Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Palavra dos Patrocinadores – 255
01/10/2020
Na prateleira – 255
01/10/2020
Palavra dos Patrocinadores – 255
01/10/2020
Na prateleira – 255
01/10/2020

TESTIFICANDO DA LUZ


A Bíblia apresenta João Batista como um servo de Deus que veio testemunhar a respeito de Jesus, a Luz do mundo. A partir disso, também podemos entender que nascemos para dA desempenhar missão semelhante à de João. O filho de Zacarias e Isabel teve outro sentido em nascer naqueles dias e naquele lugar: Este veio para testemunho para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele (Jo 1.7). Que privilégio o Senhor nos concede: sermos parte do plano de salvação dos perdidos. Cada um dos que vêm à luz pode testificar dessa abençoada obra, guiando-se pelo Espírito Santo.

Foto: Ali Saadat / Unsplash

Que privilégio o Senhor nos concede: sermos parte do plano de salvação dos perdidos. Cada um dos que vêm à luz pode testificar dessa abençoada obra, guiando-se pelo Espírito Santo

O evangelho de João começa falando de João Batista como mensageiro, para colocar em prática uma nobre missão: Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João (v. 6). Ele cumpriu o plano divino a seu respeito, preparando o caminho para o Salvador, que resultaria na redenção da humanidade. Desse profeta foi escrito que honrou o Criador com a sua vinda. Que o mesmo seja dito a respeito de cada cristão! Aprouve ao Altíssimo nos incluir como cumpridores do Ide de Jesus.

Temos uma tarefa elevada a desempenhar no resgate dos perdidos, participando desse projeto de libertação da humanidade. O Senhor conhece nossa capacidade, pois assistiu à nossa formação no útero materno. Portanto, podemos crer que estamos aptos a desempenhar a função confiada a nós pelo Pai.

O ENTENDIMENTO DE DAVI – Ao homem segundo o coração de Deus (1 Sm 13.14) foi revelado o que aconteceu conosco antes mesmo da fecundação: Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia (Sl 139.15,16). Aquela famosa corrida de mais de 80 milhões de espermatozoides para fecundar um óvulo foi guiada pela mão do Altíssimo, e cada um de nós venceu a maratona que resultou na nossa concepção. Por certo, outro não poderia ter cruzado a “linha de chegada”, concorda?

Foto: Arte sobre foto de Amirreza Amouie / Unsplash

Ele [João Batista] cumpriu o plano divino a seu respeito, preparando o caminho para o Salvador, que resultaria na redenção da humanidade

A MISSÃO DO HOMEM – O nascimento de João Batista se deu segundo o plano divino. Seus pais eram avançados em idade, e sua mãe, Isabel, era estéril (Lc 1.5-7). Por que Deus não operou nos pais desse profeta quando ainda eram jovens? Por que ele tinha de ser gerado por aquele casal? Só descobriremos isso no Céu. No entanto, não podemos nos esquecer de que o Senhor é Onisciente e sábio.

Deus nos trouxe à vida para a mesma missão de João: testificar da Luz e colaborar para o Seu projeto eterno (1 Co 3.9).

ALEGRIA A RESPEITO DE VOCÊ –A sua chegada ao Reino de Deus foi comemorada na esfera celestial: Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende (Lc 15.10). Haverá mais júbilo a seu respeito, toda vez que você se deixar ser usado pelo Espírito para o cumprimento do propósito dEle. Isso mostra que o Céu está atento ao que se passa na Terra. Porém, não entristeça o Pai. Os salvos são a luz do mundo; portanto, devem andar em santidade (1 Pe 1.16). 

Quando você terminar a sua caminhada terrena, haverá outra festa no mundo espiritual, celebrando a conclusão da sua jornada. Como falou o apóstolo Paulo, os que combatem o bom combate serão recompensados com a coroa da justiça: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda (2 Tm 4.7,8).

O SEU FRACASSO – Essa palavra negativa nunca deve ser escrita a seu respeito! Se proceder como incrédulo, você será uma vergonha para Deus, e o resultado disso será o sofrimento eterno (2 Pe 2.20-22). O Senhor fala do procedimento de Efraim, meia tribo de José. Deus havia armado aqueles guerreiros para terem sucesso na caminhada em direção ao Céu, livrando-os dos inimigos. Porém, no dia da batalha, sem notar que o Altíssimo os tinha preparado para uma posição suprema sobre os inimigos, eles fugiram: Os filhos de Efraim, armados e trazendo arcos, retrocederam no dia da peleja. Não guardaram o concerto de Deus e recusaram andar na sua lei. E esqueceram-se das suas obras e das maravilhas que lhes fizera ver (Sl 78.9-11).

Como isso doeu em Deus! Afinal, eles foram capacitados para aquela hora de perigo. No entanto, em vez de usarem a força e a habilidade recebidas do Alto, retrocederam e magoaram o Senhor. Temos de acatar a Palavra, pois isso será imprescindível no momento de mostrarmos quem é o nosso Redentor.

A RESPONSABILIDADE – Para que todos cressem por ele (Jo 1.7c). Esta era a responsabilidade de João: testemunhar a respeito de Cristo, para que todos acreditassem no Filho de Deus. Essa também é a nossa missão. Quem não aceitar Jesus caminhará rumo à perdição. Foi-nos dada a autoridade de conduzir a maioria das pessoas a crer que o Evangelho é a única maneira de ser salvo: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado (Mc 16.15,16).

Foto: Arte sobre foto de Ruel Calitis / Unsplash

 Esta era a responsabilidade de João: testemunhar a respeito de Jesus, para que todos acreditassem no Filho de Deus. Essa também é a nossa missão. Quem não aceitar Jesus caminhará rumo à perdição

Não somente os perdidos precisam se converter, mas também diversos membros da Igreja Evangélica. Na multidão dos que buscam a Cristo, muitos “convertidos” nem sabem o significado de nascer de novo. Eles vão à igreja atrás de bênçãos, libertação e até de status. Entretanto, sem o novo nascimento, não poderão entrar no Reino dos Céus (Jo 3.3,5).

Conhecemos o salvo pelo jeito de se apropriar da Palavra, de conviver com as pessoas e pela unção em sua vida. Alguns, porém, acham que isso não tem tanto valor, pois, dizem eles, quem invocar o Nome de Jesus será salvo! É verdade, mas João afirma que quem recebe Jesus também obtém o poder para ser feito filho de Deus (Jo 1.12) Ora, se tal pessoa não utilizar essa prerrogativa para mudar de conduta, não será redimida nem terá as vestes nupciais (Mt 22.1-14).

O TRIBUNAL DE CRISTO – Os cristãos precisam conhecer as Escrituras, pois serão surpreendidos, se não forem transformados mediante a genuína conversão. No Tribunal de Cristo, seremos julgados pelo motivo que nos inclinou a fazer as “obras de caridade”, ou os atos de fé. Ali, tudo será revelado, inclusive nossas intenções. Então, vigie, porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hb 4.12).

Foto: Sergii Gnatiuk / 123RF

Não importa o quanto temos feito para o Reino, e sim o modo como o fazemos! Nossa atitude, ao ajudar ou prejudicar o próximo, será colocada na ordem do dia, no julgamento realizado pelo Salvador

A seriedade desse tribunal é absoluta, uma vez que até um julgamento que fazemos de um irmão passará por esse crivo: Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo (Rm 14.10).

Não importa o quanto temos feito para o Reino, e sim o modo como o fazemos! Nossa atitude, ao ajudar ou prejudicar o próximo, será colocada na ordem do dia, no julgamento realizado pelo Salvador: Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal (2 Co 5.10). Prestaremos contas de nossas ações na mais renomada corte, famosa justamente por ser presidida perante a Verdade e por Quem é a Verdade (Jo 14.6).

O Senhor nos julgará em Sua natureza eterna e santa, a ponto de ser chamado de fogo consumidor (Hb 12.29). Ele provará os atos de cada um dos Seus: E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo (1 Co 3.12-15).

Prepare-se para que seus feitos não sejam queimados e você escape da condenação. Como manter puro o seu procedimento, para ser aprovado por esse tribunal? Pensemos na pergunta do salmista: Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra (Sl 119.9).

A nossa obrigação na seara do Mestre é testificar sobre a Verdade por atos, palavras e pelas intenções do nosso coração. Seja um servo fiel!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

O seu pastor da TV


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *