Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Medicina e Saúde – 260
01/03/2021
Carta do Pastor à ovelha – 262
01/05/2021
Medicina e Saúde – 260
01/03/2021
Carta do Pastor à ovelha – 262
01/05/2021

Hora de guerrear


Voltai-vos e parti; ide à montanha dos amorreus, e a todos os seus vizinhos, e à planície, e à montanha, e ao vale, e ao Sul, e à ribeira do mar, e à terra dos cananeus, e ao Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates (Dt 1.7).

Os acontecimentos do passado são símbolos do que sucede conosco hoje (1 Co 10.6,11). Israel simbolizava a Igreja de Cristo, eu, você e todos os salvos, de sorte que, ao estudar a solução de Deus para os filhos de Jacó que viviam como escravos no Egito, vemos que o mesmo remédio serve para nós, que, um dia, seremos levados ao Céu, onde não há doença, miséria nem pecado, e a plena vontade do Senhor é feita.

A DECISÃO ERRADA – Após os hebreus terem atravessado o mar Vermelho, foi-lhes dito que prosseguissem até Canaã. Eles se detiveram um pouco em Horebe, no monte Sinai. Lá, receberam os Dez Mandamentos e seguiram viagem. A ordem a Israel foi esta: Eis que o SENHOR, teu Deus, te deu esta terra diante de ti; sobe e possui-a como te falou o SENHOR, Deus de teus pais; não temas e não te assustes (Dt 1.21). Mas, em vez disso, eles tiveram uma má ideia. Pediram permissão para enviar espias, a fim de saber qual caminho trilhar para tomar posse da terra.

Foto: Alex Azabache / Unsplash

Israel simbolizava a Igreja de Cristo, eu, você e todos os salvos, de sorte que, ao estudar a solução de Deus para os filhos de Jacó que viviam como escravos no Egito, vemos que o mesmo remédio serve para nós, que, um dia, seremos levados ao Céu

O certo seria eles irem para a região montanhosa habitada pelos amorreus. No entanto, preferiram acreditar nos espias. O Senhor já havia falado a Abraão sobre a dificuldade pela qual a semente dele passaria no Egito, afirmando que só não concederia a ele o território dos amorreus naquele dia, porque a medida da maldade daquele povo ainda não estava completa: Então, disse a Abrão: Saibas, decerto, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua; e servi-los-á e afligi-la-ão quatrocentos anos. Mas também eu julgarei a gente à qual servirão, e depois sairão com grande fazenda. E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia (Gn 15.13-16).

Se tivessem buscado a direção divina no momento em que Moisés lhes falou, o cumprimento da promessa ocorreria logo. Porém, a decisão medrosa deles os fez caminhar 40 anos no deserto. O Pai havia empenhado Sua palavra, ao dizer que os levaria àqueles povos para lhes dar a terra deles. De igual modo, o Senhor Jesus ordenou à Sua Igreja que fosse por todo o mundo e pregasse a Boa Notícia, a mesma anunciada a toda criatura, enquanto Ele esteve por aqui, com demonstração de poder – curas, libertação de endemoninhados, prodígios e sinais (Mc 16.15-20). Porém, depois de mais de dois mil anos, a Igreja ainda está orando para avançar um metro no solo que já é dela.

TEMPO DE NECESSIDADES – Chegará o tempo em que as pessoas nos aborrecerão: E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós. E de todos sereis odiados por causa do meu nome. Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça. Na vossa paciência, possuí a vossa alma. Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei, então, que é chegada a sua desolação (Lc 21.16-20). Ninguém sabe quando será isso, mas estamos tremendo de medo do que virá após o grande avivamento na Terra. É hora de usarmos a sabedoria dos Céus e ensinarmos a todos que podem ser facilmente abençoados pelo único e fiel Deus (2 Tm 4.2).

Josué introduziu os israelitas em Canaã, no entanto ainda faltavam muitos territórios para conquistar. Foi o Senhor quem lhe disse isto: Já estás velho, entrado em dias; e ainda muitíssima terra ficou para possuir (Js 13.1b). Àquele ato insano dos pais, de não terem atentado à diretriz de Deus, e ao fato de pedirem para enviar espias, somava-se a redução da posse da grande área prometida a eles (Js 13.2-13). Pelo visto, os 40 anos de caminhada no deserto não foram suficientes.

Foto: Robert Bye / Unsplash

Se tivessem buscado a direção divina no momento em que Moisés lhes falou, o cumprimento da promessa ocorreria logo. Porém, a decisão medrosa deles os fez caminhar 40 anos no deserto

A promessa era que iriam aos povos vizinhos do Arabá, às montanhas, às colinas ocidentais, ao Neguebe e ao longo da costa, às terras dos cananeus e ao Líbano, até o grande rio Eufrates. Para mim, ela um dia será cumprida, e, certamente, haverá lutas para Israel, porém seu porvir será esplêndido. A mão do Altíssimo irá operar em favor deles. O futuro da Igreja é levar a mensagem da salvação aos perdidos. A humanidade precisa conhecer o seu Criador!

O GRANDE ISRAEL – A Terra Prometida não era somente o pedaço conhecido hoje, mas também o que os judeus chamam de grande Israel, incluindo Líbano, Síria, metade do Iraque e da Arábia Saudita: Naquele mesmo dia, fez o SENHOR um concerto com Abrão, dizendo: À tua semente tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates (Gn 15.18).

A promessa original continua válida, pois não consta nas Escrituras que Deus tenha desistido da Sua ordem ou que ela não possa mais se realizar. Afinal, não há impossíveis para Ele: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível (Mt 19.26b). É questão de esperar e testemunhar o que sucederá naquela região. Só o Pai sabe!

A MISSÃO DA IGREJA – A nossa luta não é física. Só conseguimos a vitória mediante a fé (1 Jo 5.4). A gloriosa Igreja de Cristo tem o mundo todo para conduzir aos pés do Senhor. Portanto, ninguém fique de braços cruzados aguardando a situação melhorar. O próprio Mestre falou: Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada (Mt 10.34). Precisamos nos deixar guiar pelo Espírito Santo. Apenas assim a obra será feita como o Senhor planejou, pois Ele é o Todo-Poderoso!

Foto: Arquivo Graça / Solmar Garcia

A mão do Altíssimo irá operar em favor deles. O futuro da Igreja é levar a mensagem da salvação aos perdidos. A humanidade precisa conhecer o seu Criador!

Não temos de usar bombas atômicas, de hidrogênio, nêutron ou outra arma feita pelo homem, e sim o poder do Consolador. A tarefa da Igreja é salvar vidas, anunciando como Cristo é manso e humilde de coração (Mt 11.28-30). E nós a cumpriremos fazendo todos entenderem que o Criador os ama e deseja vê-los na eternidade com Ele, no Reino da perfeição.

Quando o véu for tirado dos israelitas, eles se prostrarão diante de Cristo! (2 Co 3.15,16). Se uma só alma se perder por culpa nossa, teremos fracassado. Jesus disse ao Pai que nenhum daqueles que Lhe foram entregues se perdeu, a não ser o filho da perdição (Jo 17.12). Ele nos enviou aos quatro cantos do planeta para pregarmos o Evangelho. A nossa geração tem o direito de ser salva. Vamos nos preparar para o grande avivamento, que varrerá a Terra. O Espírito do bom Pastor nos encaminhará aos penhascos e abismos, a fim de buscarmos as ovelhas perdidas (Mt 18.12-14).

É tempo de levantar acampamento e deixar o Altíssimo nos usar. Os salvos com qualificações nas mais diversas áreas deveriam se mudar para os lugares onde as trevas dominam e agir como exemplo para aqueles povos. Assim, eles influenciariam muitas vidas, ensinando-lhes o temor a Deus. Ele nos dirigirá em tudo, desde que nos submetamos ao Seu senhorio. 

Se dermos lugar ao Espírito, nada temeremos, e os planos divinos se cumprirão. Sendo a obra feita pela sabedoria do Alto, a glória será inebriante, e o Reino eterno do Príncipe da Paz, amplamente aumentado. Tomemos posse da autoridade que Ele nos concedeu para operar em Seu Nome e como Ele em Seus dias aqui.

EXEMPLO NA SINAGOGA – As pessoas, na sinagoga de Cafarnaum, maravilharam-se ouvindo os ensinos de Jesus. Ele ensinava com poder e autoridade (Mc 1.21,22). Assim será conosco. Deus fará em nosso favor coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem (1 Co 2.9). Tudo o que está escrito se cumprirá! O Todo-Poderoso quer realizar mais do que pensamos. Mas essa concretização depende de cada um dos Seus filhos. Se crerem, verão a glória dEle honrando o trabalho que farão (Jo 11.40).

Foto: Aaron Burden / Unsplash

Com simplicidade, o Espírito Santo deu a eles o último recado Agora, tudo está registrado nas Escrituras; basta examiná-las

A MISSÃO DA IGREJA – Já sabemos como evangelizar o mundo: levando a mensagem da cruz aos corações, com os sinais que seguem a nossa ministração. O próprio Salvador resumiu Sua lição: Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também (Jo 13.15). Não precisamos dos mestres do Marketing, da Propaganda ou de outra ciência para nos ensinar a perfeita vontade de Deus, pois isso Ele já nos mostrou!

Por que tentar outras maneiras de levar a Verdade, se Ele nos indicou o modo correto? A misericórdia divina, demonstrada por Cristo, deve ser bem utilizada em prol da humanidade. Ela será concedida a quem nela crer e anunciá-la aos outros. O ensino de Jesus é bem maior do que as riquezas materiais.

Somos chamados por Ele a agir conforme a Sua Palavra. Nos Seus dias, Ele falou aos discípulos que eles ainda não poderiam tomar conhecimento de outras revelações: Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora (Jo 16.12). Quando elas nos serão dadas? Eis a pergunta de todos. Jesus nos deixou o aviso: Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir (Jo 16.13).

O que não podiam suportar naquele momento foi revelado aos apóstolos, os quais escreveram as cartas contidas na Bíblia. Com simplicidade, o Espírito Santo lhes deu o último recado. Agora, tudo está  nas Escrituras; basta examiná-las.

Com amor, em Cristo,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *