Falando de História | Revista Graça/Show da Fé
Capa | Atualidade
25/10/2023
Jornal das Boas-Novas – 293
22/12/2023
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Falando de História – 292

number ten enumeration written with a chalk on the blackboard

Foto: Nikkytok / Adobe Stock
Abraão de Almeida

O significado de alguns números da Bíblia – Parte 2

Nesta edição, continuaremos a falar de alguns números que aparecem na Bíblia Sagrada com clara significação, especialmente nos campos da Tipologia e da Escatologia. Volto a lembrar, contudo, que as especulações de cabalistas e outros ocultistas – por não se apoiarem no contexto bíblico nem nas disciplinas da Hermenêutica e Exegese bíblicas – foram deixadas de lado.

O número cinco Está presente nas medidas do tabernáculo (50 côvados de frente por 100 de fundo, números múltiplos de cinco) e nas colunas revestidas de ouro da entrada do lugar santo. Ele indica sempre a graça divina, como nas virgens prudentes (E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas – Mt 25.2); nos irmãos (Pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento – Lc 16.28); nos maridos (Porque tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade – Jo 4.18); e nas palavras (Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida – 1 Co 14.19).

Foto: Aomvector / Adobe Stock

A palavra hashamayim (os céus) tem o número 395, e o valor gemátrico de graça (charis, no grego) é 725, ambos são múltiplos de cinco.

É interessante observar que, quando o Criador mudou o nome de Abrão para Abraão, inseriu a quinta letra do hebraico, o , que é o símbolo do número cinco. Essa mudança ocorreu em um momento importante da vida do patriarca, quando ele foi chamado a andar diante de Deus de maneira especial, o que só seria possível mediante a graça divina. Na mesma ocasião, o Senhor Se revela a Abraão como o El-Shadai, o Todo-Abundante. Saliento que, em português, o nome Abraão não fonaliza o ,como ocorre no inglês, Abraham.

Por fim, o santo azeite da unção, como símbolo da graça divina, era formado por cinco componentes, sendo quatro principais, além do azeite de oliveira. Nos quatro elementos primordiais, temos todas as quantidades em múltiplos de cinco: mirra, 500 siclos (5×100); canela aromática, 250 siclos (5×50); cálamo aromático, 250 siclos (5×50), e cássia, 500 siclos (5×100). Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Tu, pois, toma para ti das principais especiarias: da mais pura mirra, quinhentos siclos; e de canela aromática, a metade, a saber, duzentos e cinquenta siclos; e de cálamo aromático, duzentos e cinquenta siclos; e de cássia, quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário; e de azeite de oliveiras, um him. [Do editor: him é uma medida de líquidos] E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista; este será o azeite da santa unção. E com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do Testemunho, e a mesa com todos os seus utensílios, e o castiçal com os seus utensílios, e o altar do incenso, e o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base. Assim, santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo. Também ungirás a Arão e a seus filhos e os santificarás para me administrarem o sacerdócio. E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Este me será o azeite da santa unção nas vossas gerações. Não se ungirá com ele a carne do homem, nem fareis outro semelhante conforme a sua composição; santo é e será santo para vós. O homem que compuser tal perfume como este, ou que dele puser sobre um estranho, será extirpado dos seus povos (Êx 30.22-33).

O mesmo podemos dizer do incenso, que era composto de cinco elementos: bálsamo, ônica, gálbano, incenso puro e sal. Disse mais o Senhor a Moisés: Toma especiarias aromáticas, estoraque, e ônica, e gálbano; estas especiarias aromáticas e incenso puro de igual peso; e disto farás incenso, um perfume segundo a arte do perfumista, temperado, puro e santo (Êx 30.34,35).

Foto: Bits and Splits / Adobe Stock

O número seis – É o número do homem. Aparece nas fileiras de pães, no número de hastes que ladeiam a haste central do candelabro, como múltiplo no número de tábuas do tabernáculo (48 ou 6×8) e também no número das colunas desse templo, que eram 60. Esse algarismo aponta sempre para o homem, que tem os seus dias e horas sempre divididos em seis. Atalia usurpou o trono de Judá durante seis anos. Os grandes homens que se têm levantado contra Deus, como Golias, Nabucodonosor e, futuramente, o anticristo, são enfaticamente marcados por esse número:

E Jeoseba o teve escondido na Casa do Senhor seis anos; e Atalia reinava sobre a terra (2 Rs 11.3).

– Então, saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo. Trazia na cabeça um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil siclos de bronze. E trazia grevas de bronze por cima de seus pés e um escudo de bronze entre os seus ombros. E a haste da sua lança era como eixo de tecelão, e o ferro da sua lança, de seiscentos siclos de ferro; e diante dele ia o escudeiro (1 Sm 17.4-7).

– O Rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura, de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de Babilônia (Dn 3.1).

Os números sete, 666 e nove serão analisados em outros artigos desta seção.

Foto: Arbuzu / Adobe Stock

O número oito – Esse número denota ressurreição, regeneração, recomeço ou princípio. Jesus ressurgiu no oitavo dia (Jo 20.26), fazendo dele um novo primeiro dia. O valor numérico do Nome Jesus em grego é 888, e este, ou seus múltiplos, aparecem sempre em conexão com os títulos, o povo e as obras de Cristo. Esse algarismo está presente no tabernáculo como múltiplo das tábuas (8×6).

O número dez – É o número de plenitude ou perfeição ordinal. Em relação ao tabernáculo, ele aparece no comprimento e na largura desse lugar, como múltiplo das 60 colunas, e no comprimento das armações. Indica, também, ordem perfeita e responsabilidade pessoal, como nos Dez Mandamentos, no dízimo, nas dez virgens, nas dez dracmas, entre outros.

Abraão de Almeida
Pastor da Igreja Evangélica Brasileira em Coconut Creek, Flórida, EUA, e autor de mais de 30 livros em português e espanhol. E-mail: abraaodealmeida7@gmail.com

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