Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Medicina e Saúde – 259
01/02/2021
Sociedade
01/04/2021
Medicina e Saúde – 259
01/02/2021
Sociedade
01/04/2021

Fortificar-se com a força de Faraó?


Que descem ao Egito, sem perguntarem à minha boca, para se fortificarem com a força de Faraó e para confiarem na sombra do Egito! (Is 30.2).

Finalmente, após mais de 400 anos, os israelitas se voltaram ao Senhor e saíram do cativeiro. Mas, depois, por que se fizeram súditos de Nabucodonosor? Por não confiarem plenamente no Altíssimo. Eles provaram o quanto o inimigo é enganador e impotente para ajudar seja quem for, pois sua natureza é má. A péssima decisão os levou longe demais. Por terem sido redimidos uma vez, jamais deveriam ter aceitado agir fora do plano divino. Que tragédia!

Quando caíram em si, era tarde. Agora, sofreriam as consequências da sua insensatez. Será que o Senhor não poderia tê-los fortalecido? Claro que sim! No entanto, como se encontravam em pecado, acerca do qual tinham sido advertidos, não sabiam a quem recorrer. Ora, Aquele que os tirara do Egito, sem que se perdesse uma única vida, também poderia livrá-los de outra ameaça. Tanto que, após terem aprendido a lição, foram libertos!

A estúpida ação deles os enfraqueceu diante dos caldeus. Eles desprezaram a palavra que Deus lhes enviara mais de um século antes: Então, temerão o nome do SENHOR desde o poente e a sua glória, desde o nascente do sol; vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do SENHOR arvorará contra ele a sua bandeira (Is 59.1). Deixar o Todo-Poderoso ou esquecer-se das Suas promessas é um erro irremediável.

Foto: Osama Elsayed / Unsplash

Ora, Aquele que os tirara do Egito, sem que se perdesse uma única vida, também poderia livrá-los de outra ameaça. Tanto que, após terem aprendido a lição, foram libertos!

O SENHOR FORTALECE MESMO – Se Israel tivesse dado ouvidos ao que Deus falava por intermédio de Jeremias, o seu destino teria sido outro (Jr 2.11-13). Da mesma forma, há pessoas salvas, que, na provação, abandonam o Manancial de águas vivas e se voltam para atitudes insensatas, buscando ajuda no velho enganador, em vez de se fortalecerem: No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder (Ef 6.10).

Aqueles que buscam o Senhor logo O veem lutando em favor deles. Cristo nos ensinou o segredo da vitória: Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito (Jo 15.7). Quem se esforça para cumprir essas simples, mas poderosas condições, se torna vencedor. Um dos maiores erros é não atender a esta orientação de Deus por intermédio de Davi: Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito na obra das tuas mãos (Sl 143.5). Quando se sentir fraco, experimente seguir esse conselho e terá força para não ser levado a um novo cativeiro.

Os israelitas poderiam ter se lembrado do rei Ezequias. Este, ao ser atacado por Senaqueribe – o temível rei assírio que sitiou Jerusalém com o melhor do seu exército, exigindo sua rendição –, resistiu e o envergonhou. O potentado da Assíria encontrou o que não esperava: um rei e um profeta que sabiam orar e gostavam disso. Em atenção ao pedido deles, o Senhor enviou um anjo, o qual destruiu os valentes e importantes oficiais do adversário (2 Rs 19.35-37). Deus repetirá os sinais sempre que necessário: basta o povo crer em Suas orientações. O Senhor solucionará os seus problemas, se você acreditar (Mc 9.23).

Para que descer ao Egito, símbolo do pecado, se eram detentores das promessas divinas, feitas por Quem nunca mente ou engana? Afinal, eles não viviam na Terra da Promessa? Já sabemos que o incrédulo cede aos espíritos infernais; porém, o povo resgatado do cativeiro não quis servir Àquele que o resgatou, e sim aos deuses mentirosos.

Por que trocar o bom Senhor pelos servos do diabo, os quais perturbarão a sua vida? O Pai dará abrigo e poder a quem O procura para vencer o mal. Os israelitas não criam que pedir ajuda ao reino do pecado os tornaria servos do diabo: Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? (Rm 6.16).

Quem pode fortificar, senão Deus? Quem pode guardar, senão o Guarda de Israel? (Sl 121.4). Precisamos crer em Jesus para ver Suas maravilhas em nossos dias. Ele chorou por Jerusalém: Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste? (Lc 13.34). Vigie e ore!

Foto: Ezgi Kimball / Unsplash

Da mesma forma, há pessoas salvas, que, na provação, abandonam o Manancial de águas vivas e se voltam para atitudes insensatas, buscando ajuda no velho enganador, em vez de se fortalecerem

DOMINADOS PELA INSENSATEZ – Confiar na sombra do Egito é o cúmulo da imprudência. Só podemos nos fortificar no Senhor. Ele jamais negou a Sua Palavra nem deixou de responder a quem O buscou. Deus é maior do que todos os deuses, que, juntos ou separados, não passam de demônios derrotados por Cristo na própria casa deles. O Salvador desceu ao Inferno e venceu Satanás e seus espíritos: Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor (Cl 1.13). Mas há pessoas que ignoram seus atos desde que isso lhes dê um pouco de alegria ou prazer.

Se não estivermos em Cristo, nada poderemos fazer com as tentações, pois, mesmo não desejando perder a salvação, será impossível nos livrarmos das ciladas do maligno. O diabo insiste sabendo que alguns farão sua vontade, desde que possam ganhar algumas migalhas em troca. No entanto, quando forem ordenados a marchar para o lago de enxofre e fogo, vão se desesperar e, com choros, implorar pelo perdão. Porém, como ocorreu com Esaú, deixarão de alcançar o favor divino: E ninguém seja fornicador ou profano, como Esaú, que, por um manjar, vendeu o seu direito de primogenitura (Hb 12.16).

Sinta a grandeza da obra que Jesus fez na Sua morte pelo mundo inteiro: E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas (Cl 2.13). Estando mortos em pecados, fomos vivificados com Jesus. A obra da nossa vivificação não foi feita em separado, e sim com a do Senhor. Recebemos a ressurreição da nossa vida que havia morrido no pecado de Adão, por isso estávamos separados de Deus. O Criador perdoou todas as nossas ofensas. Aleluia!

Foto: Jeremy Perkins / Unsplash

Da mesma forma, há pessoas salvas, que, na provação, abandonam o Manancial de águas vivas e se voltam para atitudes insensatas, buscando ajuda no velho enganador, em vez de se fortalecerem

SOMOS O QUE ELE DIZ – O homem sozinho é impotente diante da força diabólica vencida na cruz pelo Salvador (Cl 2.15). Cristo tomou do diabo as chaves da casa dele e fez isso por nós (Ap 1.18). Agora, em todas as coisas, somos mais do que vencedores por Aquele que nos amou (Rm 8.37). Despreze o que o inimigo diz e o derrote com a certeza da vitória! Por que nos fortalecer no Egito se temos Deus?

O Senhor é a nossa Fortaleza! Espere somente a ajuda de Quem nos amou e Se entregou por nós: Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus (2 Co 5.21). Por que ir ao reino do pecado para buscar auxílio, inspiração e poder se somos justiça de Deus? Ele pensou em todas as nossas necessidades e nos abençoou tremendamente.

Somos o que o Senhor diz a nosso respeito e podemos fazer tudo o que Ele declara. Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro; então, prepare-se para vencer! Somos poderosos em Cristo, por isso jamais nos dobraremos ante o inimigo! Viva na plenitude da revelação bíblica!

Temos de repreender o maligno quando ele aparecer em nosso caminho. Ao usarmos o Nome de Jesus, logo o poder que O ressuscitou dentre os mortos entra em ação. No Salvador, somos mais do que vencedores! (Rm 8.37). Já iniciamos a luta convictos da vitória. Quem crer verá a glória de Deus!

Por que Israel procurou amparo em Faraó? Porque estava em pecado. Assim acontece com quem se desvia de Deus e parte para o erro. Tristemente, há pessoas correndo para os braços de Satanás neste momento. Elas desejam se livrar dos problemas, mas estarão arranjando outros bem piores. Só há libertação em Jesus: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres (Jo 8.36).

Foto: Elisabeth Wales / Unsplash

Quando precisar de ajuda, use o Nome do Filho de Deus, pois, na mesma hora, o diabo baterá em retirada. Ele não pode com quem está em Cristo e possui as palavras do Salvador no coração. Usar o Nome de Jesus é a escolha mais abençoada

PRECISANDO DE AJUDA – Quando precisar de ajuda, use o Nome do Filho de Deus, pois, na mesma hora, o diabo baterá em retirada. Ele não pode com quem está em Cristo e possui as palavras do Salvador no coração. Usar o Nome de Jesus é a escolha mais abençoada. Desmanche as obras do inimigo! Dê voz a Jesus, porque, em Seu Nome, estamos autorizados a expulsar os demônios (Lc 10.19).

É bom perguntar ao Todo-Poderoso como devemos proceder para nos livrarmos dos ataques infernais. Ele dirá: Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também (Jo 13.15). Acredite nas Escrituras: Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido (Mt 5.18).

Acorde! Você é membro do Corpo de Cristo e pode exigir, em o Nome de Jesus, que todo mal saia da sua vida e da sua família. Deus espera a sua atitude agora!

Com amor, em Cristo,

R. R. Soares


14 Comments

  1. Jaqueline Meireles disse:

    Muito obrigada SENHOR JESUS CRISTO, pela vida do (MISSIONÁRIO R.R.SOARES).O BRASIL,O ORIENTE e todo o MUNDO,temos sede pela pregação da PALAVRA DE DEUS,realizado pelo (MISSIONÁRIO R.R.SOARES).A GLÓRIA da segunda casa já é mil vezes do que a primeira.

  2. Teresina Pereira Lima de Castro disse:

    Obrigada missionário

  3. james gomes Agostinho disse:

    Essa mensagem é pura e verdadeira pôr quê vem do eterno, eu passei pelo vale mais Deus me deu forças e graça para passar , e eu não troquei o nosso Deus pôr outro escape pra minha vida não, e Deus viu minha fidelidade e me honrrou ,hoje recentemente Deus abriu as portas pra mim e pra minha esposa agora estamos trabalhando como caseiro agora minha esposa tem mais tempo para repousar coisa que não estava mais conseguindo fazer no outro emprego, e também fiquei muito feliz quando eu vi a notícia através da Internet que o senhor está curado estou muito feliz que você já está bem

  4. Genival Canzano disse:

    Deus é o todo poderoso…
    Jesus Cristo um pobre coitado, que viveu e morreu pelos desgraçados…más deixou seu legado e ressuscitou e voltou ao lado de seu pai e assim conquistou a terra e o céu!!!
    Más mesmo assim o ser humano
    não aprende…só falta uma coisa,
    ele voltar e julgar a pobre terra!!!

    • Editor disse:

      Jesus é Senhor. Ele se fez homem e veio à Terra para salvar a todos quantos crerem Nele. O tempo é de Deus. Oremos!

  5. Francisco das Chagas Silva disse:

    Maior que Deus não ha hoje e sempre amem . . . ….. .
    Cristo é o amor vivo de Deus. Presente na nossa vida na terre. Pai, filho, Espirito Santo AMEM.

  6. Zeneide Maria de oliveira disse:

    Mensagem maravilhosa, pura verdade, só devemos buscar ajuda, com quem tem e pode nos ajudar, eu só conheço um que é nosso DEUS, único que é dono de todo poder Aleluia .

  7. Edilene Gaspar disse:

    Muito obrigado pela palavra ?
    Missionário RR Soares deus continue lhe abençoando grandemente porque tenho certeza que és um servo do deus altíssimo deus é contigo
    Quero agradecer pela oração que o senhor faz em póes de seu fíes
    Louvo e agradeço a Deus pela sua vitória deus continue sempre afente desse ministério tão abençoada ?????????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *