Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Heróis da Fé | Paul W. Brand
01/09/2022
Família – 279
01/10/2022
Heróis da Fé | Paul W. Brand
01/09/2022
Família – 279
01/10/2022

E Jerusalém foi queimada!


Porque os filhos de Judá pelejaram contra Jerusalém, e a tomaram, e a feriram a fio de espada, e à cidade puseram a fogo (Jz 1.8).

Na batalha para assumir a Terra Prometida, houve lutas por todos os lados, nas quais os habitantes de Canaã se juntaram para combater Israel. Mas, pela Palavra de Deus, este povo prevaleceu e ocupou aquele território. Não importa a oposição feita pelo reino da morte aos servos do Altíssimo; tendo as promessas divinas, eles vencerão aqueles que se colocarem contra o avanço do Reino de Deus (Mt 16.18). O que o Senhor diz será dado, custe o que custar. A Sua Palavra não passará, ainda que o Céu e a Terra passem (Mc 13.31).

Naquela época, os amorreus dominavam a cidade, bem como grande parte da Terra Prometida, por isso o Altíssimo chamou a atenção de Josué: Era, porém, Josué já velho, entrado em dias; e disse-lhe o SENHOR: Já estás velho, entrado em dias; e ainda muitíssima terra ficou para possuir (Js 13.1). Muitas pessoas pecam por não procurarem dar ao Senhor a devida glória. Mesmo com pouca informação bíblica, a maioria dos cristãos não está disposta a investir no estudo da Bíblia e na oração para resolver os seus problemas, pois já tentaram, e nada funcionou, então desistiram.

Se continuasse daquele jeito, Israel perderia muito do território prometido, e, de fato, perdeu. É só observar os limites impostos por Deus para concluir que muito menos da metade da região se tornou dos israelitas. Ora, agimos do mesmo modo: desprezando as revelações dadas pelo Pai, criando doutrinas que não procedem dEle. Por que fazemos isso? Por não estarmos servindo a Ele verdadeiramente.

Foto: Ruben Ortega / Unsplash

Não importa a oposição feita pelo reino da morte aos servos do Altíssimo; tendo as promessas divinas, eles vencerão aqueles que se colocarem contra o avanço do Reino de Deus (Mt 16.18)

Jamais devemos retroceder, e sim avançar até o final da peleja, como Deus disse a Daniel: Tu, porém, vai até ao fim; porque repousarás e estarás na tua sorte, no fim dos dias (Dn 12.13). Canaã era símbolo da terra, a propriedade – o entendimento bíblico conquistado por Jesus para nós. Qualquer promessa que você alcança é o seu território e precisa ser limpo dos amorreus, ferezeus, jebuseus, cananeus, heteus, heveus, girgaseus espirituais, que, com suas práticas pecaminosas, podem levá-lo à derrota e à adoração dos seus falsos deuses (Êx 23.23).

O FENÔMENO DE ADONI-BEZEQUE – Este homem foi um perverso rei, que submeteu ao terror 70 reis ao seu derredor. Ele os prendeu e decepou os dedos polegares das mãos e dos pés deles (Jz 1.5-7). Com isso, a sua fama de perigoso crescia e, assim, cada vez mais submetia os inimigos ao seu modo terrível de tratar. Todos o odiavam e ficavam longe dos seus malvados olhos.

Há historiadores que dizem ser ele o mesmo rei que se juntou com mais quatro, a fim de ir contra os gibeonitas que haviam feito uma aliança com Israel. Os habitantes de Gibeão foram astutos e sábios, pois, ouvindo que o Senhor lutava em favor de Israel, tramaram uma história diferente para conseguir a paz com o povo de Deus. Como os príncipes hebreus não consultaram o Altíssimo para ver se as palavras dos gibeonitas eram verdadeiras, foram enganados e só não desmancharam o pacto de guardá-los, porque haviam jurado, em Nome do Senhor, que a aliança estava feita (Js 9.3-27).

ELES QUEIMARAM JERUSALÉM – A cidade de Jerusalém tem uma história conturbada, pois parece que o diabo sabia o que o Senhor intencionava fazer nela e procurou ocupá-la. O maligno queria que ela ficasse difamada, sem a misericórdia divina. Ali, Abraão ofereceu seu filho em holocausto, obedecendo a Deus (Hb 11.17-19). Sem saber, ele tipificou o próprio Senhor, o qual também teve coragem de dar Seu filho, para recuperá-Lo depois. Que revelação!

Adoni-Bezeque, governante da cidade que, mais tarde, seria a do grande Rei, formou uma confederação de reis amorreus para dar uma lição aos gibeonitas por terem feito paz com Israel. O rei queria destruí-los, porque julgava que eles haviam traído a origem dos amorreus. Juntou quatro reis da mesma raça e partiu para punir Gibeão. Na verdade, ele acertou em parte. Porém, as coisas não saíram como ele havia planejado, pois Deus cooperou com Josué, e os cinco reis perderam até as suas vidas (veja Josué, capítulos 9 e 10).

Foto: Kelly Sikkema / Unsplash

Muitas pessoas pecam por não procurarem dar ao Senhor a devida glória. Mesmo com pouca informação bíblica, a maioria dos cristãos não está disposta a investir no estudo da Bíblia e na oração para resolver os seus problemas

Os guerreiros de Adoni-Bezeque não imaginavam que os descendentes de Jacó fossem acabar, de uma vez, com a maldade do seu rei e dos seus súditos. A luta foi intensa, mas a vitória que julgavam obter não chegou para os adversários de Israel. Judá tomou Jerusalém, a qual não mais seria a capital de nenhum mau reino da Terra, posto que a ordem era para reduzi-la a cinzas. Nada pertencente ao povo perverso é bom. A decisão de queimá-la veio porque Judá era dirigido pelo Altíssimo por intermédio do anjo do Senhor. É maravilhoso ser guiado por Quem sabe o que faz!

A batalha pelo controle de Jerusalém foi árdua, mas os soldados do rei Adoni-Bezeque não resistiram nem foram páreo para os israelitas, que pelejaram sob a direção dos Céus até conseguir a vitória. Os amorreus lutaram bravamente para manter a posse da cidade, porém viram Adoni-Bezeque, o seu maioral, chegar, sob o domínio dos israelitas, com os polegares das mãos e dos pés decepados. Então, concluíram que tudo estava nas mãos dos filhos de Jacó, pois estes foram dar a lição que nunca seria esquecida em toda a Canaã.
O nosso sucesso serve de exemplo para quem se rebela contra Deus!

Judá passou todos pelo fio da espada, sem deixar ninguém vivo. Para eles, o despojo que o olho visse era pecado, por isso logo fizeram da cidade uma enorme fogueira, e tudo foi queimado. Era uma amostra de que, na volta do Filho de Deus, toda a Terra, com suas riquezas, seus lindos palácios, suas indústrias poderosíssimas e os demais bens, que são o orgulho dos homens, serão consumidos pelo fogo: Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade, aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? (2 Pe 3.11,12). Então, Deus fará novos Céus e nova Terra (v. 13).

Quem visse a pompa daquele louco caudilho que reinava ali, assim como as construções e as demais realizações que impressionavam as pessoas, não imaginaria que tudo seria completamente destruído por aqueles que foram escravos no Egito, o maior país do mundo daquela época. Ninguém é páreo para o povo santo! Assim será na volta de Cristo, quando não ficará pedra sobre pedra, e os elementos ardendo se fundirão (2 Pe 3.10).

Foto: Robert Bye / Unsplash

Judá tomou Jerusalém, a qual não mais seria a capital de nenhum mau reino da Terra, pois a ordem era para reduzi-la a cinzas. Nada que pertence ao povo malvado serve para algo bom. A decisão de queimá-la veio porque Judá era dirigido pelo Altíssimo por intermédio do anjo do Senhor

Não há escape para o mundo nem para os que se gabam de suas posses e do que desejam construir. Quando o Pai disser ao Filho que a hora chegou, tudo será passado pelo fogo. Quem quer se salvar deve buscar a redenção em Jesus agora, porque, após o arrebatamento da Igreja, será tão terrível viver na Terra que ninguém suportará tamanha destruição (Ap 6.12-17). Mas os salvos estarão com o Senhor a quem amaram até o fim (1 Ts 4.16,17).

UM SÉRIO AVISO – Eis a advertência do Céu: o tempo está se esvaindo, e, por mais que as pessoas tentem se esquecer da promessa, ela se cumprirá em um piscar de olhos. O Senhor declara que ainda há como elas se salvarem, basta deixarem de viver para o prazer mundano e os demais atrativos da porta larga, como a luxúria e o engano das riquezas, e se voltarem para Ele, a fim de serem perdoadas e redimidas. Aqueles que pertencem a Cristo não devem sequer ver o que os perdidos fazem nem procurar imitá-los. Precisam se entregar a Deus, arrependendo-se dos seus pecados e recebendo a salvação e o selo do Espírito Santo (Ef 1.13; 4.30; Rm 8.9). Sem o óleo santo, ninguém entrará no Reino dos Céus!

O Deus de justiça e de paz só concederá a salvação a quem por ela se interessar. O conselho bíblico diz que, sem arrependimento, ninguém será salvo: Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor (At 3.19). Após ser redimido, o convertido entra em um período muito bom, chamado de refrigério, porque a presença de Deus sobre ele acaba com suas lutas contra o pecado.

Não perde por esperar quem não acredita na destruição do mundo material, a qual é certa e tem data que só o Pai sabe. A Palavra compara o retorno do Salvador com a rapidez do relâmpago: Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem (Mt 24.27). Jesus está alerta! Quando o Pai disser: “É agora!”, Ele voltará como previsto. Leia a parábola das dez virgens (Mt 25) para não ser surpreendido. Deus é fiel!

Foto: Hubble / NASA

Assim como toda Jerusalém foi queimada, não sobrará nada no mundo, nem mesmo os subterrâneos construídos por alguns para escapar da ira vindoura. Quem os protegerá? A Terra e demais astros serão destruídos no regresso de Jesus. Então, serão feitos novos céus e nova terra

O mundo corrompido, com suas toneladas de ouro e as demais riquezas, não poderá ser salvo. Afinal, tudo de material será aniquilado na fogueira. Aquilo que é elevado entre os homens é lixo para Deus: E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece o vosso coração, porque o que entre os homens é elevado perante Deus é abominação (Lc 16.15). Foi isso que ocorreu com Sodoma e Gomorra!

A ordem para nós é: E apiedai-vos de alguns que estão duvidosos; e salvai alguns, arrebatando-os do fogo; tende deles misericórdia com temor, aborrecendo até a roupa manchada da carne (Jd 22,23). Jesus nos mandou pregar a Boa Notícia aos enganados pelas ofertas do diabo. No entanto, se nada fizermos, e muitos não estão fazendo nada, seremos condenados à perdição eterna, com os que amam o pecado!

Adoni-Bezeque se achava o tal, bom estrategista, perverso e mau. Ele era dominado e guiado pelo maligno, como muitos dos nossos amigos e conhecidos. Triste é a escolha dessas pessoas, pois Satanás já perdeu as batalhas para Cristo e nem as chaves de sua casa ele tem mais (Ap 1.17,18). Os que amam a Deus e estão satisfeitos com a Sua bondade têm de empregar todas as energias para tirar muitos da perdição, a qual nunca será revertida. O Senhor é fiel e bom!

Assim como toda Jerusalém foi queimada, não sobrará nada no mundo, nem mesmo os subterrâneos construídos por alguns para escapar da ira vindoura. Quem os protegerá? A Terra e demais astros serão destruídos no regresso de Jesus. Então, serão feitos novos céus e nova terra: Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça (2 Pe 3.13). Até Jerusalém, capital de Israel, onde Jesus morreu pelos nossos pecados, terá o mesmo fim mais uma vez. Prepare-se para não fazer parte da fogueira!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *