Telescópio | Revista Graça/Show da Fé
Na prateleira – 295
29/02/2024
Teologia
26/03/2024
Na prateleira – 295
29/02/2024
Teologia
26/03/2024

Evento bíblico

Foto: Gath Archaeological Project / Bar-Ilan University

A ciência confirma mais um acontecimento bíblico: a tomada da cidade de Gate pelas forças militares de Hazael, rei da Síria. De acordo com o segundo livro dos Reis, a localidade – em que viviam alguns dos principais inimigos de Israel – foi capturada e saqueada pelo terrível monarca (2 Rs 12.17). Feita por cientistas de universidades israelenses, a pesquisa comprovou, por meio de datação por radiocarbono, a presença de uma camada de destruição bem definida dentro do sítio arqueológico Tel Tzafit (foto), onde estaria situada a antiga Gate. Os pesquisadores descobriram evidências da ocorrência de um grande incêndio que fez os muros da cidade colapsarem por volta de 830 a.C., época que corresponde aos eventos narrados no Texto Sagrado. Para os cientistas, os tijolos de barro que formavam a muralha mostram sinais de terem sido expostos a altas temperaturas. (Élidi Miranda com informações de IFL Science)


Servo atuante

Foto: Divulgação / Graça Music

Daniel Soares, filho do Missionário R. R. Soares e deputado estadual por São Paulo, lança seu primeiro single pela Graça Music, Quando o Céu se rasgar (foto). A composição conta com produção musical de Rogério Vieira e transita entre o worship e o pop. Com uma interpretação emocionante, o parlamentar convida os ouvintes a ansiarem pela volta do Senhor Jesus: Só de imaginar a Tua chegada/ Sonho com o dia em que irei pra Casa/ Até o Senhor chegar/ Não paro de clamar/ Maranata, maranata!.

O ingresso na carreira musical é apenas mais uma frente ministerial aberta por Daniel, que tem sido um servo atuante do Senhor na Igreja Internacional da Graça de Deus e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). (Élidi Miranda com informações de Graça Music)


Presença cristã

Foto: Ian Scott / Wikimedia Commons

Duas moedas da Era Bizantina (330 a 1453 d.C.), descobertas há pouco tempo no Monte do Templo em Jerusalém, demonstram a presença de cristãos no local. Possivelmente, havia uma igreja construída naquele território antes da conquista da cidade por invasores muçulmanos – por volta de 638 d.C. Os objetos foram achados pelo Projeto de Peneiração do Monte do Templo (foto). Desde 2004, os especialistas desse trabalho têm descoberto artefatos arqueológicos peneirando metodicamente toneladas de detritos extraídos do Monte do Templo e despejados fora dos muros da Cidade Velha. As peças – uma de vidro e outra de latão – pesam cerca de 0,6g cada. Pesos semelhantes já haviam sido encontrados em outra igreja bizantina em Sussita, nas Colinas de Golã. (Élidi Miranda com informações de Times of Israel)


Humanidade em risco?

Foto: henvryfo – Gerado com IA / Adobe Stock

O desenvolvimento rápido de inúmeras formas de inteligência artificial (IA) têm levantado muitas especulações, inclusive sobre sua capacidade de destruir a humanidade. O temor não é de todo infundado, segundo um novo estudo que contou com a colaboração de 2.778 pesquisadores de IA de várias partes do mundo. Conforme a pesquisa, o risco de a inteligência artificial desencadear a extinção da raça humana seria de 5%. Entretanto, essa visão pessimista não é unânime: 68,3% dos entrevistados afirmam ser mais provável que o uso de IA traga mais resultados positivos que negativos para os humanos. Contudo, o relatório reconhece que há grandes incertezas entre os cientistas dessa área se o desenvolvimento de tal tecnologia deve ser acelerado ou refreado neste momento. (Élidi Miranda com informações de Época Negócios)


Arrependimento público

Foto: Gage Skidmore / Wikimedia Commons

Recentemente, a cantora canadense Kaya Jones (foto), 39 anos, ex-integrante do antigo grupo The Pussycat Dolls, confessou seu arrependimento por ter praticado uma série de abortos – o primeiro, aos 16 anos. Não sei a data da morte do meu primeiro filho e nunca saberei a data de nascimento. Não há túmulo aonde possa ir para lamentar a morte, declarou a artista, hoje convertida à fé cristã, diante da multidão que participava da Caminhada pela Vida na Costa Oeste, em São Francisco (EUA), em 20 de janeiro. Não importa quanto dinheiro você tenha, quanta fama receba, quantos discos possa vender. As Pussycat Dolls venderam 50 milhões de singles e mais de 30 milhões de álbuns em todo o mundo. Tenho um Grammy, mas nada disso trará meus filhos de volta, afirmou Kaya Jones. (Élidi Miranda com informações de Fox News)


Idade da decisão

Foto: Priscilla du Preez / Unsplash

Um estudo realizado nos Estados Unidos revelou que a maioria dos evangélicos (72%) se converteu antes dos 18 anos. A pesquisa A jornada espiritual: como os evangélicos chegam à fé, conduzida pelas empresas Gray Matter Research e Infinity Concepts, baseou-se em respostas recebidas de 1.010 evangélicos dos EUA no início de 2023. Segundo o relatório da análise, um percentual significativo de entrevistados (26%) abraçou a fé evangélica dos cinco aos nove anos; 24% aderiram a ela dos 10 aos 12 anos; 17%, dos 13 aos 17 anos, e 5% foram identificados pela primeira vez como evangélicos antes dos cinco anos. Entre os 28% que abraçaram a fé na fase adulta, a sondagem indica que 15% se converteram dos 18 aos 29 anos, 6% relataram uma experiência de conversão dos 30 aos 39 anos, e os 6% restantes aceitaram a fé aos 40 anos ou mais. (Élidi Miranda com informações de The Christian Post)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *