Carta do Pastor à ovelha | Revista Graça/Show da Fé
Família – 274
01/05/2022
Carta do Pastor à ovelha – 276
01/07/2022
Família – 274
01/05/2022
Carta do Pastor à ovelha – 276
01/07/2022

Carta do Pastor à ovelha – 275

Missionário R. R. Soares

Conselhos que levam à sabedoria

 

O rei Davi, sentindo que o seu tempo de partir chegava, chamou seu filho Salomão, a quem o Senhor ordenara que se assentasse no trono no lugar do pai (1 Cr 28.5,6), e disse-lhe: Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem (1 Rs 2.2). A seguir, transmitiu-lhe alguns recados, que o ajudaram a ser um dos melhores governantes de Israel. Precisamos sentir de Deus qual decisão tomar, a fim de não atrapalharmos nenhum dos planos divinos para o Seu Reino.

Uma das orientações dadas ao futuro monarca, dizendo que ele fosse homem, é, sem dúvida, uma importante direção que um pai pode dar ao filho. Disse mais Davi: Esforça-te, e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores, porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da Casa do SENHOR (1 Cr 28.20).

Competiria a Salomão conhecer o Deus do seu pai, que o tirara do pastoreio das ovelhas para fazê-lo o maior rei da história de Israel. Também deveria servir-Lhe com o coração perfeito e a alma voluntária, pois o Senhor conhece tudo. Se Salomão buscasse o Altíssimo, seria achado por Ele, mas, se O deixasse, seria rejeitado para sempre (1 Cr 28.9).

Davi revelou a seu filho o porquê de ser vitorioso em seus feitos, virtude aprendida na Lei de Moisés (Dt 28.1-14). O novo rei só deveria guardar a observância do Senhor para andar nos caminhos dEle, cumprindo os mandamentos, tanto os positivos (ordens para fazer algo) quanto os negativos (ordens para não fazer o que Ele abominava). Salomão precisaria ainda conservar os juízos – obras realizadas pelo Senhor em favor de Seu povo – e os Seus testemunhos – revelações dadas por Deus quando o rei estivesse meditando na Palavra. Fazendo isso, o sucessor prosperaria tremendamente em tudo (1 Rs 2.3).

Davi usou de prudência e sabedoria para que Salomão não se desviasse, pois o Senhor já havia mostrado ao rei prestes a partir para a eternidade a condição nas Suas promessas: […] Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel (1 Rs 2.4).

O resultado foi lindo de se ver! Salomão logo se tornou rei e viu o seu reino fortificar-se de modo grandioso (1 Rs 2.12). Isso serve de exemplo para nós, pois os nossos filhos poderão ser sucessores da obra confiada a nós; basta se assentarem como reis no trono do Todo-Poderoso (Ap 3.21). Nos dias de Davi, aquele país bem pequenino jamais se dobrou ante a ameaça de qualquer nação. Da mesma forma, a Igreja de Jesus não pode se intimidar com as tentações. O nosso Deus nos dará sempre a vitória! (2 Co 2.14).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *