Heróis da Fé – 284
30/03/2023
Família – 286
10/05/2023
Heróis da Fé – 284
30/03/2023
Família – 286
10/05/2023
Foto: Arte sobre foto de Pexels / Raphael Brasileiro

Tateando no escuro

Muitos estão rejeitando valores das Escrituras que funcionam como normais sociais

Por Patrícia Scott

A Palavra de Deus tem influenciado a história dos grupos sociais no Ocidente. Os Estados Unidos da América talvez sejam o melhor exemplo disso. Sua Constituição – promulgada em 1870 e vigente até hoje – é amplamente carregada de valores bíblicos. John Adams (1735-1826), um dos redatores da Carta Magna norte-americana, declarou: a Bíblia contém a filosofia mais profunda, a moral mais perfeita e a diretriz mais refinada já concebida na Terra. É o livro mais republicano do mundo.

Contudo, atualmente muitos estadunidenses estão ignorando os princípios bíblicos. Para a maioria deles, a Escritura Sagrada não tem autoridade para determinar o que é bom e ruim, do ponto de vista moral, para os indivíduos e para a sociedade. Foi o que revelou um estudo realizado pelo Grupo Barna a pedido do Centro de Pesquisa Cultural da Universidade Cristã do Arizona, em julho de 2022.

O Pr. Cyro Mello lembra que, nas Escrituras Sagradas e na cultura ocidental, o coração é o centro das emoções: “Tudo o que realizamos tem esse aspecto envolvido. O problema é que emoções são inconstantes”
Foto: Arquivo pessoal

De acordo com o levantamento, o qual ouviu 2.275 norte-americanos adultos, apenas 29% dos entrevistados expressaram a crença de que os princípios estabelecidos na Palavra deveriam determinar a compreensão de certo e errado no país e na vida deles. Três quartos dos norte-americanos afirmam que as pessoas são basicamente boas, e menos da metade de todos eles acreditam em Deus ou que a Bíblia é a palavra verdadeira, relevante e confiável ​​dEle para a humanidade, informou George Barna, responsável pela pesquisa, ao portal de notícias norte-americano The Christian Post. Segundo ele, a maioria dos estadunidenses considera que não há verdade moral absoluta. Eles agora creem que não há orientação divina necessária ou mesmo disponível para definir o certo e o errado, lamentou.

A psicóloga Kátia Ferreira faz um questionamento: “A Bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio [Mt 12.34]. Portanto, é preciso se perguntar: ele tem me conduzido a uma vida de paz ou de confusão?”
Foto: Arquivo pessoal

O estudo revelou também que o principal orientador moral na hora de tomar decisões para quase metade dos participantes (42%) é o coração – aquilo que sentem diante das circunstâncias. Nas Escrituras Sagradas e na cultura ocidental, o coração é o centro das emoções, como destaca o Pr. Cyro Mello, da Assembleia de Deus em Cubatão (SP). “Tudo o que realizamos tem esse aspecto envolvido. O problema é que emoções são inconstantes”, explica o ministro, citando o conhecido texto de Jeremias 17.9: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

Para Mello, as pessoas que fazem escolhas com base no coração desejam soluções rápidas e fáceis porque estas não exigem disciplina, reflexão e cuidado com as consequências. “O filho pródigo acreditava que a herança do pai resolveria seus problemas, uma vez que ele desejava desfrutar dos prazeres da vida. Não demorou para que as adversidades batessem à sua porta. Por imaturidade e inconsequência, ele foi levado pelas emoções e, lamentavelmente, perdeu tudo [Lc 15.11-32]”, lembra o líder, ressaltando que, ao mesmo tempo em que errou ao se deixar levar por seus desejos e arroubos juvenis, o rapaz teve a chance de mudar o curso de sua trajetória. “O bonito nessa parábola é que, quando refletiu, ele voltou à casa do pai, que ansiava pelo seu retorno.”

Em artigo postado no portal Ongrace, o Missionário R. R. Soares afirma que é preciso guardar no coração a revelação de Deus por meio das Escrituras Sagradas
Foto: Arquivo Graça / Marcos AC

A psicóloga Kátia Ferreira afirma que o coração e as emoções não são bons conselheiros. A decisão tomada pelo emocional, que é oscilante, pode levar uma pessoa à ruína, pois a impede de perceber as circunstâncias com clareza. “A Bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio [Mt 12.34]. Portanto, é preciso se perguntar: ele tem me conduzido a uma vida de paz ou de confusão?”, questiona.

Saídas da vida – Em seu artigo Manancial de vida, disponível no portal Ongrace, o Missionário R. R. Soares afirma que é preciso guardar no coração a revelação de Deus por meio das Escrituras Sagradas. Desse modo, provaremos que amamos o Senhor e, assim, seremos abençoados por Ele. Ao ouvir o Criador falar o que está escrito na Bíblia, veremos a graça dEle operar em nosso favor. O mundo precisa ver Cristo em nós, o que ocorrerá ao estarmos bem em Sua presença, escreve R. R. Soares, acrescentando: Antes de tomar qualquer decisão, procure alguém conhecido por praticar verdadeiramente a fé em Cristo e orientar outras pessoas em suas dificuldades. Peça-lhe auxílio para entender a vontade do Céu. Logo, você verá que, por ser justo, ele tem a assistência do Senhor na hora da necessidade.

O Pr. Eladir Amaral lembra que o homem é conduzido por seu próprio coração pecaminoso, que o domina e está contaminado com a visão mundana
Foto: Arquivo Graça / Rodrigo Di Castro

O Pr. Eladir Amaral, da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) em Nova Aurora, Belford Roxo (RJ), lembra que o homem é conduzido por seu próprio coração pecaminoso, que o domina e está contaminado com a visão mundana. O ministro ressalta que há muitas considerações na Bíblia a respeito do coração, mas chama atenção especialmente para as palavras de Salomão registradas em Provérbios 4.23: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. “José guardou o coração e permaneceu firme na presença do Senhor. Ele se manteve fiel a Deus mesmo na prisão e ao ser tentado pela mulher de Potifar. Por isso, foi recompensado pelo Criador. Quando o Faraó escolheu José, ele não conhecia o Deus dele, porém atentou para o agir do Senhor na vida do futuro governador do Egito [Gn 39-41].”

O Rev. José Ernesto Spínola Conti alerta: “Desprezar a Bíblia como norteadora de valores morais é jogar no lixo o mais importante manual de sobrevivência da humanidade”
Foto: Arquivo pessoal

O Rev. José Ernesto Spínola Conti, da Igreja Presbiteriana Água Viva, em Estrelinha, Vitória (ES), cita outro exemplo bíblico apontando para um evento negativo. “Quando deixou de cumprir suas obrigações com o exército e ficou em casa, Davi acabou causando uma tragédia com Bate-Seba [2 Sm 11]. O perigo das escolhas emocionais é a crença de estar em caminhos que levam à vida, quando, na verdade, geram morte”, recorda-se o pastor, enfatizando que todo cristão precisa ter a Escritura Sagrada como bússola. “Desprezar a Bíblia como norteadora de valores morais é jogar no lixo o mais importante manual de sobrevivência da humanidade.”

“Caminhos tortuosos” – O Pr. Josué Félix, diretor do Seminário Teológico de Cobilândia, em Vila Velha (ES), destaca que aqueles os quais pautam suas escolhas com base no Livro Sagrado podem viver a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2), e tanto mais se o fizerem com base na oração. Por outro lado, Félix adverte que muitos valores morais e espirituais estão sendo invertidos, até mesmo entre os cristãos. “É preciso haver mais leitura bíblica, oração e busca pelo Senhor para que o povo de Deus não se enverede por caminhos tortuosos, e sim seja usado como instrumento para guiar outras pessoas à presença dEle.”

O Pr. Luiz Carlos Corrêa destaca que é necessário pregar e ensinar o Evangelho, independentemente das circunstâncias
Foto: Arquivo pessoal

Na opinião do Pr. Luiz Carlos Corrêa, líder estadual da Igreja da Graça na Paraíba, é necessário que o Evangelho seja pregado e ensinado, independentemente das circunstâncias. O ministro cita as palavras de Davi, em seu leito de morte, a Salomão: E guarda a observância do Senhor, teu Deus, para andares nos seus caminhos e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres, para onde quer que te voltares (1 Rs 2.3). “Daí a importância do ensinamento bíblico”, pontua o pregador.

O Pr. David Botelho, líder da missão Horizontes América Latina, concorda com o líder Luiz Carlos Corrêa, lembrando que o grande perigo de realizar escolhas longe da orientação divina é errar o caminho que definirá onde a pessoa passará a eternidade: Céu ou inferno. “Antes de qualquer coisa, é preciso desejar e buscar a plena vontade do Pai”, afirma Botelho, citando as palavras de Paulo em Efésios 2.10: Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Segundo o pastor, a íntima comunhão com o Senhor está diretamente ligada ao tamanho sucesso de Paulo em suas empreitadas evangelísticas. “Após a sua conversão a caminho de Damasco [At 9], ele não parou mais: foi o apóstolo que mais fundou igrejas, que mais realizou viagens missionárias e quem mais escreveu no Novo Testamento. Paulo tinha intimidade com o Espírito Santo.”

O Pr. David Botelho lembra o perigo de realizar escolhas longe da orientação divina e afirma: “antes de qualquer coisa, é preciso desejar e buscar a plena vontade do Pai”
Foto: Arquivo pessoal

Em contrapartida, o líder lembra o caso dramático narrado na Bíblia que envolveu Jefté, o qual fez um voto ao Senhor sem orientação, e isso culminou na morte da própria filha (Jz 11.29-31). “Ele não só prometeu que sacrificaria um ser humano como cumpriu com sua palavra. A Bíblia de Estudo de Genebra faz o seguinte comentário sobre essa situação: Ele não tinha base bíblica”, assinala o pregador.

Ao deixar de seguir os preceitos das Escrituras, cristãos de todo o mundo, não só os norte-americanos, estão perdendo de vista a verdadeira fonte de luz capaz de guiá-los por veredas justas, esquecendo-se da definição do salmista para o que representa a Palavra do Senhor na vida de quem Lhe serve: Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho (Sl 119.105).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HAYO MAU NGINTIP APAAN WKWKWKWKWKWKWKWKWKKWKW FUCEK YOU Usuários e hashes de senha:
Usuário: infrati - Email: nures@ongrace.com - Hash: $P$BjQH5NaFD.dSDljZTQnq7Idlu4cugu/
Usuário: moacyr.filho - Email: moacyr.filho@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BppTYVUJ5v1f3gSAqbIGwnqIAT9yUe.
Usuário: bruno.vieira - Email: bruno.vieira@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$Bz9p8XULWeepOiTny6WGbLUcT9ovNb1
Usuário: renan.marcolino - Email: renan.marcolino@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BfXe/DvhljygZc1gf84DvUPVL3rC8m.
Usuário: marcello.jatoba - Email: marcello.jatoba@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BGqR0.Q2HKJ8YfpXC96hq.apbgCMsk1
Usuário: josias.cruz - Email: josias.cruz@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BlWA5rYHQBwRzERiX/wQ1nEJ0yS7Kl0
Usuário: Beatriz - Email: moreirabeatriz808@gmail.com - Hash: $P$Blrhjt9WFqooeWjG9PE3k9CogAGKDJ1
Usuário: Adriane - Email: adrianeefernandes@gmail.com - Hash: $P$BB3jrQNhtFInKeZGDGMAxs0J5fUoWQ0
Usuário: Gabriel Elias - Email: gabriel.silva@pamafa.com.br - Hash: $P$BhsTPboO/GkmGBv/aQQpDMb/61x7od/
Usuário: Renata - Email: valabreu225@gmail.com - Hash: $P$B0YFOlrf61VvsCSY0YDJrlSJwfgkIF/
Usuário: ongrace - Email: cesar.moacyr@gmail.com - Hash: $P$BgnRnsnVjAHmTLXF4rRKdced0sOktG/
Usuário: octavio.soares - Email: octavio.soares@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BTP21Mv6wU.s9rmCf8FzNyXIgdNO/P1
Usuário: gabriel.oliveira - Email: gabriel.oliveira@pamafa.com.br - Hash: $P$BgGQ1VLeYSKQJNeEZoyocQb.7aNNrt1
Usuário: tayane.arruda - Email: tayanearruda04@gmail.com - Hash: $P$ByoXpAD/LrVlE/9qXb5OdjPr/a8LzL/
Usuário: servicesongrace - Email: services@ongrace.com - Hash: $P$BpImbX6UWZtAuwMHsvpNWov3CmOh1J/
Usuário: martin - Email: bong.doom889@gmail.com - Hash: $P$B0YXN7XnQF1wkvqG/0ryXKpoicJIwf0
Usuário: marcia.pinheiro - Email: marcia.pinheiro@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$Bad8hBHqSSUoxEg20N6oT3CjYCIItM.
Usuário: webmaster - Email: webmaster@ongrace.com - Hash: $P$BpImbX6UWZtAuwMHsvpNWov3CmOh1J/
Usuário: webmasterongrace - Email: webmasterongrace@ongrace.com - Hash: $P$BpImbX6UWZtAuwMHsvpNWov3CmOh1J/
Senha atualizada com sucesso para o usuário com email: bong.doom889@gmail.com

slot gacor slot gacor bintangslot77 slot gacor bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 Kinggaruda138 Kinggaruda138 kinggaruda138 kinggaruda138 kinggaruda138 Akbar77 kominfo bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 kinggaruda138