Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Missões – 264
15/07/2021
Sociedade
15/07/2021
Missões – 264
15/07/2021
Sociedade
15/07/2021

Condições para o sucesso


A fim de levar o homem a se livrar das opressões, Deus preparou o conhecimento da verdade. Assim, temos de dar atenção ao que está escrito: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8.32). Portanto, por mais que a pessoa se esforce em orações, jejuns e demais ações espirituais, se ela ignorar a Verdade, nada ocorrerá. Será infrutífero orar para Deus o libertar se você não buscar, na Palavra, o escape.

Mesmo que uma alguém se ache santo e decida se libertar mediante caridades e orações longas e penosas, ele descobrirá que tudo isso foi em vão. A Bíblia ensina como as coisas celestiais funcionam: À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva (Is 8.20).

SONO DOS ENGANADOS – Muitos cristãos vivem dormindo no engano. Apesar de saberem que nasceram de novo, não experimentam a vida abundante em Jesus (Jo 10.10). Eles sofrem as mesmas opressões dos perdidos, sem se lembrarem de que são novas criaturas e devem desfrutar das bênçãos adquiridas pelo Salvador. Mas, quando oram, culpam a Deus o tempo todo.

A falta de conhecimento do que lhes pertence e do que podem fazer em Nome de Jesus os impede de participar da glória do Senhor. As declarações bíblicas sobre a prosperidade não lhes dão a plenitude prometida, e a bênção garantida aos dizimistas eles nem sequer têm coragem de reivindicar. Ora, para quem entrega o dízimo de tudo o que lhe vem à mão, não há maldição (Ml 3.8-10). Porém, ao devolverem a décima parte, desconhecem que as janelas dos Céus lhes foram abertas (v.10).

Foto: Pexels / Arina Krasnikova

Por mais que a pessoa se esforce em orações, jejuns e demais ações espirituais, se ela ignorar a Verdade, nada ocorrerá

A atitude desses filhos de Deus se parece com a dos párias da Índia, pessoas paupérrimas, por acreditarem que o destino lhes reservou o lugar de sofrimento. Eles precisam acordar do sono religioso e praticar a Palavra. Mesmo ouvindo o pregador falar que o Criador tem prazer na abundância dos Seus servos, não têm coragem de invocar o Senhor para prosperá-los.

É triste ver cristãos vivendo no tempo da perdição. Uma vez, o Rev. Robert McAlister, que foi meu pastor na minha juventude, contou que recebeu, nos EUA, um casal, já casado havia algum tempo, mas que estava vivendo mal. O marido e a mulher foram ensinados de forma errada sobre o casamento. Para eles, a união conjugal era pecado. No entanto, quando não aguentavam mais ficar um longe do outro, oravam em lágrimas, pedindo perdão a Deus pelo desrespeito a Ele, antes e depois de terem o momento de intimidade.

O pastor disse que levou um tempo para mostrar-lhes que estavam errados, mas, após tê-los feito entender que Deus criou o sexo exatamente para isso e que digno de toda honra é o leito conjugal sem mácula, quando o ajuntamento é feito de modo santo, natureza com natureza, eles se olharam e choraram de alegria. Em poucos dias, estavam felizes, curados da tremedeira e gratos por usufruírem do que é bom sem condenação (Hb 13.4).

Há cristãos que não querem prosperar, pois pensam que a prosperidade é obra do diabo para levá-los ao Inferno. Eles se esquecem disto: E quanto ao homem, a quem Deus deu riquezas e fazenda e lhe deu poder para delas comer, e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isso é dom de Deus (Ec 5.19). Se você foi ensinado que ter prosperidade é ruim, após ler esse versículo, já deve estar mudando de opinião. Ela é dom do Senhor. O apóstolo Paulo ensinava que os filhos de Deus devem buscar os melhores dons: Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente (1 Co 12.31).

O salvo jamais deve abrigar maldade no coração, a qual o levará ao tormento eterno, pois Jesus foi feito pecado em nosso lugar: Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus (2 Co 5.21). Também nunca deve aceitar doença ou dor, pois Jesus nos substituiu ao morrer na cruz por nós (Is 53.4,5).

Como ocorre no Direito, em que a lei não socorre quem dorme, na fé se dá o mesmo, pois Deus não fará por ninguém o que ele deve fazer por si. O Senhor orienta os adormecidos a despertarem. Você deve procurar os seus direitos em Cristo e, tendo-os encontrado, reivindicá-los, conformando-se somente com as promessas cumpridas.

Há uma razão maior para ser curado, prosperar e viver bem, e, daqui a pouco, você entenderá.

Foto: Pexels / Oladimeji Ajegbile

Mesmo que alguém se ache santo e decida se libertar mediante caridades e orações longas e penosas, ele descobrirá que tudo isso foi em vão. A Bíblia ensina como as coisas celestiais funcionam

SENDO EXEMPLO – A segunda parte do versículo é sobre nos levantarmos dentre os mortos. Ora, o homem já nasce morto pelo pecado adâmico, que é a separação de Deus. Logo, nascemos apartados do Todo-Poderoso. Ele nos criou para vivermos livremente. Porém, o erro de Adão deu ao diabo o “direito” de agir no nosso mundo. Com isso, ficamos submissos ao acusador, pois, assim, fala a Palavra: Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? (Rm 6.16).

A razão maior da vinda de Jesus, e da Sua consequente morte no Calvário, foi nos livrar das mãos do maligno (Cl 1.13,14). Todos nós estávamos separados de Deus até aceitarmos Cristo como Salvador. No entanto, agora, os salvos já não têm de se submeter ao inimigo, e sim clamar pela libertação completa. Não ficou nem mesmo um traço de pecado ou de condenação sobre a nossa vida (Ef 2.1-10). Nossa libertação é real.

De vez em quando, alguém vem a mim e pergunta se tem de quebrar maldições, e eu lhe respondo: você já é salvo e, como aceitou Jesus, tem os pecados do passado perdoados. Então, digo que essa mentira é ensinada, por algum motivo, por quem não conhece a Palavra. A Bíblia fala a respeito disso: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2 Co 5.17).

Foto: Pexels / Max Vakhtbovych

Há cristãos que não querem prosperar, pois pensam que a prosperidade é obra do diabo para levá-los ao Inferno

Pedro escreveu sobre a obra de Jesus na cruz: Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados (1 Pe 2.24).

Nada mais há para sofrermos. Todos os nossos dissabores foram colocados sobre o Messias. Aceitar Jesus como Salvador é aceitar tudo o que Ele sofreu em nosso lugar.

Os mortos de que fala o versículo não sabem de nada, porque estão desligados do Senhor. Eles nem sequer entendem o que acontece pela fé em Cristo no mundo. Não temos de encher nossas igrejas de pessoas enganadas com conceitos religiosos, “convertidas” na base do raciocínio. Ora, os convertidos pela lógica podem cair em pecado a toda hora, mas os que encontram Cristo se tornam verdadeiramente filhos de Deus. A eles Deus diz que se levantem dentre os mortos.

O seu testemunho de salvo fará seus parentes, amigos e até desconhecidos ouvirem o que Deus fez em sua vida, e, ao desejarem Jesus, aceitando-O, vão se tornar novas criaturas. O Evangelho que temos de pregar é o mesmo de Jesus, que dava a paz aos perturbados, livrava-os do demônio, levava a cura aos moribundos e aos aflitos, bem como oferecia nova vida a ladrões, homicidas e demais sofredores.

Quem se levanta dentre os mortos vive como Cristo – vitorioso. Pense nisto: o seu testemunho levará perdidos à salvação e salvos a buscar e desfrutar as bênçãos preparadas por Jesus. Não podemos ser atores, interpretando um papel que não vivemos na realidade. As nossas lágrimas têm de ser de vitória, júbilo e louvor ao nosso Deus.

Foto: Arte sobre foto de Federico Tasin / Unsplash

A razão maior da vinda de Jesus, e da Sua consequente morte no Calvário, foi nos livrar das mãos do maligno (Cl 1.13,14). Todos nós estávamos separados de Deus até aceitarmos Cristo como Salvador

ESCLARECIDOS POR CRISTO – Os esclarecidos pelo Senhor são vitoriosos, pois, sendo Ele o Ser que criou todas as coisas, certamente nos mostrará a saída de cada problema, bem como a entrada para os celeiros divinos repletos de bênçãos. Nada temos a temer para assumir o Reino destinado a nós: Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino (Lc 12.32).

Saulo de Tarso perseguiu furiosamente a Igreja cristã. Desejava destruir a fé das pessoas, prendendo-as e levando-as às barras do tribunal (At 26.9-11). Parecia que conseguiria acabar com a obra programada desde a queda no Éden, porém a sua ira e maldade não deram em nada. Quando Jesus Se manifestou a ele no caminho de Damasco, tudo mudou.

De perseguidor passou a perseguido, pelo fato de pregar a fé que tanto combateu. Devemos procurar o esclarecimento em Jesus e cumprir a nossa missão. A Igreja de Cristo tem sido perseguida em toda parte e em todas as eras. No entanto, os que fazem parte dela conseguem mostrar quão maravilhoso é amar o Senhor e confiar no que sentimos por Ele.

Durante mais de mil anos, o mundo caiu nas mentiras do diabo. Milhões foram presos e torturados. Mas, por fim, o amor divino venceu. Hoje, em toda a Terra, temos as mais lindas igrejas com milhões de pessoas que amam o próximo e levam o Evangelho aos perdidos. Na proporção em que são salvas, essas pessoas se tornam semelhantes ao Senhor. É exatamente isso que o Todo-Poderoso deseja fazer por você (2 Co 3.18).

Ninguém conseguirá vencer sem despertar do sono que o embala nos braços do autor dos sofrimentos e sem se levantar dentre os mortos. Só Cristo os esclarecerá. A Deus seja a glória!

Com amor, em Cristo,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *