Família | Revista Graça/Show da Fé
Capa | Atualidade
25/10/2023
Jornal das Boas-Novas – 293
22/12/2023
Capa | Atualidade
25/10/2023
Jornal das Boas-Novas – 293
22/12/2023

COMPARTILHE

Foto: Pexels / Karolina Grabowska

O favor de Deus


Desgosto é falta de prazer, de alegria. Trata-se de um aborrecimento causado, normalmente, por uma experiência negativa que gera dor. Muitos casais, por nutrirem esse sentimento, não sentem satisfação de estarem juntos. Como consequência disso, não há mais alegria no lar. Mas onde está o problema? No coração amargurado, entristecido, contaminado, que faz a vida se tornar preta e branca e o dia mais lindo parecer nublado. 

A solução está em recebermos Jesus e tudo o que Ele tem a nos oferecer. O profeta Isaías foi usado por Deus ao dizer: E os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com júbilo; e alegria eterna haverá sobre a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido (Is 35.10).

No capítulo 1 de 1 Samuel, vemos a história de Ana, uma mulher que vivia triste por não poder gerar filhos. Seu nome significa favorecida. No entanto, para a cultura da época, a esterilidade era um sinal de desfavor divino. Ela era esposa de Elcana, marido também de Penina, cujo nome quer dizer fértil. Esta dava filhos ao esposo e se valia disso para provocar Ana (1 Sm 1.3-8), que se tornou uma pessoa amargurada.

Todas as bênçãos – Ana viveu nesse estado por anos, até que, em uma visita com a família ao templo, levantou-se para orar (1 Sm 1.9-17). A partir daí, a história dela mudou: em vez de apenas chorar e se lamentar por sua condição, ela se voltou com fé para o Único que poderia ajudá-la. Muitas servas de Deus passam um longo tempo chorando sem verem mudança. Elas têm o favor divino, mas vivem como se não o tivessem. Vale ressaltar: enquanto choramos, nosso inimigo ri de nós, pois está conseguindo nos abater. A Bíblia afirma que todas as bênçãos são nossas
(Ef 1.3), entretanto o povo de Deus desconhece o seu direito. Muitos, talvez por terem sido mal ensinados, creem que, no Céu, terão alegrias, mas, na Terra, Deus quer fazê-los sofrer. Que tipo de Pai seria Ele então? Isso não é verdade, pois Jesus afirmou: Se, vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? (Mt 7.11). 

Quando orou de todo o coração, Ana foi atendida pelo Todo-Poderoso. Note que, em momento algum, ela pediu para se vingar da rival. Em sua prece, apenas agradeceu a Deus e obteve a Sua resposta. O Senhor não lhe deu apenas um filho, mas também um profeta: Samuel cumpriria uma grande missão em Israel. Por essa razão, Ana pôde cantar assim: Porquanto me alegro na tua salvação. Não há santo como é o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus (1 Sm 2.1,2).

Que possamos buscar ao Senhor com fé e de todo o coração, tal como Ana, para vermos o favor do Altíssimo em ação, tirando o desgosto da nossa vida, do nosso lar e do nosso casamento.

Pr. Rogério Postigo
Advogado e líder estadual da Igreja Internacional da Graça de Deus em Minas Gerais


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *