Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Medicina e Saúde – 272
01/03/2022
Carta do Pastor à ovelha – 274
01/05/2022
Medicina e Saúde – 272
01/03/2022
Carta do Pastor à ovelha – 274
01/05/2022

No Reino da Luz


No início, antes de criar tudo o que há no Universo, o Altíssimo fez os Céus e a Terra. O nosso planeta era vazio e sem forma, porém cheio de água (Gn 1.1,2). O Espírito de Deus pairava sobre as águas, como a galinha fica sobre os ovos para chocá-los. Quando isso ocorreu, o plano do Senhor para a nossa casa começou a se desenvolver. Então, Ele passou a falar, e tudo veio a existir (Gn 1.3ss). Usando a metáfora da incubação dos ovos, somos levados a crer que o pairar do Espírito deu o “material” para que a ordem de Deus produzisse o que Ele dizia. A primeira ordem foi para a luz existir, a qual Ele examinou e viu que era boa. O Altíssimo continuou falando, e tudo se fez!

DEUS É LUZ – O apóstolo João, discorrendo a respeito da essência do Pai, diz que Ele é luz: E esta é a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma (1 Jo 1.5). O grupo de discípulos que andava ao lado do Mestre foi ensinado acerca do Senhor, o Pai celestial. Por incrível que pareça, esse ensinamento foi desprezado, e quase ninguém se aventura a estudá-lo. Fazê-lo, porém, aumentará a nossa fé e nos dará uma base firme para desfrutarmos da vida abundante trazida por Jesus: O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância (Jo 10.10). Não temos dado importância a essa mensagem. Deus é luz, e não há um só traço de maldade nEle. O Senhor é cheio de amor, poder e salvação. Ele nunca muda! (Ml 3.6).

Foto: Christopher Burns / Unsplash

Na volta de Cristo, os que subirem com Ele estarão em uma nova terra. Tudo o que existe no mundo material será queimado pelo fogo. Os demônios não mais existirão nos novos céus e na nova terra a serem criados (2 Pe 3.9-15)

Na volta de Cristo, os que subirem com Ele estarão em uma nova terra. Tudo o que existe no mundo material será queimado pelo fogo. Os demônios não mais existirão nos novos céus e na nova terra a serem criados (2 Pe 3.9-15). Infelizmente, muitas pessoas serão impedidas de ver isso. Por não terem crido nas Boas-Novas de Jesus e nas promessas divinas, elas serão ordenadas a marchar rumo à perdição eterna. Quem se perder nunca ouvirá falar do mundo da perfeição, e sim estará em tormento permanente (Lc 13.23-28). Misericórdia!

Foto: Jasper Boer / Unsplash

Após a trasladação da Igreja ao Reino dos Céus, o Senhor mesmo nos iluminará para sempre. As Escrituras tratam disso: E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre (Ap 22.5)

LUZ DOS SALVOS – Que luz recebemos ao sermos redimidos? A própria Luz, o Senhor: Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo (2 Co 4.6). Embora Cristo viva em nós, ainda desconhecemos tudo o que o Altíssimo tem e é para nós. No entanto, Ele já resplandeceu em nosso interior; assim, a iluminação do conhecimento da glória divina será mostrada aos salvos, mediante a revelação de Jesus. Por isso, dizemos que os convertidos não passam por uma lavagem cerebral, e sim recebem mais do que podem entender por enquanto, pois a Santa Trindade já vive neles (Jo 14.23).

NÃO PRECISAREMOS MAIS DO SOL – Após a trasladação da Igreja ao Reino dos Céus, o Senhor mesmo nos iluminará para sempre. As Escrituras tratam disso: E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre (Ap 22.5).

Grande sofrimento os ímpios experimentarão, pois deixarão de usufruir daquilo que está reservado aos salvos. Essa tragédia tem prazo para ocorrer. A Bíblia faz uma descrição clara da volta de Jesus, declarando que o ímpio sofrerá um prejuízo indescritível (Jl 2.1-3; Sf 1.14-18). É triste ver pessoas que teriam um lugar com Deus, mas, por pura rebeldia, serão vítimas dos próprios pecados.

Reinaremos eternamente no mundo de paz, amor, sem tentações ou outras obras que, hoje, o diabo faz em nosso meio.

Foto: Timothy Eberly / Unsplash

Tanta gente debocha da nossa maneira de viver, chamando–nos de fanáticos e loucos. Porém, quando o Senhor vier nos buscar, eles procurarão desesperadamente ser salvos, pois verão acontecer tudo o que a Bíblia registra

SOMOS A GERAÇÃO ELEITA – Tanta gente debocha da nossa maneira de viver, chamando-nos de fanáticos e loucos. Porém, quando o Senhor vier nos buscar, eles procurarão desesperadamente ser salvos, pois verão acontecer tudo o que a Bíblia registra.

Veja o que Jesus dirá aos impenitentes, os quais recusaram a salvação providenciada para a humanidade: Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos (Mt 25.41).

Nós ouviremos Jesus nos chamar – pois cremos na Sua Palavra e Lhe servimos – de benditos do Seu Pai e nos fazer um convite: Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo (Mt 25.34).

Pedro foi usado como verdadeiro poeta para escrever o que Deus diz que somos agora em Cristo: Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pe 2.9).

Temos de aproveitar este tempo para anunciar as virtudes do Altíssimo. Afinal, Ele nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz, a qual é inacessível ao ímpio.

Foto: Pexels / Ekaterina Bolovtsova

Toda vez que o diabo sugerir que você pratique atos condenados pela Palavra, ele o forçará a acreditar que já pecou só em ser tentado. Então, condene a ingerência dele em sua mente. Ser o juiz em qualquer situação que oprime você é a sua herança e justiça vindas do Senhor

COMO DEVEMOS ANDAR – Quem se converte ao Evangelho, a Boa Notícia do que Jesus fez em nosso favor, deve andar em novidade de vida, não mais como fazia no passado (Ef 4.22ss). Sem dúvida, o diabo tentará levar tal pessoa às antigas tentações, porque ele não quer que ela continue a mostrar em sua vida as operações das virtudes do Altíssimo. O inimigo deseja que os perdidos vejam que a mudança ocorrida na vida dela foi apenas uma experiência religiosa como qualquer outra. Desse modo, eles jamais se acertarão com Deus, perdendo-se nos engodos malignos. A Palavra eterna do Criador assim diz: Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Ef 5.8).

Precisamos andar como filhos da luz, gente do dia, que não vive como os incrédulos. Então, na segunda vinda de Cristo, não sejamos reprovados por Ele. Ora, não somos mais trevas, por isso caminhemos como filhos da luz. O Filho de Deus, quando esteve entre nós, ensinou a agradar ao Pai, vivendo de modo irrepreensível em qualquer lugar e circunstância: Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele (At 10.38). Viva no mundo, mas não o ame (1 Jo 2.15-17).

ARMAS DA LUZ – O Pai é nosso Amigo e Senhor; portanto, atenda às ordens dEle e você se verá com mais e melhores condições do que jamais pensou ou previu. O apóstolo Paulo nos exorta a ter o cuidado de não nos esquecermos de que acabou a noite que caiu sobre a humanidade pelo pecado de Adão. Logo, nada de nos submetermos ao inimigo: A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz (Rm 13.12). Por que atendermos a qualquer tentação, se sabemos onde o diabo almeja nos levar? Quando ele sugerir algo, desconsidere-o, mas veja o quanto Deus há de operar em seu favor. Sobre o que declarou Paulo, eis uma comparação feita pelo Mestre entre a boa e a má escolha: Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo (Jo 11.9). Como um cristão pode negar que vê a luz deste mundo, se ele nasceu de novo do Espírito e da água, a Palavra? Por que tropeçar, se isso trará o diabo e seus males para a sua vida de novo? Seja firme na fé em Cristo, esperando pacientemente o cumprimento das promessas divinas. As 12 horas do dia devem ser aproveitadas e desfrutadas para a glória do Nome de Jesus.

IDONÊOS PARA PARTICIPAR – A obra do Salvador realizada em Sua morte não foi um remendo, e sim algo novo e poderoso, que nos fez capazes de participar da Sua natureza e da herança destinada a nós: Dando graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz (Cl 1.12). Quem recebeu o Senhor em sua vida pode se considerar salvo e estar vigilante, porque, certamente, o diabo insistirá no fato de que a sua conversão não foi completa, e, portanto, você ainda pode fazer certas coisas erradas, que o próprio Deus não ligará. Assim, o maligno lhe dirá: “Você ainda é carne e precisa de algumas aberrações para se confortar e distrair; não seja fanático”. Entretanto, por ordem divina, o apóstolo João disse: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele (1 Jo 2.15). Compensa perder o amor de Deus? Cuide-se na sua fé!

O que é a herança dos santos na luz? É tudo de que necessitamos para nos livrarmos dos males. Ela foi revelada pelo profeta Isaías: Toda ferramenta preparada contra ti não prosperará; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e a sua justiça que vem de mim, diz o SENHOR (Is 54.17). Fique atento! Toda vez que o diabo sugerir que você pratique atos condenados pela Palavra, ele o forçará a acreditar que já pecou só em ser tentado. Então, condene a ingerência dele em sua mente. Ser o juiz em qualquer situação que oprime você é a sua herança e justiça vindas do Senhor.

Ser idôneo é agir com competência, mostrando-se seguro em qualquer situação. Aja como soberano em tudo o que lhe diz respeito. Jesus afirmou: Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte (Mt 5.14). Faça a sua luz brilhar mais e mais!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *