Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Família – 261
01/04/2021
Carta do Pastor à ovelha – 263
01/06/2021
Família – 261
01/04/2021
Carta do Pastor à ovelha – 263
01/06/2021

Decisões erradas


Nas Escrituras, há registro de várias pessoas que tomaram decisões erradas pelo fato de não darem o senhorio de sua vida à Palavra de Deus. Hoje, como a filosofia do mundo diz que o momento é de obter lucros a qualquer custo, muitos se enveredam pelo caminho da transgressão. Por que fazer coisas contrárias à fé e às leis do país se, depois, você terá de dar explicações à Justiça? Alguns chegam a ser condenados a pesadas penas. Por que agem assim? Veremos, a partir de agora, os motivos que os levam a isso:

OLHO GRANDE – Um dia, a paciência de Abraão para com seu sobrinho Ló, que criara desde que seu irmão morrera, esgotou-se. Ele o chamou a uma conversa séria. Falou que juntos não podiam mais ficar, pois ambos se haviam tornado ricos, com muito gado, e seus pastores estavam brigando. O patriarca propôs que Ló escolhesse se iria para a direita ou para a esquerda (Gn 13.9). O moço olhou e viu que a região de Sodoma tinha bastante água, boa para enriquecê-lo ainda mais, e decidiu ir para aquele lado. Lá, de fato, ele ficou mais rico, porém, como Deus decidiu destruir aquela cidade e as demais que existiam ao redor dela, Ló escapou só com a roupa do corpo, perdendo tudo e até seus amados pastores brigões.

A DERROTA EM MOABE – Noemi saiu de Belém, com seu marido e dois filhos para perambular em Moabe. Nesse lugar, seus filhos se casaram com moabitas e morreram, bem como seu marido. Ao ver que nada mais lhe restava, retornou a Belém, sua terra, pois ouviu que Deus voltara a abençoar a Terra do Pão. Suas noras se dispuseram a acompanhá-la, mas, ao serem colocadas à prova, Orfa retornou ao seu país e dela nunca mais se ouviu. Rute, por outro lado, ficou firme e provou que já amava o Senhor, o Deus de Israel: Pelo que disse: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após a tua cunhada. Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; me faça assim o SENHOR e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. (Rt 1.15-17). Depois, ela se casou com o parente remidor de Noemi, e foi a bisavó do rei Davi, bem como ancestral de Cristo. A outra não quis se sacrificar e, com isso, perdeu o melhor que o Senhor lhe daria: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições, e, no século futuro, a vida eterna (Mc 10.29,30).

Foto: Icons8 Team / Unsplash

Nas Escrituras, há registro de várias pessoas que tomaram decisões erradas pelo fato de não darem o senhorio de sua vida à Palavra de Deus. Hoje, como a filosofia do mundo diz que o momento é de obter lucros a qualquer custo, muitos se enveredam pelo caminho da transgressão

O AMBICIOSO SAUL – O rei sabia que Samuel era homem de Deus e que o Senhor falava por ele. Quando foi revelado ao profeta quem seria o primeiro rei de Israel, ele se escondeu no meio da bagagem até ser descoberto e ungido rei (1 Sm 10.17-24). Um dia, Samuel disse que o Altíssimo estava dando ao rei uma missão: destruir os amalequitas, porque estes haviam causado grande prejuízo a Israel. Quando o profeta chegou ao local da batalha, indagou a razão de Saul não ter feito como lhe fora ordenado, pois ouvia balido de ovelhas e de bois. A resposta do rei foi bem preparada, porém nenhuma mentira fica de pé (1 Sm 15. 1-24). Samuel deu a sua sentença, declarando: Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei (1 Sm 15.23).

O ERRO DO MAIS SÁBIO – Salomão, filho de Davi, teve a felicidade de Deus lhe oferecer qualquer coisa que quisesse e escolheu sabedoria. Ele se assentou como rei no trono do Senhor, no lugar de Davi, seu pai. O reino estava quieto, rico, e a sua fama rodava o mundo conhecido daquela época. Os monarcas de outras nações iam a Jerusalém para conhecer aquele que decifrava qualquer enigma e fazia prosperar aquilo onde sua mão era colocada. Ele poderia ter se tornado famoso em fazer o mundo conhecer o quanto vale ter o Senhor como Deus, mas preferiu viver na carne, casando-se com 700 mulheres, além de possuir 300 concubinas. A Palavra fala sobre o que lhe aconteceu devido ao seu apetite insaciável e a má fama adquirida por intermédio dessas mulheres: Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o SENHOR, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai (1 Rs 11.4). Quem não se cuidar na fé seguirá os falsos deuses, que o envergonharão.

Foto: Ben Guerin / Unsplash

O moço olhou e viu que a região de Sodoma tinha bastante água, boa para enriquecê-lo ainda mais, e decidiu ir para aquele lado. Lá, de fato, ele ficou mais rico, porém, como Deus decidiu destruir aquela cidade e as demais que existiam ao redor dela, Ló escapou só com a roupa do corpo

O ÚLTIMO REI DE JUDÁ – Zedequias reinou durante 11 anos; no entanto, assim como os reis maus de Jerusalém, ele se envolveu em uma porção de encrencas. No início, parecia que seria bem diferente dos outros e de seus dois irmãos que o antecederam no trono. Ele tinha Jeremias como um profeta de Deus, mas, como acontece com quase todos aqueles que estão no comando de um país, também se desviou. Quando o poderoso Nabucodonosor soube que havia uma conspiração contra a Babilônia, foi pessoalmente a Jerusalém, a fim de garantir àquele monarca que não procedia tal informação, e, ao voltar, uniu-se ao Egito, o que enfureceu demasiadamente Nabucodonosor, que o havia colocado no trono. O cerco de Jerusalém terminou após um período de ano e meio, com os babilônios entrando na cidade santa e Zedequias tentando fugir. Foi pego e levado a Ríbia, onde viu seus filhos serem mortos na sua presença, e, depois, teve seus olhos arrancados. Cego, foi levado cativo à Babilônia e lá ficou até morrer. Se tivesse dado ouvidos a Jeremias, poderia ter sido o homem que derrotaria Nabucodonosor e livraria Judá do cativeiro, porém não quis se acertar com o Senhor.

ACABE SE ACABOU – Ele foi rei em Samaria, casou-se com uma mulher muito religiosa, mas tão má quanto o diabo, adoradora de Baal, o senhor da promiscuidade. Em pouco tempo, esse casal do Inferno matou todos os profetas de Deus conhecidos naqueles dias, exceto Elias. Como foi profetizado por ele, Jezabel morreu ao ser lançada da janela, e os cães comeram a sua carne (2 Rs 9.30-37).

O PREÇO DA COBIÇA – Geazi tinha tudo para ser um grande homem de Deus e ficar na história dos Céus como um servo que fez todo o tipo de prodígios, no entanto resolveu deixar a cobiça entrar em seu coração e, por causa dela, ficou doente pelo resto da vida. Ele era auxiliar do profeta Eliseu, o qual havia sido auxiliar de Elias, mas, com o cobiçoso, a ordem foi quebrada. Se tivesse sido fiel a exemplo de Eliseu, cuja função maior era colocar água sobre as mãos de Elias para higienizar suas mãos e o rosto, poderia ter sido também tão grande como o filho de Safate. Ele viu o exército da Síria chegar a Samaria para levar preso o profeta à Síria, onde seria julgado por revelar os segredos do rei sírio. Ele ouvia de Deus na sua casa tudo o que o potentado inimigo planejava fazer contra o Reino do Norte. Ao ver os soldados bem armados, montados em bons cavalos, ele se desesperou e disse ao homem de Deus que a situação era séria. E orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu (2 Rs 6.17).

Foto: YS / Wikimedia

Eliseu mandou que ele fosse até o rio Jordão e se banhasse sete vezes para ficar curado. Depois de ficar desapontado e decidir voltar a sua terra, Naamã foi convencido a obedecer à direção do homem de Deus. Então, viu sua carne ser restaurada

Se fosse um servo santo, teria aprendido mais com o profeta. Em outro incidente, o rei da Síria enviou uma carta ao rei de Israel, para que curasse de sua enfermidade seu comandante e chefe: E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o restaures da sua lepra (2 Rs 5.6). Eliseu mandou que ele fosse até o rio Jordão e se banhasse sete vezes para ficar curado. Depois de ficar desapontado e decidir voltar a sua terra, Naamã foi convencido a obedecer à direção do homem de Deus. Então, viu sua carne ser restaurada. Ele retornou para agradecer e queria dar presentes ao profeta, que os recusou. No entanto, Geazi saiu às escondidas para alcançar o general, dizendo que Eliseu o havia mandado para pedir isso e aquilo. E lhe foi dado. Por esse ato, Eliseu disse que o mesmo mal que acometera Naamã afligiria Geazi (2 Rs 5). Assim, seu servo morreu daquele mal!

A MELHOR POSIÇÃO – Judas Iscariotes obteve a melhor posição entre os que amavam a Deus, mas não soube mantê-la. Tornou-se discípulo e tesoureiro do ministério de Jesus, mas roubava do que o povo ofertava ao Senhor. De ladrão passou a ser traidor do Mestre. Ele seria um apóstolo eterno no Reino dos Céus, porque fazia parte do seleto grupo dos 12. Entretanto, preferiu agir de modo errado e, depois, com remorso, suicidou-se. Ora, por que não sustentou sua posição com unhas e dentes? Certamente, o que Jesus ensinava lhe dava o poder para se libertar: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8.32). Da melhor posição no Reino de Deus Judas foi para a pior: a condenação eterna (Mt 27.1-5). Não foi à toa que Cristo afirmou: Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (Ap 3.11).

Foto: Reprodução

Ele [Judas Iscariotes] seria um apóstolo eterno no Reino dos Céus, porque fazia parte do seleto grupo dos 12. Entretanto, preferiu agir de modo errado e, depois, com remorso, suicidou-se. Ora, por que não sustentou sua posição com unhas e dentes?

AMOU O PRESENTE MUNDO – Demas era um obreiro que se preparava ao lado do apóstolo Paulo, o maior pregador da Igreja primitiva. Quem não gostaria de aprender aos seus pés, a fim de ser um servo que Deus usaria mais tarde? Sem dúvida, devo muito do meu ministério a pessoas que fizeram a obra com amor e dedicação. Não dá para citar todas, mas posso falar de Cecílio Carvalho Fernandes, T. L. Osborn, Kenneth E. Hagin, Walter Robert McAlister, Gordon Lindsay, W. V. Grant, Oral Roberts e tantos outros que me transmitiram muito conhecimento a respeito do Altíssimo e, até hoje, são importantes para mim. Agradeço ao Senhor por esses que amaram mais a Ti do que as ofertas do mundo. Já o pobre Demas abandonou o homem de Deus quando este mais precisava. Paulo escreveu que ele amou o presente século: Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica; Crescente, para a Galácia, Tito, para a Dalmácia (2 Tm 4.10).

Se ele não se arrependeu, onde está agora? Se posso aconselhar você, digo: jamais tome decisões erradas!

Com amor, em Cristo,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *