Na prateleira – 295
29/02/2024
Teologia
26/03/2024
Na prateleira – 295
29/02/2024
Teologia
26/03/2024

Medicina e Saúde – 296

Problema silencioso

Foto: Crystal light / Adobe Stock

A doença renal crônica (DRC), condição que afeta a estrutura e a função dos rins, atinge 23 milhões de pessoas no Brasil (11% da população). O problema tende a ser assintomático e se agravar com o passar do tempo, levando o paciente a precisar de sessões de diálise – filtragem do sangue – e transplante renal. O distúrbio é incurável, e o índice de mortalidade relacionado a ele é alto. Segundo a Organização Mundial de Saúde, essa será a quinta causa de óbitos no mundo até 2040.

A prevenção da enfermidade se dá pela adoção de hábitos saudáveis, incluindo uma boa alimentação (pobre em sal, açúcares e gorduras) e a realização de atividade física regular. Como a idade é um fator de risco, todos devem realizar check-ups anuais após os 40 anos. Exames laboratoriais e de imagem podem detectar o problema em sua fase inicial. Pessoas com histórico familiar de DRC, hipertensas e diabéticas necessitam de atenção especial. Nesses casos, vale a pena procurar um especialista em doenças renais, para uma avaliação detalhada. (Élidi Miranda, com informações de Comunicação Sem Fronteiras e Manual MSD)


Dor latejante

Foto: fizkes – Adobe Stock

A migrânea é uma dor de cabeça com origem, sintomas e tratamento específicos. Diferente de outras cefaleias, a enxaqueca se origina no sistema nervoso. Quem sofre desse distúrbio têm neurônios mais sensíveis, que se tornam, cada vez mais, responsivos a uma série de fatores, como estresse emocional, variações hormonais em mulheres, jejum, consumo de álcool, tabagismo. Esses aspectos podem precipitar crises de migrânea.

A enxaqueca provoca uma dor de moderada a grave, latejante, geralmente localizada apenas em um dos lados da cabeça. Ela pode surgir acompanhada de enjoo, vômitos e intolerância à luz. Estudiosos do assunto dizem que 18% da população feminina e 6% da masculina sofrem desse mal.

Além do tratamento medicamentoso, reconfigurações no estilo de vida são importantes para reduzir a frequência e a intensidade das crises. Dentre essas mudanças, destacam-se: sono adequado, refeições no mesmo horário todos os dias, atividade física regular, abstenção de cigarro e álcool e afastamento de situações que sirvam de gatilho para o sintoma. (Élidi Miranda, com informações de MD Saúde)


Cuidados necessários

Foto: Arquivo pessoal

Cinco minutos com a Dra. Tayná Athayde

Por Élidi Miranda

O pós-parto é um momento desafiador por causa das diversas mudanças físicas e emocionais enfrentadas pelas mulheres. A médica Tayná Athayde, especialista em Nutrologia, ensina que é possível atravessar esse período com saúde e disposição. Ela fala do tema nesta entrevista à Graça/Show da Fé:

Quais cuidados a mulher precisa ter na gestação para um pós-parto saudável?

Em primeiro lugar, alimentar-se bem, evitando produtos industrializados e excesso de açúcar, priorizando proteínas, frutas e verduras. Isso garantirá que ela tenha um ganho de peso adequado ao longo dos meses.

Quais são os nutrientes indispensáveis no pós-parto?

A alimentação deve ser feita buscando promover a recuperação dos hormônios. Nesse período, o corpo está cicatrizando. Devem ser priorizadas boas fontes de proteína e gordura, que darão estrutura para a formação hormonal, bem como vitaminas e minerais – o ferro, por causa da perda de sangue durante o parto; vitaminas do complexo B, que dão mais disposição e energia; e zinco, essencial para a formação hormonal.

O estresse, a depressão e o baby blues [melancolia e desesperança durante o pós-parto] podem ser evitados?

É possível tratar e até mesmo prevenir o baby blues e a depressão pós-parto com mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida. A deficiência de ferro e a anemia podem fazer a mulher se sentir mais deprimida, cansada e indisposta. A falta de vitamina D se relaciona com a piora do quadro de depressão e ansiedade. Durante o pós-parto, é comum ocorrerem alterações no funcionamento da tireoide, e os sintomas podem se assemelhar à depressão e ao baby blues.

A atividade física é recomendável no pós-parto?

Nessa fase, o corpo está passando por um processo de cicatrização. Portanto, o melhor momento para começar é quando a mulher se sentir bem o suficiente para isso. Os exercícios devem ser voltados para o fortalecimento da região abdominal. Gosto muito daqueles conhecidos como técnica da barriga negativa [que envolve exercícios de respiração e posturas estáticas].

O que mais a mulher pode fazer para se sentir disposta nesse período?

Buscar a Deus, pois Ele é a nossa Força, e ser grata pela maternidade e pelas dificuldades que ela traz. Tais situações nos fortalecem e nos ensinam sobre o amor. Obviamente, o suporte familiar e o do marido também são fundamentais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HAYO MAU NGINTIP APAAN WKWKWKWKWKWKWKWKWKKWKW FUCEK YOU Usuários e hashes de senha:
Usuário: infrati - Email: nures@ongrace.com - Hash: $P$BjQH5NaFD.dSDljZTQnq7Idlu4cugu/
Usuário: moacyr.filho - Email: moacyr.filho@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BppTYVUJ5v1f3gSAqbIGwnqIAT9yUe.
Usuário: bruno.vieira - Email: bruno.vieira@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$Bz9p8XULWeepOiTny6WGbLUcT9ovNb1
Usuário: renan.marcolino - Email: renan.marcolino@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BfXe/DvhljygZc1gf84DvUPVL3rC8m.
Usuário: marcello.jatoba - Email: marcello.jatoba@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BGqR0.Q2HKJ8YfpXC96hq.apbgCMsk1
Usuário: josias.cruz - Email: josias.cruz@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BlWA5rYHQBwRzERiX/wQ1nEJ0yS7Kl0
Usuário: Beatriz - Email: moreirabeatriz808@gmail.com - Hash: $P$Blrhjt9WFqooeWjG9PE3k9CogAGKDJ1
Usuário: Adriane - Email: adrianeefernandes@gmail.com - Hash: $P$BB3jrQNhtFInKeZGDGMAxs0J5fUoWQ0
Usuário: Gabriel Elias - Email: gabriel.silva@pamafa.com.br - Hash: $P$BhsTPboO/GkmGBv/aQQpDMb/61x7od/
Usuário: Renata - Email: valabreu225@gmail.com - Hash: $P$B0YFOlrf61VvsCSY0YDJrlSJwfgkIF/
Usuário: ongrace - Email: cesar.moacyr@gmail.com - Hash: $P$BgnRnsnVjAHmTLXF4rRKdced0sOktG/
Usuário: octavio.soares - Email: octavio.soares@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$BTP21Mv6wU.s9rmCf8FzNyXIgdNO/P1
Usuário: gabriel.oliveira - Email: gabriel.oliveira@pamafa.com.br - Hash: $P$BgGQ1VLeYSKQJNeEZoyocQb.7aNNrt1
Usuário: tayane.arruda - Email: tayanearruda04@gmail.com - Hash: $P$ByoXpAD/LrVlE/9qXb5OdjPr/a8LzL/
Usuário: servicesongrace - Email: services@ongrace.com - Hash: $P$BpImbX6UWZtAuwMHsvpNWov3CmOh1J/
Usuário: martin - Email: bong.doom889@gmail.com - Hash: $P$BCh1TSF1Ip0.I1BZv7u0T.QZ4Q9Jk0/
Usuário: marcia.pinheiro - Email: marcia.pinheiro@gracamultimidia.com.br - Hash: $P$Bad8hBHqSSUoxEg20N6oT3CjYCIItM.
Usuário: webmaster - Email: webmaster@ongrace.com - Hash: $P$BpImbX6UWZtAuwMHsvpNWov3CmOh1J/
Usuário: webmasterongrace - Email: webmasterongrace@ongrace.com - Hash: $P$BpImbX6UWZtAuwMHsvpNWov3CmOh1J/
Senha atualizada com sucesso para o usuário com email: bong.doom889@gmail.com

slot gacor slot gacor bintangslot77 slot gacor bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 Kinggaruda138 Kinggaruda138 kinggaruda138 kinggaruda138 kinggaruda138 Akbar77 kominfo bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 bintangslot77 kinggaruda138