Missões/Internacional
22/08/2023
Heróis da Fé | Elisabeth Elliot – 289
28/08/2023
Missões/Internacional
22/08/2023
Heróis da Fé | Elisabeth Elliot – 289
28/08/2023

COMPARTILHE

Massacre em colégio

Foto: Reprodução / YouTube – Al Jazeera

Pelo menos 42 pessoas – em sua maioria, adolescentes – foram assassinadas por extremistas islâmicos em um ataque a um colégio interno em Uganda, nação africana de 48 milhões de habitantes. Os jihadistas entraram na Escola Secundária Lhubiriha, em Mpondwe, cidade do Leste do país, a apenas 2km da fronteira com a República Democrática do Congo (RDC). O atentado foi praticado por integrantes das Forças Aliadas Democráticas (ADF, a sigla em inglês), milícia que atua no Oeste de Uganda e é muito forte no Congo.

Testemunhas relataram que os alunos, majoritariamente cristãos, cantavam louvores quando os muçulmanos invadiram o dormitório dos discentes e atearam fogo no lugar. Vários estudantes morreram queimados e outros colegas deles e funcionários da escola foram mortos a golpes de facão. Além disso, os terroristas sequestraram e obrigaram seis meninos a carregar suprimentos roubados da escola para o Parque Nacional Virunga, que fica próximo à fronteira com a República do Congo. (Élidi Miranda, com informações de Open Doors UK)


Mais uma vítima

Foto: Reprodução / YouTube – Missões na África

Um missionário brasileiro foi morto a tiros no Quênia, país do Leste da África de 57 milhões de habitantes. Francisco Antônio Chagas Barbosa (na foto, com a mulher), 39 anos, vivia na capital, Nairóbi, com a esposa, Franciane de Oliveira Barbosa, e a filha.

Na noite de 7 de junho, Francisco saiu de casa para ir ao supermercado e não retornou. Preocupada com a demora incomum do marido, Franciane procurou a polícia. Algumas horas depois, as autoridades encontraram o carro do evangelizador incendiado e seu corpo carbonizado à beira de uma estrada.

Vinculado à Missão Cristã Mundial, o pastor já havia sofrido ataques violentos em razão de suas atividades evangelísticas e, por isso, tinha sequelas em uma das pernas. Além de servir no Quênia, Francisco atuava no Sudão do Sul. Ambos os países são lugares perigosos para os cristãos e fazem parte da Lista Mundial da Perseguição elaborada anualmente pela Missão Portas Abertas. (Élidi Miranda, com informações de Missão Portas Abertas e The Star)


Anistia parcial

Foto: Reprodução / Article 18

Depois de passar cinco anos na prisão, o líder cristão Zaman Fadaie (foto), conhecido como Saheb, está novamente em poder das autoridades do Irã, nação da Ásia Ocidental de 88 milhões de habitantes. Ele havia sido preso pela primeira vez em 2018, por, segundo a justiça iraniana, agir contra a segurança nacional organizando igrejas domésticas e promovendo o cristianismo sionista. Em fevereiro de 2023, Saheb recebeu um perdão judicial e voltou a viver com a esposa e a filha em Rasht, cidade situada ao Norte do país.

Em junho, o cristão viajou à capital, Teerã, a fim de obter a liberação da escritura de uma propriedade apresentada para pagamento de fiança. Entretanto, foi informado de que ainda tinha duas punições pendentes. A primeira, de 50 chicotadas, por não ter retornado à prisão a tempo após uma licença judicial concedida quando ainda cumpria pena; a segunda, por não se exilar por dois anos em Nehbandan, município a 1.600km de onde vive com a família. Saheb foi açoitado na capital iraniana e, dias depois, apresentou-se às autoridades de Nehbandan, próximo à fronteira com o Afeganistão. (Élidi Miranda, com informações de Article 18)


Milhões de downloads

Foto: Divulgação / YouVersion

Quem está acostumado a utilizar diariamente as conexões de banda larga não faz ideia de que, em muitas áreas do planeta, o sinal de internet é limitado até mesmo em lugares densamente povoados. É o que acontece na África subsaariana e em muitos países do Sudeste da Ásia. Por isso, os criadores do aplicativo de leitura bíblica YouVersion (foto) desenvolveram uma versão lite (mais leve) do software. Uma vez baixado, o app exibe integralmente a Bíblia sem precisar utilizar mais dados de internet.

Sucesso instantâneo, a nova versão do programa já conta com milhões de downloads. Em junho, o app estava entre os dez mais baixados na loja Google Play em 17 países africanos, como o Quênia, a Uganda e a República Democrática do Congo. O YouVersion é um ministério cristão norte-americano que busca disponibilizar a Palavra de Deus para o maior número possível de pessoas por meios eletrônicos. Seu aplicativo de celular oferece 1.889 versões das Escrituras em 1.306 idiomas. (Élidi Miranda, com informações de Christianity Today)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://fkm.ui.ac.id/user/
https://diskes.tabanankab.go.id/wp-includes/fonts/slot gacor