Família | Revista Graça/Show da Fé
Capa | Sociedade
15/07/2023
Carta Viva – 289
04/08/2023
Capa | Sociedade
15/07/2023
Carta Viva – 289
04/08/2023

COMPARTILHE

Foto: koya979-Adobe Stock

Coração de pedra


Em três momentos, a carta aos Hebreus apresenta esta importante exortação: se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais o vosso coração (Hb 3.7,8). No capítulo 3 dessa epístola, usando como referência o povo de Israel e sua obstinação durante a passagem pelo deserto, o autor enfatiza as características de um coração duro: permanece no erro (v.10), é perverso e incrédulo (v.12), rebela-se contra Deus (v.16) e é desobediente (v.18). O motivo dessa dureza é o engano do pecado
(Hb 3.13). Ou seja, as pessoas que rejeitam o Evangelho estão sendo enganadas pelo maligno (2 Co 4.4).

Referindo-se à obstinação dos israelitas no deserto, Davi expressa o sentimento do Senhor pelos que se deixam endurecer: Durante quarenta anos, estive desgostado com essa geração e disse: é povo de coração transviado, não conhece os meus caminhos (Sl 95.10 – ARA). Entretanto, o salmista apresenta o remédio para esse terrível mal: Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos! Ajoelhemos diante do Senhor que nos criou. Porque ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração, como em Meribá e como no dia da tentação no deserto, quando vossos pais me tentaram; provaram-me e viram a minha obra (Sl 95.6-9)

Espírito novo – O que é o dia da tentação? O capítulo 20 de Números narra o momento em que o povo se levanta contra Moisés e Arão e murmura por causa da falta de água no deserto. Aquelas pessoas tinham o coração de pedra. Eram incrédulas, perversas, rebeldes e desagradaram a Deus. Entretanto, o Senhor é misericordioso e capaz de operar grandes transformações, como declara o profeta Ezequiel: E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra a vossa carne e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis (Ez 36.26,27).

Recentemente, uma pessoa de nossa Igreja insistiu com a irmã, até então descrente, que esta a levasse ao culto. Depois de ter sido internada gravemente enferma, essa membro só se locomovia em cadeira de rodas; por isso, havia muito tempo que não participava das reuniões. A sua parente próxima não queria acompanhá-la ao templo, mas acabou cedendo. Para a glória de Deus, tive a oportunidade de orar por aquela mulher que, na mesma hora, levantou-se e correu na frente do altar. Diante do milagre, a irmã, que não cria, passou a glorificar Jesus. Corações de pedra se quebram diante do poder do Altíssimo!

Pr. Rogério Postigo
Advogado e líder estadual da Igreja Internacional da Graça de Deus em Minas Gerais


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *