Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Brasil
01/08/2022
Família – 278
01/09/2022
Brasil
01/08/2022
Família – 278
01/09/2022

A morada de Deus


Um dos assuntos mais importantes para o cristão é a declaração bíblica de que o Senhor haverá de morar em todos aqueles que receberem Jesus como Salvador e viverem segundo a revelação da Palavra. Primeiro, Ele falou sobre isso a Moisés, dizendo: E saberão que eu sou o SENHOR, seu Deus, que os tenho tirado da terra do Egito, para habitar no meio deles; eu, o SENHOR, seu Deus (Êx 29.46).

Sendo santidade, a ponto de Se qualificar como Fogo Consumidor (Dt 4.24), Deus ordenou que as pessoas contaminadas por coisas imundas fossem lançadas fora do arraial, pois, sem dúvida, poderiam contagiar outros: Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial a todo leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todos os imundos por causa de contato com algum morto. Desde o homem até à mulher os lançareis; fora do arraial os lançareis, para que não contaminem os seus arraiais, no meio dos quais eu habito (Nm 5.2,3).

Ora, não podemos tolerar pessoas vivendo na prática de pecados ao nosso lado, mas, com amor e zelo, temos de levá-las ao arrependimento. Afinal, estamos na era da Graça. Porém, O Senhor nos adverte, por intermédio do apóstolo Pedro, acerca desse fato: Porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo (1 Pe 1.16). Preparemo-nos para a volta de Cristo; do contrário, não subiremos com Ele!

Foto: Alexander Popov / Unsplash

Ora, não podemos tolerar pessoas vivendo na prática de pecados ao nosso lado, mas, com amor e zelo, temos de levá-las ao arrependimento. Afinal, estamos na era da Graça

EXCESSO DE LIBERDADE – Tristemente, em nossos dias, têm surgido “liberdades” que levarão muitos a perder a sua entrada no Reino do nosso Senhor Jesus Cristo. Eles serão impedidos de morar no eterno Lar, conforme a Bíblia declara: Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira (Ap 22.15).

Pedro nos exorta da seguinte forma: Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis (2 Pe 1.10). Alguns permitem que o seu leito conjugal seja contaminado pelos “excessos”, que, na verdade, são proibições claras das Escrituras: Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo (1 Co 6.13).

O segredo é não imitar os perdidos, porque eles caminham para a destruição. Devemos, sim, adverti-los. Quem adere a essas “modernidades” se inclui na lista de advertência (Ap 22.15) e na declaração bíblica: E derramaram sangue inocente, o sangue de seus filhos e de suas filhas, que sacrificaram aos ídolos de Canaã, e a terra foi manchada com sangue (Sl 106.38). O Altíssimo usa o apóstolo Paulo para afirmar: E o Senhor vos aumente e faça crescer em amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco; para confortar o vosso coração, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos (1 Ts 3.12,13).

CORAÇÕES VAZIOS – A Igreja de Cristo era perseguida pelo Império Romano. No entanto, quanto mais a perseguiam, mais ela crescia. Então, em 13 de junho de 313, Constantino, imperador romano, promulgou o edito de Milão, assegurando a liberdade de culto aos cristãos. A partir daí, a Igreja recebeu milhares de pessoas não convertidas e se tornou poderosa. Hoje, se uma denominação prega que, entre quatro paredes, não há pecado no que um casal faz, certamente, multidões de perdidos irão até ela e serão enganados em relação à eternidade. Na verdade, eles precisam nascer de novo para serem aceitos no Reino de Deus (Jo 3.3-5).

A porta larga tem todo o tipo de atrativo, levando os ímpios e até cristãos desviados a adentrarem por ela. Jesus falou a respeito, orientando-nos: Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem (Mt 7.13,14).

Foto: Andrea Crisante / 123RF

Tristemente, em nossos dias, têm surgido “liberdades” que levarão muitos a perder a sua entrada no Reino do nosso Senhor Jesus Cristo. Eles serão impedidos de morar no eterno Lar

Quem não se converte ao Evangelho e, por conseguinte, deixa de nascer de novo continua vazio de Deus e não pode entender as Escrituras. Ora, ninguém pode ir a Jesus se o Pai não o trouxer (Jo 6.44). Encher as igrejas de pessoas sem mostrar a Verdade a elas, ocultando-lhes as proibições, é enganá-las. Não foi isso que o Senhor mandou fazer. Temos de ensinar todas as coisas que Cristo nos ensinou (Mt 28.18-20).  

VIVENDO EM NÓS – Quando uma pessoa ouve as Boas-Novas e aceita Jesus como Salvador, o diabo passa a trabalhar contra ela, usando de tudo para desviá-la do caminho do Céu. Primeiro, o maligno a impregna de fanatismo e, depois, incute-lhe o desinteresse pelos assuntos de Deus. Em sua louca tentativa de nos separar do Altíssimo, o inimigo é capaz de oferecer o que a sua mente mentirosa pode inventar. Entretanto, se estivermos em Cristo, as mentiras de Satanás nunca nos afastarão da felicidade eterna.

JESUS EM NOSSO MEIO – Depois da queda de Adão, o Senhor elaborou o plano da salvação e começou a executá-lo, mas levou milhares de anos para ser concluído. Deus teve de escolher o Seu próprio Filho para vir à Terra e cumprir a remissão dos nossos pecados com o Seu sangue. Assim diz a Palavra: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (Jo 1.14).

É inacreditável o que o Pai fez por nos amar e querer a nossa salvação. O Altíssimo deu o Seu melhor, a Sua Palavra, que, junto com Ele, era Deus. Só conseguimos medir o amor divino após sermos salvos. Paulo, ao meditar sobre a manifestação do amor de Deus, disse: Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! (Rm 11.33).

Agora, com tristeza, vemos muitos santos do Senhor se embrenharem no pecado, trocando a eternidade no Céu por alguns anos de prazer sujo. Será que ficaram loucos, ou nunca foram libertos do pecado? Talvez, esta última afirmativa seja verdade! Uma pessoa em sã consciência jamais pode deixar o Reino de Deus para perambular pelo mundo. Veja o ocorrido com Elimeleque, marido de Noemi: ele saiu da casa de Pão, Belém de Judá, a qual enfrentava uma tremenda seca, a fim de buscar sucesso em Moabe. Até podemos ir até lá, mas para salvar almas, e não negociar a nossa redenção.

Foto: Pexels / Pixabay

Quem não se converte ao Evangelho e, por conseguinte, deixa de nascer de novo continua vazio de Deus e não pode entender as Escrituras. Ora, ninguém pode ir a Jesus se o Pai não o trouxer (Jo 6.44)

TEMPLO DE DEUS – Depois da salvação, temos de travar uma dura batalha para ter o nosso coração preparado para ser a casa de Deus – é assim que a Palavra de Deus nos denomina. Muitos resistem a esse chamado, porque ainda desconhece as Escrituras, que declaram: E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo (2 Co 6.16). Devemos parar de ver as coisas com os olhos naturais e passar a enxergá-las pela fé concedida pela Palavra.

Na primeira carta aos coríntios, Paulo cita os grupos que não herdarão o Reino dos Céus, se continuarem na iniquidade: Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus (1 Co 6.10).

Sem dúvida, o Senhor jamais morará em quem vive na transgressão. Agora, o versículo seguinte afirma que, naqueles que forem salvos, o Altíssimo fará uma obra completa: E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus (1 Co 6.11).

No versículo 19, o Espírito Santo diz: Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1 Co 6.19). A maior obra feita por Deus em nossos dias é lavar os pecadores no sangue de Jesus, santificá-los na Sua graça e, em seguida, justificá-los em Seu Nome mediante o Espírito Santo. A Bíblia, então, faz uma pergunta: Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica (Rm 8.33).

Foto: Kyle Smith / Unsplash

A mensagem do Evangelho é verdadeira, e, por ela, o Pai celestial oferece a salvação a quem recebe Jesus com alegria. Deixe o Senhor realizar o seu novo nascimento e, então, você se tornará o novo ser, recriado em Cristo

TEMPO DE BOAS-NOVAS – Alguns creem que o passado vergonhoso deles ainda os impede de serem aceitos como santos diante de Deus, e que as promessas das Escrituras não fazem sentido para sua vida. Precisamos pensar conforme a Lei da liberdade, o Evangelho, e recusar o farisaísmo pregado por tantos. Creiamos na operação do Espírito Santo! Da mesma maneira que fomos recebidos no Evangelho, outros pecadores o foram. Os salvos em Cristo são diferentes de quem tem uma experiência religiosa, já que nasceram de novo da Água e do Espírito. Deus não faz nada pela metade nem torto. Cada obra da criação passou por um rigoroso controle de qualidade do Senhor, sendo aprovada completamente. O Todo-Poderoso usa essa perfeição na conversão de cada perdido. Aleluia!

A mensagem do Evangelho é verdadeira e, por ela, o Pai celestial oferece a salvação a quem recebe Jesus com alegria. Deixe o Senhor realizar o seu novo nascimento e, então, você se tornará o novo ser, recriado em Cristo. Essa é a glória de Deus!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *