Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Capa | Atualidade
25/10/2023
Jornal das Boas-Novas – 293
22/12/2023
Capa | Atualidade
25/10/2023
Jornal das Boas-Novas – 293
22/12/2023

Os filhos dos poderosos


Poderoso é quem conhece o seu Deus, sabe obter o favor dEle e recebe autoridade para usá-la contra as forças do mal que o atacam, atingindo também a sua família e a igreja (Dn 11.32b). Então, dê um basta na destruição trazida pelo Inferno a este mundo. Somos chamados para fazer o bem, ordenar ao diabo que deixe de perturbar a sua vítima e declarar a essa pessoa que o problema dela se esgotou na vitória de Jesus na cruz (Cl 2.15). Eis a ordem a ser cumprida: Dai ao SENHOR, ó filhos dos poderosos, dai ao SENHOR glória e força (Sl 29.1).

Estudaremos e entenderemos esse assunto acerca do qual Davi foi usado para escrever e que se encontra na Bíblia Sagrada. Os membros do Corpo de Cristo podem e devem usar os requisitos bíblicos para o Altíssimo operar na vida de cada um. Quando oramos, precisamos usar a autoridade do Nome de Jesus, a fim de paralisar a artimanha maligna contra nós ou os outros. Nesse momento, damos a Deus a glória para realizar o que tem declarado para nossa vida. Além disso, nós O exaltamos com a força espiritual, para que a obra se concretize conforme prometido nas Escrituras. A oração é mais do que meras palavras; por ela, aplicamos a justiça divina.

Foto: Romolo Tavani / Adobe Stock

Somos chamados para fazer o bem, ordenar ao diabo que deixe de perturbar a sua vítima e declarar a essa pessoa que o problema dela se esgotou na vitória de Jesus na cruz (Cl 2.15)

A obra de Deus se findou em nós desde o dia em que Cristo ressuscitou, deixando, no Inferno, o diabo e seus demônios derrotados. O Salvador tomou sobre Si as nossas iniquidades e transgressões e as sofreu como se fossem Suas (Is 53.4-6). Agora, basta que o indivíduo, arrependido, confesse os seus pecados e creia no que foi realizado pelo Salvador na cruz, a fim de ser liberto: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1 Jo 1.9). Nossa obrigação é tornar real em nossa vida tudo o que Cristo fez ao vencer o diabo. Essa é a mensagem a ser anunciada em toda parte.

A GLÓRIA DEVIDA Mil anos antes do nascimento de Jesus,Davi escreveu o Salmo 29. Isso mostra que esse registro bíblico foi chancelado por Deus, e a maioria do que foi profetizado já ocorreu. Aquilo que falta se concretizar acontecerá de acordo com o plano elaborado pelo Criador. O rei de Israel disse: Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; adorai o SENHOR na beleza da sua santidade (Sl 29.2). Ora, Isaías falou acerca da autoridade do Nome de Jesus 700 anos antes da vinda de Cristo: Por mim mesmo tenho jurado; saiu da minha boca a palavra de justiça e não tornará atrás: que diante de mim se dobrará todo joelho, e por mim jurará toda língua (Is 45.23), e Paulo mencionou esse fato duas vezes (Rm 14.11; Fp 2.10). Precisamos dar a glória devida ao Nome do Senhor por meio dos sinais, prodígios e da promoção da libertação dos oprimidos (Mt 5.13-16).

Diante da obrigação que pesa sobre os nossos ombros, o que estamos fazendo? Bem, uns dizem que o tempo dos milagres passou, mas pergunto: onde está escrito isso? Outros ignoram a ordem divina no Salmo 29, como se tivesse sido colocada ali sem a devida autorização. Ora, isso não é retirar algo da Bíblia? Note que a Palavra alerta: E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro (Ap 22.19). A pergunta a ser feita é: quem afirma que o tempo dos milagres passou crê no Altíssimo e O teme? Vigie e ore!

Foto: Javier Art Photography / Adobe Stock

Quando oramos, precisamos usar a autoridade do Nome de Jesus, a fim de paralisar a artimanha maligna contra nós ou os outros. Nesse momento, damos a Deus a glória para realizar o que tem declarado para nossa vida

Quem não se interessa em glorificar o Nome de Jesus conseguiria adorar a Deus na beleza da Sua santidade? Infelizmente, o inimigo contamina muitos que deveriam arder em zelo pela obra divina, mas se juntam aos perdidos. Estes não acreditam que a Escritura Sagrada é inspirada e boa: Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça (2 Tm 3.16). Não quero levantar polêmicas com as minhas observações, e sim conduzir de volta ao Senhor as pessoas que julgam sem conhecer a orientação dEle sobre esse assunto.

VÓS SOIS DEUSES Perde muitoquem não medita no Salmo 82 e condena o servo usado como se fosse um deus, em função da Palavra a ele revelada. Se entendesse a santidade de quem condenou, poderia agir com a soberania divina, freando a operação maligna e expulsando o mal operante. O Senhor falou a respeito disso: Eu disse: Vós sois deuses, e vós outros sois todos filhos do Altíssimo (Sl 82.6).

No evangelho de João, Jesus volta a esse tema para esclarecer o motivo de isso estar registrado na Palavra: Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses? (Jo 10.34b). O Mestre disse que ninguém arrebataria das Suas mãos as pessoas que acreditavam nEle: As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos (Jo 10.27,28). Em seguida, acrescentou: Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de meu Pai. Eu e o Pai somos um (Jo 10.29,30).

Foto: ZayNyi – Gerado com IA / Adobe Stock

Diante da obrigação que pesa sobre os nossos ombros, o que estamos fazendo? Bem, uns dizem que o tempo dos milagres passou, mas pergunto: onde está escrito isso?

Naquele momento, quem não tinha o Espírito Santo não entendeu que Cristo ser o Filho não anulava a realidade de que o Senhor continua a ser Um, apesar de serem pessoas distintas. Pai e Filho estavam tão interligados que eram Um só. Os judeus pegaram pedras para matar o Salvador, pelo fato de Ele Se igualar ao Todo-Poderoso. Então, Jesus mencionou as Suas obras, que provavam a Sua origem. Porém, os judeus disseram que Ele, sendo homem, fazia-se Deus também. Assim, o Mestre os calou, citando as seguintes palavras: Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses? Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada) (Jo 10.34,35).

Observe que o Messias afirmou: Àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida. Este é o ponto que Ele queria nos mostrar: quando a Palavra é dirigida a nós, ouvimos, vemos, pensamos e falamos como se fôssemos deuses. Por isso, determinamos o que Ele diz e presenciamos a realização de grandes obras. No entanto, ninguém pode sair declarando-se deus, pois o Salmo 82 alerta: Todavia, como homens morrereis e caireis como qualquer dos príncipes (v. 7). A unção é somente para determinado momento e para certa obra.

ELES ERAM PODEROSOS – As pessoas que executaram feitos extraordinários em Nome do Senhor agiram sob a unção que as fez semelhantes a deuses ao serem usadas. Exemplo disso foi Elias no monte Carmelo, durante o desafio para descobrir quem era o verdadeiro Deus. Ele enfrentou 450 profetas de Baal e 400 de Aserá – o poste-ídolo. O profeta sozinho contendeu com 850 profetas que garantiam que Baal era Deus. Iniciando o desafio, Elias pediu que lhe dessem dois bezerros. Os 450 de Baal teriam de cortar um desses animais, oferecer os pedaços ao deus deles, que, aceitando a oferenda, deveria fazer descer fogo do céu. Eles clamaram a Baal durante horas, mas nada aconteceu. Passado um tempo, Elias debochou daqueles homens, dizendo que gritassem mais alto, pois, se Baal fosse Deus, ele lhes responderia.

Como nada acontecia, foram postos de lado e viram o verdadeiro profeta de Deus pegar outro bezerro, despedaçá-lo e invocar o Altíssimo, para que respondesse com fogo. No processo, Elias reparou o altar do Senhor, colocou muita lenha sobre aquela estrutura e jogou água em abundância até tudo estar encharcado. Ele fez uma vala ao redor do altar, e a água formou um riacho. A expectativa era grande. Caso o Onipotente não respondesse com fogo, não seria Deus também. Elias ia começar a orar.

Foto: BillionPhotos / Adobe Stock

Infelizmente, o inimigo contamina muitos que deveriam arder em zelo pela obra divina, mas se juntam aos perdidos. Estes não acreditam que a Escritura Sagrada é inspirada e boa

A ORAÇÃO DA FÉ PREVALECE – Fazia pouco tempo queElias havia sido consagrado profeta. Antes, era um simples homem de Gileade (1 Rs 17.1). Porém, ele andava diante de Deus com integridade de coração, respeitando o Senhor e as Suas ordens. Ao se dirigir a Acabe, Elias o advertiu a se acertar com o Altíssimo, mas, como o rei não o levou a sério, o profeta disse que não choveria em Israel durante o tempo que ele quisesse, pois tinha a Palavra a seu favor. A seca foi longa e causou muito sofrimento. Chegara o momento em que Elias provaria a Acabe que ele não era um visionário, e sim a maior autoridade naquela terra. Diante dos profetas pagãos e do povo, orou: Sucedeu, pois, que, oferecendo-se a oferta de manjares, o profeta Elias se chegou e disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu, SENHOR, és Deus e que tu fizeste tornar o seu coração para trás
(1 Rs 18.36,37). A Palavra registra o que aconteceu: Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caiu sobre os seus rostos e disse: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus! (1 Rs 18.38,39). O povo de Deus exterminou os profetas do falso deus Baal (v. 40). Elias era um filho dos poderosos e se tornou tão especial para o Senhor que subiu vivo ao Céu! (2 Rs 2.11). Quem crê pode ser um filho dos poderosos!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *