Carta do Pastor à ovelha | Revista Graça/Show da Fé
Jornal das Boas-Novas – 283
10/02/2023
Falando de História – 284
03/03/2023
Jornal das Boas-Novas – 283
10/02/2023
Falando de História – 284
03/03/2023

Carta do Pastor à ovelha – 284

Missionário R. R. Soares

Faça como o Senhor lhe ordenou!

O Antigo Testamento tipifica a Nova Aliança. Moisés seria levado aos Céus por meio da morte, e Deus o instruiu a levantar Josué como o novo líder, representando o futuro envio de Jesus à Terra, que viria cerca de 1.500 anos depois para nos liderar. Dessa forma, Moisés disse ao Altíssimo: O Senhor, Deus dos espíritos de toda carne, ponha um homem sobre esta congregação (Nm 27.16). Assim foi feito, e todos o receberam como fora indicado pelo Senhor. Por isso, convidamos você, leitor, dizendo-lhe: Junte-se a nós!

O novo líder sabia o que deveria fazer, pois foi dito o seguinte: Que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do Senhor não seja como ovelhas que não têm pastor (Nm 27.17 − leia Jo 12.49). Junte-se a nós!

O sucessor foi apontado conforme Deus indicou: Então, disse o Senhor a Moisés: Toma para ti a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e põe a tua mão sobre ele (v. 18). Semelhantemente, Jesus foi levantado como nosso Pastor (Jo 10.11). Junte-se a nós!

Moisés cumpriu a ordem, fazendo exatamente o que foi ordenado: E apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe andamentos aos olhos deles (v. 19). O Pai apresentou Seu Filho como o Pastor e, mais tarde, usou Maria, Sua mãe, para nos dizer: Fazei tudo quanto ele vos disser (Jo 2.5). Junte-se a nós!

O novo pastor de Israel deveria receber de Moisés parte da glória que lhe foi colocada para que fizesse a obra sem equívoco: E põe sobre ele da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel (v. 20 − leia Jo 17.22,23). Junte-se a nós!

Nas provações, o novo líder não poderia tomar decisão por si mesmo: E se porá perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo de Urim, perante o Senhor; conforme o seu dito, sairão; e, conforme o seu dito, entrarão, ele, e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação (v. 21 − leia Hb 7.25). Junte-se a nós!

O legislador que se despedia não partiu em rebeldia. Ao contrário, trouxe Josué perante o povo e fez tudo o que lhe foi dito: E fez Moisés como o Senhor lhe ordenara; porque tomou a Josué e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação (v. 22). Não foi o homem que apresentou Jesus, e sim o próprio Deus Pai (Mt 3.17). Junte-se a nós!

Moisés transmitiu a unção a Josué, impondo suas mãos sobre ele, e lhe deu os mandamentos outrora recebidos, segundo a ordem dos Céus: E sobre ele pôs as mãos e lhe deu mandamentos, como o Senhor ordenara pela mão de Moisés (v. 23). Jesus assim exclamou: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! (Mt 28.18-20).

Com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *