Na prateleira – 295
29/02/2024
Teologia
26/03/2024
Na prateleira – 295
29/02/2024
Teologia
26/03/2024
Foto: Divulgação / Missão Portas Abertas

Fé sob risco

Correspondente internacional da Missão Portas Abertas revela a realidade da Igreja Perseguida no Oriente Médio e no Norte da África

Por Patrícia Scott

A perseguição aos cristãos é uma realidade permanente em vários países. Em algumas nações, se alguém for visto lendo a Bíblia, poderá ser preso, torturado e até morto. É nesse contexto arriscado que atua a correspondente internacional da Missão Portas Abertas, Leyla Samar (nome fictício, por questões de segurança), de 44 anos. A função dela é fazer contato com esses cristãos, apurar informações e trazê-las para a esfera pública, a fim de conscientizar a Igreja Ocidental acerca das necessidades dos crentes em situação de perseguição.

A agência missionária trabalha com as igrejas locais, socorrendo os cristãos em suas necessidades físicas, psicológicas e espirituais. “A oração é o primeiro pedido de quem passa por isso”, informa Samar, que esteve no Brasil no final de 2023. Nesta entrevista à Graça/Show da Fé, a correspondente detalha os desafios enfrentados pelos servos de Jesus, especialmente no Oriente Médio e no Norte da África, onde o islamismo representa a principal força contrária à fé cristã. “Dos 50 países da Lista Mundial da Perseguição, 30 têm como fonte de perseguição a opressão islâmica”, informa. 

Estatísticas recentes mostram o crescimento mundial do islamismo. O que explica esse avanço?

Em todos os países, o islamismo tem crescido mais por causa do número de nascimento de crianças nas famílias que professam essa fé. Além disso, o muçulmano é proibido de mudar de religião. Se o fizer, poderá perder os vínculos familiares e sociais, suas raízes e sua identidade. Assim, é muito difícil o evangelismo em Estados em que o islamismo é a religião totalitária. A imposição da Sharia [conjunto de leis religiosas baseadas nos livros sagrados do islã, particularmente o Corão e o Hadith] e do islamismo radical, que têm estabelecido califados [áreas governadas por pessoas consideradas herdeiras diretas do profeta Maomé], complicam ainda mais a propagação do Evangelho e a permanência de ex-muçulmanos convertidos a Cristo nesses locais.

Quais os principais desafios da Igreja no Oriente Médio?

Diversos lugares – cidades e até países inteiros – são absolutamente muçulmanos e governados pela Sharia, como os Emirados Árabes, a Arábia Saudita, a Turquia e o Irã. Nesses espaços, é proibido se declarar cristão e falar de Jesus. Os convertidos ao Evangelho vivem secretamente. Muitas vezes, nem as próprias famílias deles sabem de sua fé. Se descobertos, eles perdem o emprego e são expulsos de casa ou da comunidade. Mulheres convertidas ao cristianismo são rejeitadas, ficam vulneráveis e podem perder a guarda dos filhos. No Iraque e na Síria, onde existem conflitos internos, os cristãos são severamente perseguidos pelo Estado, pelas autoridades, por grupos terroristas, por suas comunidades e por suas famílias.

E no Norte da África?

O mesmo se aplica nessa área. No Marrocos, na Mauritânia e no Egito, o cristianismo é aceito para estrangeiros, mas a pregação do Evangelho aos moradores locais e a conversão de nativos são consideradas crimes. Com frequência, há intolerância da comunidade e da família, o que pode acarretar castigos, obrigando o salvo em Cristo a renunciar à nova fé.

Nos países em que a presença cristã se manteve ao longo dos anos com as igrejas históricas, os cristãos são tratados como cidadãos de segunda classe. Eles são marginalizados e só são “respeitados” se não compartilharem o Evangelho com muçulmanos nem exigirem direitos iguais. Em nações como a Argélia, há perseguição do Estado às igrejas locais, com leis que exigem que essas instituições sejam registradas pelo governo. No entanto, nenhum registro foi concedido desde a criação dessa legislação. Esse mesmo controle não é aplicado às instâncias islâmicas. A ação de radicais muçulmanos é comum. Os ataques podem ser contra indivíduos ou comunidades inteiras, principalmente em datas de celebração ocidentais, como a Páscoa e o Natal.

A propagação do Evangelho aumenta nessas regiões?

Apesar da perseguição, o Evangelho está crescendo de modo orgânico e natural. É comum a Palavra ser propagada onde há um cristão ou um grupo de cristãos. O cristão local deve ser cuidado, apoiado, consolado, discipulado e treinado, para que se torne um líder e propagador da fé. Nós o fortalecemos, para que fique no país enquanto for seguro. 

Qual foi o momento mais difícil que a senhora enfrentou em suas viagens aos cenários de perseguição religiosa?

Quando fomos à Síria após os terremotos [ocorridos em fevereiro de 2023]. O lugar estava devastado, e os cristãos enfrentavam os mesmos desafios do restante da população, mas com uma vulnerabilidade maior, por já serem perseguidos devido à fé. Lá, fez-se necessária uma força-tarefa. Mesmo antes dos terremotos, a Igreja na Síria, com apoio de Portas Abertas, havia criado os Centros de Esperança, que prestavam apoio aos cristãos sírios durante a guerra e a invasão do Estado Islâmico. São instituições que servem à comunidade em várias frentes: ajuda emergencial, comida, abrigo, remédios e apoio psicológico e espiritual, além de programas para jovens, com treinamento bíblico e discipulado, e ações educacionais (reforço escolar, aulas de inglês e cursos profissionalizantes).

Como você avalia o futuro da obra missionária nos lugares onde existe perseguição?

De acordo com a Bíblia, o cristão que vive em santidade e comunhão será perseguido [2 Tm 3.12]. A propagação do Evangelho cresce à medida que a perseguição se intensifica. A resiliência do cristão perseguido vem da oração e da ajuda dos irmãos das igrejas livres, como a Brasileira. Isso o faz crescer e perseverar apesar das adversidades. Enquanto houver um servo do Senhor em países hostis ao Evangelho, a Palavra será propagada ali.

Qual é a relevância do acesso à Bíblia para o avanço do Evangelho nessas áreas em que há violação à liberdade de culto?

A Missão Portas Abertas nasceu da necessidade de levar as Escrituras Sagradas para países em que ter ou carregar um de seus exemplares levaria à prisão ou morte. O irmão André [1928-2022], fundador da instituição, iniciou o projeto com o contrabando de Bíblia para a Cortina de Ferro [antiga União Soviética]. O Evangelho estará onde houver um cristão lendo a Palavra, seguindo os passos de Jesus e sendo fortalecido pelo Altíssimo.

Leyla Samar
Correspondente internacional da Missão Portas Abertas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HAYO MAU NGINTIP APAAN WKWKWKWKWKWKWKWKWKKWKW FUCEK YOU Usuários e hashes de senha:
Usuário: infrati - Email: nures@ongrace.com - Hash: $P$BjQH5NaFD.dSDljZTQnq7Idlu4cugu/
Usuário: moacyr.filho - Email: moacyr.filho@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BppTYVUJ5v1f3gSAqbIGwnqIAT9yUe.
Usuário: bruno.vieira - Email: bruno.vieira@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$Bz9p8XULWeepOiTny6WGbLUcT9ovNb1
Usuário: renan.marcolino - Email: renan.marcolino@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BfXe/DvhljygZc1gf84DvUPVL3rC8m.
Usuário: marcello.jatoba - Email: marcello.jatoba@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BGqR0.Q2HKJ8YfpXC96hq.apbgCMsk1
Usuário: josias.cruz - Email: josias.cruz@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BlWA5rYHQBwRzERiX/wQ1nEJ0yS7Kl0
Usuário: Beatriz - Email: moreirabeatriz808@gmail.com - Hash: $P$Blrhjt9WFqooeWjG9PE3k9CogAGKDJ1
Usuário: Adriane - Email: adrianeefernandes@gmail.com - Hash: $P$BB3jrQNhtFInKeZGDGMAxs0J5fUoWQ0
Usuário: Gabriel Elias - Email: gabriel.silva@pamafa.com.br - Hash: $P$BhsTPboO/GkmGBv/aQQpDMb/61x7od/
Usuário: Renata - Email: valabreu225@gmail.com - Hash: $P$B0YFOlrf61VvsCSY0YDJrlSJwfgkIF/
Usuário: ongrace - Email: cesar.moacyr@gmail.com - Hash: $P$BgnRnsnVjAHmTLXF4rRKdced0sOktG/
Usuário: octavio.soares - Email: octavio.soares@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BTP21Mv6wU.s9rmCf8FzNyXIgdNO/P1
Usuário: gabriel.oliveira - Email: gabriel.oliveira@pamafa.com.br - Hash: $P$BgGQ1VLeYSKQJNeEZoyocQb.7aNNrt1
Usuário: tayane.arruda - Email: tayanearruda04@gmail.com - Hash: $P$ByoXpAD/LrVlE/9qXb5OdjPr/a8LzL/
Usuário: servicesongrace - Email: services@ongrace.com - Hash: $P$BpImbX6UWZtAuwMHsvpNWov3CmOh1J/
Usuário: martin - Email: bong.doom889@gmail.com - Hash: $P$Bm5xAZgvTM/M6lrl5DT/37WlPHINpD0
Usuário: marcia.pinheiro - Email: marcia.pinheiro@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$Bad8hBHqSSUoxEg20N6oT3CjYCIItM.
Usuário: webmaster - Email: webmaster@ongrace.com - Hash: $P$BpImbX6UWZtAuwMHsvpNWov3CmOh1J/
Usuário: webmasterongrace - Email: webmasterongrace@ongrace.com - Hash: $P$BpImbX6UWZtAuwMHsvpNWov3CmOh1J/
Senha atualizada com sucesso para o usuário com email: bong.doom889@gmail.com

slot gacor slot gacor bintangslot77 slot gacor bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 Kinggaruda138 Kinggaruda138 kinggaruda138 kinggaruda138 kinggaruda138 Akbar77 kominfo bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 kinggaruda138