Minha Resposta | Revista Show da Fé
Igreja
02/02/2020
Carta do Pastor à ovelha – 248
01/03/2020
Igreja
02/02/2020
Carta do Pastor à ovelha – 248
01/03/2020

O que devo fazer para me livrar dos desejos da carne? Sinto que posso cair em tentação a qualquer momento. Só não estou pior porque me consagro e jejuo constantemente. Mesmo assim, a vontade de pecar é grande.

D. M. B., via Internet

R.: Essa tem sido uma dúvida recorrente, o que, de certa forma, é um bom sinal, porque sinaliza a preocupação dos salvos por Cristo em se manterem em santidade. Além de uma obrigação, buscar ser santo é crucial para alguém ver as maravilhas de Deus acontecerem (Rm 6.19; 2 Co 7.1; Hb 12.14; Js 3.5). Como você diz, as tentações têm origem na carnalidade, naquilo que, em nós mesmos, se opõe à vontade do Onipotente (Rm 7.18; Gl 5.17; Tg 1.14,15; 4.1). Por essa razão, o Senhor Jesus ensinou que, para segui-Lo, é preciso negar a si mesmo e, a cada dia, tomar a cruz (Lc 9.23). Ora, por que o Mestre nos mandou fazer isso? Para que serve a cruz? Para crucificar a carne com suas paixões (Gl 5.24). Portanto, continue se consagrando. Tome posse das promessas do Senhor, o qual nunca mente. Ele afirma não haver tentação que não possa ser resistida e garante dar o escape, a fim de podermos suportá-la (1Co 10.13). Crie disciplina pessoal e não esmoreça, subjugue seu corpo, pois, assim, você ganhará a vida abundante, incomparável com qualquer prazerzinho transitório do pecado (1 Co 9.27; Gl 5.16; 6.8). Nunca se esqueça: você é mais do que vencedor em Cristo Jesus! (Rm 8.37).


Missionário, fui batizada nas águas, mas continuo com pensamentos atormentadores e mórbidos. O que faço para me libertar disso?

H. L. X., sem identificação da cidade

R.: O batismo nas águas só faz sentido e diferença se a pessoa, antes de se batizar, já tiver manifestado a fé real em Cristo Jesus (Mc 16.16). Isso não significa meramente acreditar no Salvador, pois até os demônios o fazem, nem por isso são salvos (Tg 2.19). Ter fé no Senhor é crer que Ele pagou o preço dos nossos pecados e levou nossas dores na cruz do Calvário (Is 53.4,5). É aceitar que, antes desse ato, se vivia como as Escrituras condenam. Mas, agora, a pessoa passa a caminhar segundo a Palavra de Deus (Jo 14.21), deixando para trás seus antigos hábitos. Em outras palavras, o batismo nas águas marca uma mudança radical no ser humano que se arrependeu dos seus erros, confiante na salvação trazida pelo Salvador, e que passa a andar em novidade de vida (Rm 6.4). Se a senhora não se batizou com essa consciência, apenas tomou um banho. Entretanto, se realmente se entregou ao Salvador, é preciso transformar-se pela renovação da mente (Rm 12.1,2). Assumir a mente de Cristo, pensando somente nas coisas do Alto e em tudo o que edifica (1 Co 2.16b; Cl 3.2; Fp 4.8). Não há lugar, portanto, para pensamentos mórbidos na mente de uma seguidora do Senhor Jesus, a luz do mundo (Jo 8.12). Medite nessas verdades com o coração na presença do Pai e determine a vitória. Repreenda os pensamentos atormentadores em Nome de Jesus e passe a frequentar as reuniões de libertação da igreja. Em breve, você verá o inimigo envergonhado sob seus pés (Rm 16.20).


Qual deve ser a atitude de uma mulher cristã acerca da separação? É correto requerer a pensão alimentícia do marido na Justiça, quando ele está convertendo-se ao Evangelho, orando a Deus para mudar de vida e tentando reconquistar a família?

U. B. X., via Internet

R.: Em primeiro lugar, vamos lembrar que a atitude de uma mulher cristã tem de ser sempre para edificar o lar, mantê-lo santo e unido, em contraste vigoroso ao comportamento da mulher tola (Pv 14.1). Agora, quanto a essa questão que você colocou, a resposta não deve ser procurada levando-se em conta apenas e tão somente os direitos envolvidos. O Senhor Jesus ensinou que a justiça de Seus seguidores deve exceder a dos escribas e a dos fariseus (Mt 5.20). Se nossa conduta ética precisa ir além daquela dos religiosos, isso significa que temos de considerar todos os aspectos da situação. Nesse caso narrado, por exemplo, será preciso verificar as razões que levaram essa mulher a requerer a pensão. Ela, de fato, necessita do dinheiro neste momento, ou está usando o direito que possa ter para prejudicar o ex-marido? A Bíblia Sagrada ensina que os tementes a Deus nunca se vingam dos seus inimigos nem os prejudicam, pelo contrário, eles até os socorrem em suas necessidades (Lc 6.27-31; Rm 12.17-21). Os que são de Jesus entregam sua causa ao justo e reto Juiz e esperam nEle (1 Pe 2.21-23). Por outro lado, se houver uma necessidade real da pensão, e o direito a ela existir, será preciso lembrar ao ex-marido de que Cristo a quem ele está convertendo-se é o defensor dos desamparados (Pv 22.22,23). Portanto, se esse homem estiver levando a sério sua conversão, socorrer a família que ele mesmo gerou será prioridade. De todo modo, o melhor para essa mulher e para seu ex-cônjuge é buscar a Deus, a fim de que as intenções mais secretas do íntimo de cada um se revelem, e ambos se acertem, fazendo o que o Senhor indicar em Sua Palavra (Pv 16.2). De repente, pela graça de Deus, o casal se reconcilia, como ensina a Bíblia (1Co 7.10,11).


Por mais que eu peça a Deus e acompanhe seu programa na TV quase todos os dias, não tenho fé. Como fazer para ter certeza de que o Senhor está comigo e, assim, esperar por dias melhores?

L. N. M., sem identificação da cidade

R.: O Livro Santo é claríssimo: Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam (Hb 11.6). A Bíblia também ensina que a fé vem por ouvir a Palavra (Rm 10.17). Ao clamar ao Altíssimo e acompanhar o Show da Fé, como você diz, fica evidente a sua crença no Senhor e o seu interesse pela Mensagem dEle; então, por que a fé não brota em seu coração? Fé nada mais é do que a confiança absoluta em Deus e em Suas ricas promessas, registradas nas Escrituras. Há muitas pessoas que se recusam a confiar no Senhor porque, segundo elas, Jesus não faz o que acham que deveria fazer, servir-lhes como uma espécie de gênio da lâmpada de Aladim. Tiago diz que Deus não ouve nossa oração justamente quando pedimos mal, com interesse apenas na satisfação de nossos anseios e deleites (Tg 4.3). A solução para isso tudo está em nascer de novo, arrependendo-se do jeito errado com que se vive, confessando os pecados a Deus e reconhecendo que o Senhor Jesus morreu em seu lugar. A partir daí, passar a viver em acordo com os ensinamentos do Salvador (Jo 3.1-21). Recomendo que você medite em tudo o que lhe escrevi e que procure, com urgência, uma igreja que pregue o Evangelho completo. Frequente as reuniões de libertação e, em breve, você estará adorando o Senhor e usufruindo de Suas promessas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *