Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Heróis da Fé | David Brainerd
05/12/2022
Palavra dos Patrocinadores – 281
30/12/2022
Heróis da Fé | David Brainerd
05/12/2022
Palavra dos Patrocinadores – 281
30/12/2022

Ver a Glória


Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me hás amado antes da criação do mundo (Jo 17.24).

O Senhor Jesus tinha um desejo profundo a nosso respeito. Então, ao fazer a oração sacerdotal, pediu que Lhe fosse concedida a bênção de permitir que ficássemos sempre ao Seu lado, onde quer que Ele estivesse; assim, veríamos a Sua glória. Porém, Cristo não ficou apenas nisso, pois disse: E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um (Jo 17.22). A glória concedida a Ele nos foi dada, para sermos um com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Nessa declaração bíblica, está o segredo de ser bem-sucedido na fé, o qual devemos explorar para entendermos a mensagem implícita!

Pelo nosso modo de vida, parece que essa oração nem existiu, porque não vemos ninguém vivendo o que Ele falou e sendo atendido pelo Pai. Temos de procurar viver essa glória, justificando a razão de usarmos essa bênção, que, sem sombra de dúvida, é nossa para sempre. Procure tal glória que já é sua como era de Cristo!

Ora, se não orientarmos os salvos a esse respeito, ninguém saberá que esse privilégio pertence a eles. Logo, a seguinte advertência do Senhor se cumprirá: Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é bem-aventurado (Pv 29.18). Quem é imaturo na fé em Cristo precisa da Palavra inspirada para se firmar no que é bom, sem se submeter às doutrinas vindas do homem, que para nada prestam.

Foto: Elijah Hiett / Unsplash

Temos de procurar viver essa glória, justificando a razão de usarmos essa bênção, que, sem sombra de dúvida, é nossa para sempre. Procure tal glória que já é sua como era de Cristo!

DADOS AO FILHO – Fomos dados ao Filho de Deus para um propósito que extrapola o nosso entendimento. Por isso, o desejo expresso na oração feita diretamente ao Altíssimo foi atendido em todos os pontos. Sendo o Unigênito do Pai, Cristo não pediria que Lhe fosse dado algo não prometido. Devemos crer que dentro da oração de Jesus, há bênçãos que sequer pensávamos serem nossas. Não precisamos adivinhar se algo nos pertence ou não. Façamos uma busca na Bíblia por essas dádivas e as reivindiquemos em o Nome de Jesus (Jo 14.12-14).

Não somos mais de nós mesmos, nem servos do pecado e das demais artimanhas lançadas pelo maligno para nos aprisionar (1 Co 6.19; Rm 6.18-22). Sendo servos do Senhor, temos uma gloriosa missão a cumprir: levar os perdidos a entenderem que, na salvação providenciada por Jesus, encontra-se tudo o que perdemos na queda de Adão. Cristo foi chamado de segundo Adão: Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão, em espírito vivificante (1 Co 15.45). O Salvador nos vivificará sempre que precisarmos da Sua ajuda!

Eis a chave do sucesso: Jesus foi feito para nós em Espírito vivificante. Ele veio não somente para nos mostrar a derrota que herdamos de Adão, mas também com as Boas-Novas de que Ele sofreria em nosso lugar o que a queda no jardim do Éden nos causou. Dessa maneira, seríamos vivificados nEle – enxertados na Videira – e, então, produziríamos muito fruto: Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim (Jo 15.4). Esse é o fundamento a ser usado e vivenciado, para que o Pai seja glorificado no Filho.

ONDE ELE ESTIVER – Onde está o Salvador hoje? As Escrituras falam claramente a esse respeito. Então, acompanhe-me nessa busca e você se surpreenderá com o que o Mestre fez em nosso favor e o que podemos fazer, já que possuímos a faculdade de escolher estarmos nEle. Espero que toda pessoa que aceitou Jesus como Salvador e deseja vencer as suas lutas aprenda a viver no mais alto nível.

Estivemos com Cristo na cruz, quando Ele assumiu o nosso lugar e morreu pelas nossas transgressões, conforme Paulo declarou: Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim (Gl 2.20). Desde aquele dia, quando nos recebeu nEle para pagar a nossa dívida, Jesus Se prontificou a viver em nós.

Foto: Sixteen Miles Out / Unsplash

Quem é imaturo na fé em Cristo precisa da Palavra inspirada para se firmar no que é bom, sem se submeter às doutrinas vindas do homem, que para nada prestam

Na cruz, Ele morreu duas vezes. A primeira foi quando o Pai O abandonou: E, perto da hora nona, exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lemá sabactâni, isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Mt 27.46). Ele acabara de receber os nossos pecados e, por causa deles, tornou-Se pecado (2 Co 5.21). O Pai que é santidade, além de ser Fogo Consumidor, teve de abandoná-Lo. Do contrário, iria destruí-Lo. Cristo teve de sofrer sozinho as nossas dores e enfermidades, iniquidades e transgressões, a fim de nos livrar da perdição, dando-nos a plena salvação (Is 53.4-6).

A seguir, ao ver que todos os delitos estavam sobre Si, Ele inclinou a cabeça e morreu. Então, desceu ao Inferno, onde sem a ajuda de ninguém, nem de um anjo ou do Pai, começou a despir o diabo da autoridade que este tinha roubado de Adão. Após despi-lo do poder de nos fazer mal, o Senhor tomou as chaves da morte e do Inferno. Assim, o Espírito Santo desceu onde o corpo de Jesus estava e tocou nEle vivificando-O. A Bíblia diz que estávamos no Salvador: Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos) (Ef 2.5). NEle, também fomos vivificados!

Já vivificado, Jesus atravessou o abismo que separava os que morreram crendo em Deus dos perdidos (Lc 16.19-26). Aqueles que morreram na esperança de que ouviriam do Senhor a Boa Notícia, como Abraão e os demais patriarcas, além de Moisés e o rei Davi, esperaram com paciência por este glorioso dia. Ao entrar onde eles se encontravam, Cristo lhes anunciou as Boas-Novas, e todos O seguiram para o Paraíso (Ef 4.7-10). Ele venceu!

ASSENTADOS NO TRONO – É lindo ouvir que Jesus Se assentou à direita do Pai, o Todo-Poderoso, como falara ao ver os apóstolos na Galileia, após ter ressuscitado: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra (Mt 28.18). Paulo afirma que fomos assentados em Cristo e, juntamente com Ele, tirados da morte, a qual é a natureza de Satanás: E nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus (Ef 2.6).

Hoje, a nossa posição de autoridade é maior do que podemos acreditar ou imaginar. Afinal, estamos assentados nos lugares celestiais em Cristo. Em razão disso, precisamos fazer as mesmas obras executadas por Jesus; caso contrário, seremos condenados por negligência ou maldade no coração. Somos os únicos encarregados a realizá-las, segundo o que Ele disse em João 14.12: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

Foto: Priscilla Du Preez / Unsplash

Não precisamos adivinhar se algo nos pertence ou não. Façamos uma busca na Bíblia por essas dádivas e as reivindiquemos em o Nome de Jesus (Jo 14.12-14)

Naquele Dia, jamais poderemos alegar que não tínhamos o mesmo poder que Jesus usava, porque Ele mesmo declarou: Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum (Lc 10.19). Se a obra depende de usarmos o poder dado pelo Senhor sobre toda a capacidade do inimigo, nada do que dissermos contrário a isso será aceito. O que nos faltava para representar o Salvador nos foi outorgado; portanto, depende unicamente de nós o cumprimento das Suas ordens. O que você tem a dizer? Negará a Palavra, que é a Verdade, ou irá colocá-la em prática? Quanto a mim, continuarei confiando no Senhor.

ELES PARTIRAM – O evangelho de Marcos registra as ações dos discípulos de Jesus, após terem escutado a Sua última ordem: E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém! (Mc 16.20). A atitude deles era de total confiança em Sua Palavra, por isso partiram para falar a todos a respeito do que Cristo deixou como missão. Logo, os perdidos foram salvos; os doentes, curados; os oprimidos, libertos, e todos se regozijaram pelos feitos do Altíssimo nos cultos conduzidos pelos discípulos (At 5.12; 6.8; 7.36; 14.3; 15.12). Hoje, o Senhor agirá do mesmo modo, se crermos nEle de fato!

Precisamos ficar onde Cristo está – à direita do Pai. Desse modo, cumpriremos a Sua derradeira e boa ordem: ir pelo mundo e curar os sofredores (Mc 16.15,16). Pela ministração dos discípulos, o povo contemplava a glória divina do mesmo modo que a via quando Cristo agia pessoalmente na Terra. Ora, temos a mesma unção do Mestre; portanto, podemos fazer as obras realizadas por Ele.

Foto: Arquivo Graça / Solmar Garcia

Precisamos ficar onde Cristo está – à direita do Pai.
Desse modo, cumpriremos a Sua derradeira e boa ordem: ir pelo mundo e curar os sofredores (Mc 16.15,16)

Quem acredita nas palavras do Filho de Deus, passa a proceder de acordo com Jesus aos poucos. Talvez você pergunte: “Por que aos poucos?”. Respondo, dizendo: Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Pv 4.18). E continuo explicando que essa nova atitude acontece gradativamente. Veja o exemplo dos israelitas quando saíram do cativeiro no Egito. O Senhor os fez percorrer o caminho mais longo, porque, se fossem pelo mais curto, poderiam voltar para onde não tinham direitos, com medo da guerra e assustados. Eles não estavam preparados para a batalha como ela é.

A Bíblia fala sobre o caminho mais curto com o seguinte provérbio: Assim também ficar a alma sem conhecimento não é bom; e o que se apressa com seus pés peca (Pv 19.2). A sua alma precisa de conhecimento para permanecer firme no plano de Deus, fazendo a vontade dEle. Por esse motivo, a Palavra adverte que a pessoa neófita, sem maturidade para ser líder, ou exercer qualquer outra função na igreja, não deve dirigir a obra do Senhor: Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo (1 Tm 3.6). Quem possui a mesma unção tem de aprender como Jesus aprendeu: Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu (Hb 5.8).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *