Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Missões – 258
01/01/2021
Carta do Pastor à ovelha – 258
01/01/2021
Missões – 258
01/01/2021
Carta do Pastor à ovelha – 258
01/01/2021

Exaltado como nosso Chefe


Davi se preparou para construir o Templo do Senhor, porém Deus lhe disse que Salomão, seu filho, faria a obra (1 Cr 22.6-10). Por ser servo, Davi não pensou duas vezes nem perturbou o Todo-Poderoso, tentando mostrar o quanto queria realizar tal empreitada. Ele recebeu o recado em submissão completa e entregou todos os materiais separados para a edificação da grande casa dAquele que ele amava de todo o coração, chamando-a de Casa do SENHOR Deus (1 Cr 22.1-5). Como servos, devemos deixar o Altíssimo decidir como procederemos, onde moraremos, bem como as demais situações a nosso respeito.

Isso, além de alegrar o Criador, irá nos fazer viver vitoriosamente. Estando bem com Deus, o qual é infinitamente mais capacitado do que qualquer um de nós, experimentaremos o melhor dEle. Quanto à preocupação natural do homem sobre o que comerá e onde viverá, já temos a orientação divina: Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado (Sl 55.22). Portanto, obedeça à Palavra de Deus e verá o quanto o poder dEle irá ajudá-lo. Bom é ter as promessas e vê-las sendo cumpridas, uma a uma, em nossa vida.

Foto: Sidekix Media / Unsplash

Como servos, devemos deixar o Altíssimo decidir como procederemos, onde moraremos, bem como as demais situações a nosso respeito

O homem de Deus é conhecido pelo seu modo de viver e pela atenção dada à vontade divina. Quando nos encaixamos nas decisões do Senhor reveladas nas Escrituras, as pessoas passam a enxergar que somos diferentes, porque o propósito de Deus nos aformoseia à imagem dEle. Quem só pensa em si, e não no Reino e na Sua justiça, não desfruta das demais coisas acrescentadas à sua vida (Mt 6.33). Tendo e guardando os mandamentos, servimos ao Todo-Poderoso e nos inserimos no rol dos que recebem missões e as cumprem. Seja sempre guardado por Ele (Sl 121.7).

O salvo peca quando sai da presença do Senhor: Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu (1 Jo 3.6). Somos conhecidos pelo fruto que produzimos: Ou dizeis que a árvore é boa e o seu fruto, bom, ou dizeis que a árvore é má e o seu fruto, mau; porque pelo fruto se conhece a árvore (Mt 12.33). Então, deixe-se ser conhecido pelas suas palavras e atitudes. Ao ouvir que não seria o construtor do templo, Davi entregou os recursos que o Altíssimo lhe tinha confiado. Quando você também faz isso, coloca em ação a fidelidade do Pai: Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo (Lc 6.38). Davi ainda deu do seu tesouro particular para a grandiosa edificação, respondendo ao toque do Senhor; afinal, era um homem segundo o Seu coração.

AS MAIORES OFERTAS – É bonito ver que o filho de Jessé amou o Senhor até o fim. Assim também devemos nos conduzir, pois, acatando as instruções de Deus, nós Lhe agradamos de modo completo. Davi disse: Eu, pois, com todas as minhas forças já tenho preparado para a Casa do meu Deus ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, e cobre para as de cobre, e ferro para as de ferro, e madeira para as de madeira, e pedras sardônicas, e as de engaste, e pedras de ornato, e obra de embutido, e toda sorte de pedras preciosas, e pedras marmóreas em abundância (1 Cr 29.2). Quem o fez armazenar bens e materiais, em uma época na qual nem se falava ainda nessa construção? Quem tem falado a você acerca da obra do Senhor? Aquele que guarda e executa as ordens dEle prova que O ama (Jo 14.21).

Davi sabia que o Altíssimo lhe dava forças para adquirir qualquer coisa, tanto para ele como para cumprir as determinações divinas! A fé em Cristo não é algo impotente ou morto, e sim a própria presença do Pai em nós. Então, permita que o Santo Espírito o use para ajudar os perdidos a encontrar a Fonte de todo bem. Desse modo, você verá o quanto Deus é bom: Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia (Sl 34.8).

Em seguida, o rei tomou a mais séria decisão da sua vida, provando que o seu amor a Deus vinha em primeiro lugar: E ainda, de minha própria vontade para a Casa do meu Deus, o ouro e prata particular que tenho demais eu dou para a Casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário (1 Cr 29.3). Onde ele conseguiu essa riqueza impressionante? Da mesma Fonte que o inspirava a compor os Salmos e entoá-los, bem como a participar das guerras e sair vencedor.

Foto: Cassidy Kelley / Unsplash

Portanto, obedeça à Palavra de Deus e verá o quanto o poder dEle irá ajudá-lo. Bom é ter as promessas e vê-las sendo cumpridas, uma a uma, em nossa vida

Das lutas travadas no passado, nas quais obedeciam ao Senhor, Davi e os guerreiros carregavam e dividiam as riquezas levadas pelos inimigos para suprir as necessidades no campo de batalha – a comida e as demais coisas. Os vencidos eram despojados de seus pertences. Muitas vezes, ofertar se torna a maior peleja da nossa vida, pois aquilo que lutamos para armazenar se torna senhor da nossa vida (1 Tm 6.9). No entanto, quando sentimos o toque divino, provamos a quem amamos, não é verdade? É preciso estar sob a direção de Deus para tomar a atitude acertada. Ora, aqueles que só veem lucro diante de si, muitas vezes, já obtiveram o bastante, mas não se satisfazem. Peça ao Senhor ajuda para agir corretamente sobre o que vem ao seu coração (1 Tm 6.17). Se o Céu lhe enviou uma palavra, você se alegrará ao cumpri-la.

Davi não deixou em suspense, mas revelou o que daria, dizendo: Três mil talentos de ouro, do ouro de Ofir, e sete mil talentos de prata purificada, para cobrir as paredes das casas (1 Cr 29.4). Deve ter sido a maior oferta dada por alguém em toda a sua vida: 102 toneladas de ouro, além de 203 toneladas de prata purificada. O ouro mais cobiçado da época era o de Ofir. Veja, Deus, no Juízo, fará o homem encontrar a sua posição diante dEle: Farei que um homem seja mais precioso do que o ouro puro e mais raro do que o ouro fino de Ofir (Is 13.12).

O DESAFIO DE DAVI – O amor de Davi pelo Senhor não terminou com a sua descomunal doação. Ele avisou ainda que estava oferecendo mais ouro e prata destinados aos objetos a serem feitos para o serviço no templo: E ouro para os objetos de ouro, e prata para os de prata, e para toda obra de mãos artífices. Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? (1 Cr 29.5). Ele se despojou do que possuía e desafiou os demais a fazer o mesmo. 

Além de ter sido o maior ofertante de todos os tempos, Davi foi o maior arrecadador de ofertas para a seara de Deus até então e depois dele. O seu exemplo foi seguido pelos que viram o quanto o seu coração estava pronto para participar da divina obra: Então, os chefes dos pais, e os príncipes das tribos de Israel, e os capitães dos milhares e das centenas e até os capitães da obra do rei voluntariamente contribuíram e deram para o serviço da Casa de Deus cinco mil talentos de ouro, e dez mil dracmas, e dez mil talentos de prata, e dezoito mil talentos de cobre, e cem mil talentos de ferro. E os que se acharam com pedras preciosas as deram para o tesouro da Casa do SENHOR, na mão de Jeiel, o gersonita (1 Cr 29.6-8).

Foto: Aron Visuals / Unsplash

No entanto, quando sentimos o toque divino, provamos a quem amamos, não é verdade? É preciso estar sob a direção de Deus para tomar a atitude acertada

O resultado não foi tristeza por terem entregado suas economias, mas total satisfação: E o povo se alegrou do que deram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao SENHOR; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria (1 Cr 29.9). Ao ver os chefes de famílias, os príncipes das tribos, os capitães de milhares e das centenas e até os capitães da obra contribuírem voluntariamente 161.360 toneladas de ouro, mais 342.720 toneladas de prata, mais 284.176 toneladas de cobre e 3.427.200 toneladas de ferro, o rei não se conteve e, debaixo da unção de Deus, orou, louvando-O e declarando: Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste sobre todos como chefe. E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e dar força a tudo. Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos e louvamos o nome da tua glória. Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, que tivéssemos poder para tão voluntariamente dar semelhantes coisas? Porque tudo vem de ti, e da tua mão to damos (1 Cr 29.11-14).

Silenciosamente, o rei ganhou a maior batalha de todas. Ele sabia que era dando que se recebia; que era amando que seria amado, por isso não titubeou ao obedecer a Deus. Ora, o toque do Senhor nunca vem para lhe dar prejuízo, e sim sentido à sua vida com Ele. A maior oferta de uma pessoa é colocar-se no altar do Todo-Poderoso. Em todas as guerras, Davi se entregava nas mãos de Deus e nunca era ferido (Sl 18). Agora, a missão era outra: dar e levar todos a dar uma quantia maior do que o PIB da maior nação do mundo de nossos dias. Que servo era o nosso irmão Davi! Que servos somos?

Foto: Nick Karvounis / Unsplash

O amor de Davi pelo Senhor não terminou com a sua descomunal doação. Ele avisou ainda que estava oferecendo mais ouro e prata destinados aos objetos a serem feitos para o serviço no templo

O LOUVOR DE DAVI – Na sua oração, Davi proferiu lindas palavras que merecem um estudo particular, mas, nesta mensagem, não temos condições de aprofundar. Porém, examinemos algumas de suas declarações ao Altíssimo.

DEUS SE EXALTOU COMO CHEFE: Pelo que Davi louvou ao SENHOR perante os olhos de toda a congregação e disse: Bendito és tu, SENHOR, Deus de nosso pai Israel, de eternidade em eternidade. Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste sobre todos como chefe (1 Cr 29.10,11). Ao falar com o Seu escolhido, Deus Se exaltou como Chefe, e, assim, Davi e o seu povo foram exaltados como servos! Quão profundo foi o rei, que, na revelação da obediência à voz de Deus, levou os seus à tamanha experiência.

O NOME DA GLÓRIA DIVINA: Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos e louvamos o nome da tua glória (1 Cr 29.13). O Nome de Jesus é o Nome da glória celestial!

NÃO HÁ OUTRA ESPERANÇA: Porque somos estranhos diante de ti e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e não há outra esperança (1 Cr 29.15). A fé, a NOSSA FORÇA, por menor que pareça, é a nossa esperança (Jz 6.14).

CONSERVADO PARA SEMPRE: SENHOR, Deus de nossos pais Abraão, Isaque e Israel, conserva isso para sempre no intento dos pensamentos do coração de teu povo; e encaminha o seu coração para ti (1 Cr 29.18).

A PROVA DE AMOR: Então, disse Davi a toda a congregação: Agora, louvai ao SENHOR, vosso Deus. Então, toda a congregação louvou ao SENHOR, Deus de seus pais; e inclinaram-se e prostraram-se perante o SENHOR e perante o rei (1 Cr 29.20). Rendição completa!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *