e a Obadias, e a Zacarias, e a Natanael, e a Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá. E, com eles, os levitas Semaías, e Netanias, e Zebadias, e Asael, e Semiramote, e Jônatas, e Adonias, e Tobias, e Tobe-Adonias; e, com eles, os sacerdotes Elisama e Jeorão. E ensinaram em Judá, e tinham consigo o livro da Lei do SENHOR, e rodearam todas as cidades de Judá, e ensinaram entre o povo (v. 7-9).

O resultado dessa ação não poderia ser melhor! As nações vizinhas não investiram contra o seu reino: E veio o temor do SENHOR sobre todos os reinos das terras que estavam em roda de Judá e não guerrearam contra Josafá (Jo 14.21).

Bom é encontrar promessas e testemunhos bíblicos para se guardar das investidas do maligno.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *