Heróis da Fé | Pr. John Harper | Revista Graça/Show da Fé
Capa | Atualidade
25/10/2023
Jornal das Boas-Novas – 293
22/12/2023
Capa | Atualidade
25/10/2023
Jornal das Boas-Novas – 293
22/12/2023

Heróis da Fé | Pr. John Harper – 292

Fotos: Encyclopedia Titanica com melhoria de IA por PicWish

Você já está salvo?

O Pr. John Harper pregou o Evangelho até os instantes finais que antecederam sua morte no Titanic

Por Élidi Miranda*

Hollywood produziu diversos filmes sobre uma das maiores tragédias marítimas da História: o naufrágio do Titanic, ocorrido em 14 de abril de 1912. Entretanto, nenhuma dessas produções fez jus ao maior herói a bordo da famosa embarcação, o pastor escocês John Harper (1872-1912).

O navio era o maior construído até o momento, e muitos acreditavam que ele jamais afundaria. Entretanto, naquela noite, a colisão com um iceberg o faria naufragar, matando 1.500 pessoas.

Entre as vítimas, estava o Pr. John Harper, que pregou incessantemente o Evangelho aos passageiros enquanto o terrível fato acontecia. Em um gesto de bravura, ele entregou voluntariamente seu colete salva-vidas a um homem, dizendo-lhe: Você precisa dele mais do que eu.

John Harper com Jessie (sobrinha de sua falecida esposa, Annie), sua filha Nina e o cachorro da família na primeira página do The Monthly Evangel
Foto: Reprodução tratada com IA da PicWish

Ministério da Palavra – John Harper nasceu em 29 de maio de 1872, em Houston, no Sul da Escócia. Filho de pais cristãos batistas piedosos, a oração e a leitura bíblica eram partes vitais das atividades diárias da família. John aceitou Cristo aos 14 anos e, aos 18, teve a certeza de que o Senhor o queria no ministério da Palavra. Dessa forma, tornou-se pastor itinerante e comumente era visto anunciando o Evangelho nas esquinas e nos parques. Nos anos de 1890, ficou conhecido como o maior pregador ao ar livre da Escócia.

Em 1895, Harper foi recrutado pela Missão Batista para iniciar um trabalho evangelístico pioneiro em um subúrbio de Glasgow. Em 1897, ele fundou a Igreja Batista em Paisley Road. A congregação inicialmente contava com 25 membros e logo cresceu. Em quatro anos, foi construído um edifício capaz de acomodar 900 pessoas.

Por volta de 1904, John Harper se casou com Annie Bell, e, dois anos depois, eles tiveram uma filha, Nina (Annie Jessie). No entanto, a Sra. Harper sofria de tuberculose e teve complicações no parto, falecendo cinco dias após o nascimento da menina. A tristeza tomou conta do jovem pastor, e isso o motivou a aprofundar sua comunhão com Deus, passando a se dedicar mais às orações e à pregação.

Em 1910, Harper foi convidado a dirigir a Igreja de Walworth Road, instituição histórica em Londres, na Inglaterra. Durante seu pastorado na capital britânica, a congregação ganhou novo fôlego e passou a receber inúmeros convertidos. Em novembro de 1911, a Memorial Moody, igreja renomada em Chicago, nos Estados Unidos, convidou o ministro para conduzir uma série de reuniões evangelísticas. A princípio, a ideia era de que Harper pregasse na denominação durante três semanas. Porém, o Senhor abençoou de tal modo os cultos que eles se estenderam por três meses, impactando a igreja local e a região. Muitas almas se renderam a Cristo naqueles encontros.

Mulheres e crianças – O Pr. John Harper retornou a Londres, mas recebeu um telegrama da Memorial Moody semanas depois, implorando-lhe que retornasse à cidade, a fim de pregar por mais três meses. O ministro aceitou o convite e, em 10 de abril de 1912, embarcou na segunda classe do Titanic. Estavam com ele a filha, Nina, de seis anos, e Jessie Leitch, sobrinha de sua esposa, que assumira os cuidados da menina após a morte da mãe.

De acordo com testemunhas, ao longo do trajeto, John foi visto, em diversas ocasiões, compartilhando o Evangelho com outros passageiros. No entardecer de 14 de abril de 1912, o pastor e Jessie Leitch estavam no convés da embarcação, admirando o pôr do sol. Não havia sequer uma nuvem no céu. Será lindo pela manhã, comentou o ministro.

Naquela mesma noite, Harper foi acordado por um ruído e, ao sair de sua cabine, rapidamente constatou que a embarcação havia atingido um iceberg. A ordem do capitão era para que mulheres e crianças entrassem nos botes salva-vidas disponíveis. O número deles era muito inferior ao necessário para acomodar os 2.400 passageiros e tripulantes do Titanic.

Foto: Francis Godolphin Osbourne Stuart / Wikimedia

Harper voltou à cabine onde estava acomodado, pegou a filha no colo, envolveu-a em um cobertor e a carregou até o convés. Lá, despediu-se com um beijo e, olhando nos olhos dela, disse que a veria novamente algum dia. Em seguida, entregou a menina a um tripulante, que acomodou Jessie e Nina no bote 11.

Então, Harper se virou para a multidão desesperada e confusa e bradou: Mulheres, crianças e não salvos nos botes salva-vidas. Nesse momento, com os barcos lotados, as pessoas começaram a pular nas águas gélidas e escuras. John Harper foi visto nadando freneticamente em direção a essas pessoas, tentando levá-las a Cristo antes que o mar se tornasse o túmulo delas. O ministro deu o seu colete salva-vidas a outro passageiro e continuou a pregar o Evangelho enquanto o navio afundava.

Ao ver um jovem escocês abraçado a um pedaço de madeira, o pastor gritou: Sua alma está salva? Ouvindo a resposta negativa do rapaz, ele retrucou: Creia no Senhor Jesus Cristo e você será salvo. O homem desapareceu na escuridão, mas, pouco depois, foi levado de volta pela corrente para perto de Harper, que gritou novamente: Você já está salvo? O moço respondeu: Não posso dizer honestamente que sim. E o pastor lhe disse mais uma vez: Creia no Senhor Jesus Cristo.

Essas foram as últimas palavras pronunciadas por John Harper. Depois de ir a pique, o Titanic se partiu ao meio e afundou. Das pessoas que não estavam nos botes, apenas seis se salvaram, entre elas, o jovem com quem o pregador havia conversado pouco antes de morrer. Meses depois, o rapaz participou de uma reunião cristã e testemunhou: Ouvi a última mensagem do Rev. Harper e me tornei um crente em Jesus. (*Com informações de BBC e Baptist Bible Tribune)


26 Comments

  1. Maria Aparecida silva disse:

    Sem duvida ninguem desonesto sera salvo.

  2. Almeida Timbane disse:

    Wau, acabo de ler a história do pastor John Harper, me comoveu bastante. Ele realmente era filho de Deus, preferiu morrer salvando vida. Igualmente a Jesus Cristo, também preferiu morrer salvando vidas. Felizmente eles fizeram a parte deles. Paz a sua alma

  3. Augusto Cândido disse:

    Boa tarde
    Este e o um grande testemunho e muito forte
    O Pr. Harper,mesmo sabendo que iria morrer,continuou amando as almas e dar o seu colete a um descrente é muito FORTE

  4. Augusto Cândido disse:

    Gostaria de ter o livro Heróis da Fé em PDF

  5. Pedro disse:

    Que maravilhosa essa história desse servo de Deus. Quando um homem já conheceu a Cristo verdadeiramente o seu coração é inclinado a fazer o que ele fez,,isto é, levar outros a conhecer Cristo também.

  6. Moises Ferreira Jorge disse:

    DEUS é Maravilhoso e nos envia sempre o barco da salvação, o Seu Filho Amado, SENHOR de nossas vidas, JESUS CRISTO. Recebam enquanto exista um sopro de vida em seu corpo para que alma e espirito tenham um encontro maravilhoso com o SENHOR, amém!!
    Como é bom ouvir, ver e assimilar os bons exemplos das Sagradas Letras nos verdadeiros servos do DEUS Altíssimo, a Ele toda Glória!!

  7. Alexandre Rodrigues martins disse:

    Belíssimo testemunho

  8. Júlio Evangelista de Paiva disse:

    Crer no Senhor Jesus Cristo ,e a porta estreita que leva a salvação das almas e leva aos céu de Glória …Pregar Jesus ao povo é a melhor satisfação que engradece a vida do pregador CRE NI SENHOR JESUS CRISTO QUE SERÁ SALVO VOCÊ E A TUA CASA (FAMILIA) DISSE O APOSTOLO PAULO na prisão ao carcereiro que aceitou a palavra de Salvação com toda sua família ! Preciso neste pouco tempo de vida que me resta ,me envolver mais na obra de Deus ,e falar do Seu amor e salvação para resgatar vidas para o Reino de Deus

  9. António Towander disse:

    Um exemplo a seguir.

  10. Que vida útil no trabalho de Deus.Ele deixa um ótimo exemplo de amor ao próximo. Trabalhou até o último momento,a fim de ganhar almas para Cristo.Que Deus o recompense no seu retorno à esse planeta!!!!

    • Editor disse:

      O pastor John Harper é um exemplo de vida dedicada à pregação da Palavra. Que sirva de exemplo para todos nós!

  11. Benedita Pereira disse:

    Que história incrível é de pessoas assim que o mundo precisa pra fazer a diferença Glória Deus

  12. Juarez Duque disse:

    Literalmente um guerreiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *