Telescópio | Revista Graça/Show da Fé
Medicina e Saúde – 286
10/05/2023
Igreja
18/05/2023
Medicina e Saúde – 286
10/05/2023
Igreja
18/05/2023

Socialistas e extremistas

Foto: Divulgação / Tyndale House

O livro dos mártires, de John Foxe (1516-1587), é um clássico escrito na segunda metade do século 16 que reúne histórias de vários mártires cristãos – desde a Igreja primitiva até os primeiros protestantes. Recentemente, os escritores norte-americanos Johnnie Moore e Jerry Pattengale lançaram o The new book of christian martyrs (O novo livro dos mártires cristãos, em tradução livre). Nele, os autores recontam relatos da obra original e incluem outras tantas histórias de mártires modernos. Moore e Pattengale também buscam identificar os tipos de perseguição enfrentados atualmente pelos cristãos ao redor do globo. Segundo eles, governos socialistas e grupos de extremistas religiosos são os principais agentes de intolerância. (Élidi Miranda, com informações de Faithwire)


Por meio da arte

Foto: Divulgação / JFA Studio

O curta-metragem We will win (Nós venceremos, em tradução livre) foi a forma encontrada pelo diretor cinematográfico Joseph Hovsepian, 49 anos,de protestar contra as execuções perpetradas recentemente pelo governo do Irã. Pelo menos quatro opositores do regime de Teerã morreram após os protestos que ocorreram no país em 2022. No filmete – disponível no YouTube em persa e com legendas em inglês –, uma menina assiste a uma execução pela janela de casa e começa a fazer uma série de questionamentos a seu pai.

Hovsepian (foto) vive nos Estados Unidos e é filho do Pr. Haik Hovsepian, ministro da Assembleia de Deus assassinado pelas autoridades iranianas em 1994. Ele também dirigiu o filme Irã – Um brado de Fé (Graça Filmes), no qual conta parte da trajetória de seu pai e líder cristão até a morte dele. (Élidi Miranda, com informações de Missão Portas Abertas)


Torturas e assassinatos

Foto: Serviço de Imprensa do Presidente da Federação Russa / Wikipedia

Uma faceta pouco conhecida da guerra na Ucrânia são os ataques russos às minorias religiosas, especialmente cristãos evangélicos. Há relatos de que tropas invasoras entraram em igrejas pentecostais ucranianas e prenderam pessoas por promoverem cultos ou reuniões de oração. Segundo testemunhas, os soldados russos acusam os crentes em Jesus de serem espiões norte-americanos. Pelo menos 26 líderes religiosos foram presos, torturados e assassinados no país. Templos e propriedades pertencentes a organizações cristãs foram saqueadas, destruídas e desapropriadas em áreas ocupadas pelas tropas do presidente da Rússia, Vladimir Putin (foto). Casos de estupro e privação de comida e água, além de ameaças de todo tipo foram relatados. (Élidi Miranda, com informações de Fox News)


Bênção providencial

Foto: K Mitch Hodge / Unsplash

Pela primeira vez na história da Inglaterra, os cristãos representam menos da metade da população nacional (foto ilustrativa). Os dados são do último Censo, o qual revelou que apenas 46% dos cidadãos britânicos se autodenominam crentes em Jesus. Dez anos atrás, esse percentual era de quase 60%, e o número só não é menor devido à chegada maciça de imigrantes todos os anos. De acordo com uma pesquisa da Fraternidade Independente de Igrejas Evangélicas (FIEC, a sigla em inglês), 25% dos cristãos praticantes no Reino Unido são negros e, em sua maioria, vindos de outros países ou seus descendentes. Muitos servos de Deus também vêm da Ásia e da América Latina. A migração em massa tem sido uma bênção providencial de Deus, tanto para a nação quanto para a Igreja, pontuou o presidente da FIEC, John Stevens. (Élidi Miranda, com informações de Guiame e The Gospel Coalition)


Apenas observação

Foto: David Shankbone / Wikipedia

O biólogo britânico Richard Dawkins (foto), maior defensor do evolucionismo na atualidade, e o apologista cristão australiano Ken Ham, um dos principais defensores do criacionismo, concordam em pelo menos um aspecto: só existem dois sexos. Em entrevista recente, Dawkins, que é professor emérito da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e ateu declarado, afirmou que quaisquer tentativas de negar a realidade biológica da existência de apenas dois gêneros são um completo absurdo.

A propósito da declaração de Dawkins, Ken Ham, fundador da organização Answers in Genesis (Respostas em Gênesis), a qual se dedica a divulgar descobertas científicas que ratificam o criacionismo, escreveu em seu blog: Há apenas dois gêneros humanos: homens têm um par de cromossomos XY e mulheres um par de cromossomos XX. (Élidi Miranda, com informações de Answers in Genesis)


Relato ilegal

Foto: Facebook / MatthewGrechOfficial

Um cristão de Malta, país-arquipélago europeu de 444 mil habitantes, pode ser condenado a uma pena de até cinco meses de prisão por falar publicamente sobre ter abandonado a homossexualidade após se converter ao Evangelho. Matthew Grech (foto) é réu por, supostamente, ter violado uma lei nacional que criminaliza qualquer tentativa de mudar, reprimir ou eliminar a orientação sexual de alguém. Os problemas dele com a Justiça começaram depois que contou sua história em uma entrevista concedida ao portal jornalístico Public Media News Malta. Embora Matthew não tenha estimulado outros homossexuais a deixarem a prática, está sendo acusado de tê-lo feito apenas por relatar a própria experiência. (Élidi Miranda, com informações de Faithwire)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *