Minha Resposta | Revista Graça/Show da Fé
Vida Cristã
01/04/2020
Telescópio – 251
01/06/2020
Vida Cristã
01/04/2020
Telescópio – 251
01/06/2020

Se uma pessoa não for batizada com o Espírito Santo, ela não será salva?

K. K. B., sem identificação da cidade

R.: Essa é uma ótima pergunta, pois me dá a oportunidade de desfazer uma confusão muito comum. Quem salva é só o Senhor Jesus. Ele morreu na cruz para pagar, com Seu sangue, os pecados dos que nEle acreditam (Jo 3.14-16; 14.6; At 4.12). Esses recebem o Espírito dEle, o Espírito Santo (Rm 8.9). Portanto, quando a pessoa se arrepende de seus pecados e entrega a direção de sua vida ao Salvador, ela é salva e recebe o selo do Espírito (2 Co 1.22; 5.5; Ef 1.12-14). O caso do ladrão convertido no Calvário ilustra bem essa verdade. Ele foi salvo, sem ao menos batizar-se nas águas, apenas por expressar fé em Cristo e arrependimento de seus erros (Lc 23.39-43). O batismo com o Espírito Santo, por sua vez, é outra experiência, distinta da salvação (selo do Espírito). Pode acontecer com a conversão ou após ela, geralmente depois do batismo nas águas (At 2.37,38). Essa segunda bênção tem o objetivo de capacitar o salvo a fazer a obra de Deus na unção do Redentor, com intrepidez e poder (At 4.13,31). Há salvos que ainda não a receberam. Isso ocorre por falta de fé, de orientação ou por algum pecado oculto, visto que se trata de uma promessa feita pelo próprio Filho de Deus (Lc 11.9-13). Então, todo cristão deve buscar esse batismo para si, o qual é recebido pela fé. Meu livro Como tomar posse da bênção esclarece sobre esse importantíssimo assunto.


Sou batizado nas águas, mas, há um bom tempo, não frequento nenhuma congregação. É necessário ir à igreja?

G. T. Q., via Internet

R.: É fundamental frequentar uma igreja que pregue o Evangelho completo. Essa assiduidade é crucial para alimentar a alma e o espírito com a Palavra, que limpa e promove a fé (Jo 15.3; Rm 10.17). É por essa e outras razões que a Bíblia Sagrada exorta os filhos de Deus a nunca deixar de congregar (Hb 10.25). Alguém dirá que, atualmente, pode-se assistir aos cultos pela TV ou pela internet. É verdade, mas essas transmissões vieram para atender aqueles que estão fisicamente impedidos de sair de seus lares, e não para promover facilidade e conforto a crentes preguiçosos. O caminho da salvação é apertado e estreito, enquanto o que conduz ao sofrimento eterno é bem largo e confortável (Mt 7.13,14). O Senhor Jesus estabeleceu uma série de ministérios na igreja local, visando o progresso de Seus seguidores; a fim de que cada um deles alcance a mesma estatura dEle (Ef 4.11-16). É congregando na igreja que desenvolvemos os dons do Espírito Santo e crescemos na comunhão dos irmãos, na fé e na graça (At 4.32-35; 1 Co 12.4-31). Portanto, digo ao irmão que mude seu comportamento em relação à igreja e confesse esse pecado, com sinceridade, ao Senhor. Ainda hoje, volte para a casa do Pai, o baluarte da Verdade (1 Tm 3.14,15).


Missionário, por que algumas crianças morrem cedo, antes mesmo de terem conhecimento de Deus, e outras nascem defeituosas ou com problemas mentais?

J. N. M. R., sem identificação da cidade

R.: Todo tipo de sofrimento e de injustiça é resultado do pecado que amaldiçoou a criação perfeita de Deus (Gn 3.17-19). A própria morte só veio a existir por causa da transgressão do homem contra o Senhor (Rm 6.23). Essa condição abarca todo o mundo material, de sorte que a corrupção alcança a criação inteira, por isso o ser humano sofre (Rm 8.19-22). Essa é uma das razões por que o Senhor Jesus afirmou que o propósito do diabo é roubar, matar e destruir (Jo 10.10a). Satanás está por trás de tudo o que não presta e nos faz padecer. Mas ele já foi destronado e vencido por Aquele que veio a este mundo para desfazer as obras malignas e nos dar vida abundante (1 Jo 3.8b; Jo 10.10b). Por isso, de nada adianta especular acerca de por que esse ou aquele nasce com algum defeito, e sim atentar para o que o Mestre nos trouxe: cura e vida eterna, como o episódio dEle com o cego de nascença demonstra (Jo 9.1-7). Conhecer o Evangelho é crucial a fim de obtermos fé e tomarmos posse da salvação, cura e libertação, entregues pelo sacrifício do Senhor Jesus no Calvário àqueles que O buscam de todo o coração (Jr 29.13; Is 53.4-6; 1 Pe 2.24).


Tenho 21 anos e me preocupo por não conseguir praticar os ensinamentos da Palavra. Acho que só envergonho o Nome do Senhor. Meus familiares são avessos ao cristianismo e não veem Deus operar em minha vida. Falam até que Ele é um farsante. Por que Jesus não responde às minhas orações? O meu maior desejo é conhecê-Lo e nascer de novo.  

R. F. D., via Internet

R.: Uma resposta completa demanda saber mais e melhor acerca do seu dilema. Entretanto, posso adiantar que está caindo em uma armadilha bastante usada pelo diabo: conhecer a Bíblia sem envolver-se com o Altíssimo de modo pessoal. Essa experiência que, graças a Deus, você tanto almeja só se torna possível quando se põe em prática o que as Escrituras ensinam. Do contrário, há apenas ilusão e pecado, exatamente como você descreve (Tg 1.21-25). O Senhor Jesus ensinou que só tem comunhão com Ele aquele que ouve Seus mandamentos e os pratica (Lc 6.46; Jo 15.14). Talvez esteja enfrentando essa frustração por querer operar grandes coisas por meio da fé, quando o certo é começar pelo básico, como mudar o comportamento cotidiano em relação aos erros, abandonando-os, por exemplo (Ef 4.28). Então, gradativamente, você cresce na fé e no entendimento da vontade divina, desde que O busque por meio da oração, do estudo da Palavra e da santificação (Rm 6.19; Hb 12.14). Ir sempre a uma boa igreja é, também, importantíssimo para o aprendizado dos aspectos práticos da fé, pois os homens de Deus devem ser exemplos vivos de como seguir o Senhor Jesus (1 Co 4.16; 11.1; Fp 3.17; 1 Ts 1.6; Hb 6.12). O Curso Fé, encontrado no site do Shopping do Povo, será útil para você no processo de entender como realizar os ensinamentos do Texto Sagrado.


Querido Missionário, gosto do seu programa e das suas mensagens de fé. Sou presbítero da Assembleia de Deus e estou cansado desse evangelho sem poder. Tenho lido e ouvido bastante a respeito do Movimento Palavra de Fé (ou Movimento Fé) e gostaria que o senhor me explicasse mais acerca desse assunto. 

O. P. A., Tubarão (SC)

R.: Como seguidores do Senhor Jesus, devemos atentar apenas para a Palavra de Deus, nossa regra única e infalível de fé e prática. Por melhores ou mais bem intencionados que sejam os movimentos, nenhum deles é perfeito, além do fato de vários serem só modismos. Quem não se lembra da “febre” do dente de ouro e de outras semelhantes que simplesmente passaram, como alerta a Bíblia (1 Pe 1.23-25)?

Tenho como princípio jamais falar bem ou mal de qualquer igreja, pois, só posso comentar do trabalho que faço. Que Deus lhe dê o entendimento de que você precisa.  


4 Comments

  1. cleo ventura disse:

    Missionário pessoas que convivem juntos podem ser batizadas na s aguas

  2. Vera Lucia Fernandes disse:

    o que é a alma

    • Editor disse:

      Ótima pergunta! Vamos encaminhar a sua pergunta ao Missionário, para que seja respondida na seção MINHA RESPOSTA. Grato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *