Telescópio | Revista Graça/Show da Fé
Vida Cristã
14/09/2021
Missões – 267
01/10/2021
Vida Cristã
14/09/2021
Missões – 267
01/10/2021

Presença cristã

Foto: Autoridade de Antiguidades de Israel

Uma moeda que retrata a crucificação de Jesus foi encontrada recentemente na cidade de Ramat Hasharon, próximo a Tel Aviv, capital de Israel. O artefato de ouro (foto) foi cunhado em 638 ou 639, no período de domínio bizantino. É uma nova evidência da grande influência do cristianismo na região durante esse momento histórico. A moeda foi criada pelo imperador Heráclio (575-641), já que o monarca é representado em um dos lados da peça, enquanto a imagem da crucificação aparece do outro. Diversos artefatos e construções da época estão sendo descobertos na região, lançando luz sobre a vida cotidiana dos cristãos daquele período. (Élidi Miranda, com informações de CBN News e Gospel Mais)


Testemunho público

A atriz cristã Letitia Wright revelou, em entrevista recente, que já se sentiu pressionada a não falar publicamente sobre sua fé em Jesus. Sempre haverá pressões para manter privadas as coisas das quais o mundo pode discordar, declarou ao jornal britânico The Independent. A jovem, de 27 anos, também informou que falas a respeito de Deus foram cortadas de suas entrevistas inúmeras vezes.

Wright nasceu na Guiana, mas se mudou com a família, ainda na infância, para o Reino Unido, onde iniciou sua carreira na TV em 2011. Ela ganhou fama internacional por interpretar a personagem Shuri no filme Pantera Negra (EUA, 2018). Atualmente, está envolvida com as gravações da continuação da película Black Panther: Wakanda Forever, ainda sem título em português. (Élidi Miranda, com informações de Premier Christian News e The Independent)


Abalo sísmico

Foto: Eliyahu Yanai

Pesquisadores israelenses encontraram evidências da ocorrência de um terremoto citado na Bíblia há 2.800 anos (foto). Vestígios do abalo sísmico já haviam sido achados anteriormente, em outras regiões, mas essa foi a primeira vez que suas reminiscências foram identificadas na cidade de Jerusalém. De acordo com os especialistas, o evento teria sido um dos mais violentos abalos de toda a Antiguidade. O terremoto é mencionado em duas passagens bíblicas: As palavras de Amós, que estava entre os pastores de Tecoa, o que ele viu a respeito de Israel […] dois anos antes do terremoto (Amós 1.1); E fugireis pelo vale dos meus montes […] e fugireis assim como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá […] (Zacarias 14.5). (Élidi Miranda, com informações de The Christian Post)


Liberdade de crença

Foto: Divulgação / Crichton Foundation

Um tribunal trabalhista da Escócia deu ganho de causa ao ex-diretor de uma organização sem fins lucrativos que havia sido demitido devido à sua visão tradicional acerca do casamento. Kenneth Ferguson (foto) era o diretor-executivo de The Robertson Trust, que financia projetos de cunho assistencial. Ele também é um dos líderes da Igreja Livre de Stirling, uma congregação presbiteriana escocesa a qual sustenta a visão tradicional de que o casamento se dá exclusivamente entre homem e mulher.

De acordo com a Corte, a presidente da organização, Shonaig Macpherson, adotou uma postura ilegal e discriminatória com relação a Ferguson, em razão de suas crenças, afrontando a liberdade de pensamento do empregado. Além disso, ela teria deliberadamente procurado razões para justificar a demissão, embora o verdadeiro motivo fosse o posicionamento dele e de sua igreja acerca do casamento. Agora, uma nova audiência deverá determinar o valor de sua indenização trabalhista. (Élidi Miranda, com informações de The Christian Post)


Longe da Palavra

Foto: Arte sobre foto de Annie Spratt / Unsplash

A geração Z, que compreende jovens nascidos de 1995 a 2010, pode estar se afastando das Escrituras Sagradas. Uma investigação levada a efeito recentemente nos Estados Unidos mostrou que apenas 9% dos adolescentes de 15 a 17 anos leem a Bíblia com frequência (quatro ou mais vezes na semana). O levantamento, intitulado State of the Bible (Estado da Bíblia), é realizado anualmente desde 2011, fruto de uma parceria entre o instituto de pesquisas Barna e a Sociedade Bíblica Americana (ABS, a sigla em inglês). O objetivo é avaliar como a sociedade estadunidense percebe e se relaciona com o Texto Sagrado. Ainda de acordo com o documento, a geração Z também apresentou um grau significativo de incerteza sobre o valor das Escrituras. Em janeiro de 2018, o Grupo Barna divulgou uma sondagem feita com adolescentes da geração Z os quais se mostravam mais propensos que os mais velhos a se identificarem como ateus, agnósticos e sem religião. (Élidi Miranda, com informações de The Christian Post)


Sem habitantes

Um novo estudo sobre a comunidade dos essênios de Qumran, responsável pela produção dos Manuscritos do mar Morto, acaba de ser publicado. O autor é Daniel Vainstub, arqueólogo da Universidade Ben Gurion, em Israel. A análise lança luz sobre um dos mistérios acerca dos integrantes dessa seita judaica. Eles teriam vivido no deserto de Qumran, mas jamais foram encontrados vestígios de residências na região. Existem ali, porém, grandes prédios que incluem um depósito de alimentos e dois grandes tanques destinados a banhos de purificação. Em seu estudo, Vainstub sugere que o lugar, na verdade, era usado apenas para a realização de uma celebração anual, a Festa das Semanas (Pentecostes). De acordo com ele, há evidências documentais de que os essênios se recusavam a celebrar a festividade em Jerusalém e, por isso, reuniam-se no deserto. (Élidi Miranda, com informações de Haaretz)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *