Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Palavra dos Patrocinadores – 281
30/12/2022
Novela da Vida Real – 282
30/01/2023
Palavra dos Patrocinadores – 281
30/12/2022
Novela da Vida Real – 282
30/01/2023

A verdadeira Terra da Promessa


Sabemos que os fatos da Antiga Aliança são símbolo do que acontece conosco hoje. Assim como ocorreu com Israel, também entramos na Terra da Promessa dada a nós pelo Senhor, nosso Deus, por herança, para que a possuamos e nela habitemos: E será que, quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te dará por herança, e a possuíres, e nela habitares (Dt 26.1).

O Evangelho, a Boa Notícia do que Jesus fez em nosso favor, é a verdadeira Terra da Promessa. Ora, uma vez que nascemos de novo na família de Deus, adquirimos todos os direitos por Cristo Jesus (Rm 8.17; Gl 4.7). Assim como Ele realizou a vontade do Pai, também podemos e devemos executá-la, sendo Seus servos fiéis. Sem essa posição, nada conseguiremos do Senhor. O Seu amor por nós se condiciona ao amor que dedicamos a Ele: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele (Jo 14.21).

Judas Tadeu, não o Iscariotes (o tesoureiro de Deus que roubava das ofertas), perguntou ao Mestre: Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós e não ao mundo? (Jo 14.22). Apesar de ser discípulo, Tadeu não entendeu o que Jesus dizia, e isso pode acontecer conosco. Basta a pessoa se distanciar de Deus por causa de alguma sedução do mundo, e não verá que está caminhando a passos largos rumo à perdição. Por isso, é crucial que o perdido não endureça o seu coração no erro, ao sentir o toque do Espírito Santo (Hb 3.7-11). Que o Altíssimo tenha misericórdia dele e o faça se arrepender para ser salvo!

Foto: Kelsey Chance / Unsplash

Basta a pessoa se distanciar de Deus por causa de alguma sedução do mundo, e não verá que está caminhando a passos largos rumo à perdição

Judas, então, recebeu a resposta do Salvador: Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada (Jo 14.23). Quem não ama o Senhor, e sim o pecado, escondendo-se atrás dele, nunca guardará a Palavra. Logo, não será amado do Pai, que deseja fazer morada nele. Grande prejuízo o pecado acarreta na vida de quem não ama a Deus!

O GRANDE PRESENTE – No Evangelho, o Senhor lhe dá a Terra Prometida, o entendimento de quem você é nEle, do que lhe pertence e o orienta como fazer para tomar posse disso. Depois, você passa a entender a vontade de Deus, a qual é agradável, boa e perfeita (Rm 12.1,2). Ora, essa maneira de ver as verdades do Livro Santo fará você se sentir amado pelo Senhor. Quando as provações surgirem, ou o diabo tentá-lo com qualquer mal, você o repreenderá com a Palavra. Então, tendo sido queimado pelo poder divino, o maligno sairá para nunca mais voltar (Tg 4.7). Essa Terra é um dom do amor do Pai, que deseja lhe dar as condições para viver com dignidade. Ela possui tudo aquilo de que você precisa ou venha a necessitar em qualquer tempo.

O Altíssimo deu Canaã aos descendentes de Abraão, pois os amava. A nós Ele concede a genuína Terra, a compreensão daquilo que nos pertence em Cristo, pelo fato de O amarmos. Ora, o Filho nos libertou das forças das trevas e nos deu a salvação (Cl 1.13,14). Porém, o Senhor não para por aí, e sim garante: o nosso amor devotado a Ele trará o necessário para vivermos libertos dos males. Assim, confessaremos: Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? (Rm 8.32). Sem Ele nada teremos. A decisão é sua! Portanto, decida por Jesus e tenha tudo.

Foto: Cole Keister / Unsplash

O Altíssimo deu Canaã aos descendentes de Abraão, pois os amava. A nós Ele concede a genuína Terra, a compreensão daquilo que nos pertence em Cristo, pelo fato de O amarmos

ATENTE PARA A SUA AFLIÇÃO – Após os hebreus clamarem a Deus, Ele atentou para como viviam (Êx 3.7). Muitos anos haviam se passado desde a morte de José, figura grandemente amada pelos egípcios, pois, se não fosse ele, a fome e as suas consequências teriam destruído a nação deles (Gn 41.53-57). Então, surgiu um novo Faraó, que não sabia nem acreditava que José, cujo nome significa Ele (Jeová), tinha sido usado para melhorar a situação do Egito, incluindo os anos de prosperidade que os fizeram ser guardados da escassez, sem sofrer prejuízos. Esse Faraó começou a maltratar os filhos de Jacó (Êx 1.8-14). Provavelmente, os hebreus tinham se esquecido de Deus, e, com isso, a situação deles se deteriorou tanto que logo se viram em uma vida sem direitos, cativos de um povo ingrato e cruel. Muita gente vive mal porque se afastou do Senhor. Mas eis a saída: volte-se para Deus, e Ele Se voltará para você (Tg 4.8).

Assim falam as Escrituras, após os hebreus começarem a clamar: Mas os egípcios nos maltrataram, e nos afligiram, e sobre nós puseram uma dura servidão (Dt 26.6). Quando o homem acorda, vê a circunstância na qual se encontra e decide buscar o Senhor, a sua vida se transforma para melhor. Examine-se! A seguir, retorne para o Criador e constate que Ele o ama de fato.

A Palavra relata o que os filhos de Israel fizeram: Então, clamamos ao SENHOR, Deus de nossos pais; e o SENHOR ouviu a nossa voz e atentou para a nossa miséria, e para o nosso trabalho, e para a nossa opressão (Dt 26.7). Pela súplica deles, o Senhor olhou e viu que precisavam de ajuda. Deus contemplou a miséria em que viviam, o trabalho escravo e a opressão sofrida sob o chicote do inimigo. O Pai celestial deseja ver o que ocorre com você, que é religioso, mas não pratica a fé em Cristo – razão pela qual está vedado ao acesso a tudo o que está à sua disposição. Deus observou o quanto o cativeiro os fazia sofrer, a dureza do seu trabalho e a crueldade da sua aflição. O pecado é o chefe enviado pelo diabo para escravizar você (Rm 6.16).

Foto: Eduardo Dutra / Unsplash

Muita gente vive mal, porque se afastou do Senhor. Mas eis a saída: volte-se para Deus, e Ele Se voltará para você (Tg 4.8)

A LIBERTAÇÃO – O Senhor é o único Deus; os outros, chamados de deuses, não passam de demônios, que nunca ajudam ninguém, mas, se invocados, destroem aqueles que os buscam na tentativa de se livrar das angústias. Os herdeiros das promessas feitas a Abraão só não foram destruídos por causa da misericórdia divina. Satanás sabia que deles viria o Salvador. Essa foi a razão de o Todo-Poderoso impedir que os hebreus fossem aniquilados. Da mesma forma, o diabo não nos destruirá, pois temos a mão do Altíssimo guardando-nos dia e noite.

A Bíblia diz: E o SENHOR nos tirou do Egito com mão forte, e com braço estendido, e com grande espanto, e com sinais, e com milagres (Dt 26.8). Canaã, com sua prosperidade que em nada se iguala ao Evangelho, é uma figura que aponta para a sabedoria espiritual obtida em Cristo. Ninguém é páreo para Ele em canto algum (Ef 1.17-21). Fomos tirados do reino da maldade e agora vivemos aqui na Terra, cheia de pecado, em meio à violência e demais obras das trevas, mas de um modo tão lindo como se não existisse maldade. A mão forte de Deus tomou do adversário toda a sua habilidade de nos causar danos. A obra que o Seu braço estendido na cruz fez em nosso favor impede que o mal nos atinja. Os poderes das trevas foram despojados da sua habilidade de nos oprimir: E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo (Cl 2.15). Estamos livres para sempre!

A nossa posição em Cristo é invejável. Assim como Jesus era um com o Pai, também nos fez um com Ele: Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste (Jo 17.20-21). Para isso ser real, e não apenas meras palavras, Jesus nos deu a glória que o Pai concedera a Ele; portanto, nada pode nos tirar das Suas mãos: E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um (Jo 17.22). Somos um com o Senhor!

Em Sua morte, Jesus despiu o diabo da autoridade que este tinha sobre nós. Os demônios não acreditaram no que viram! A luta do Senhor com o maligno não foi uma medição de forças, mas sozinho – nem o Pai nem mesmo um anjo estavam com Ele –, Cristo destronou Satanás e seus servos, que tentaram sustentar a sua posição o quanto puderam. Porém, Jesus havia sofrido o que nós teríamos de padecer. Então, quando tudo estava feito, tomou as chaves da morte e do Inferno e disse: […] fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno (Ap 1.18).

Foto: Osama Elsayed / Unsplash

Assim como Deus livrou Israel do Egito com grande espanto, sinais e maravilhas, fomos libertos pelo grande espanto do diabo ao ver o Salvador sofrer os nossos males

Assim como Deus livrou Israel do Egito com grande espanto, sinais e maravilhas, fomos libertos em meio ao grande espanto do diabo ao ver o Salvador sofrer os nossos males. O inimigo também presenciou os sinais do amor do Senhor por nós, bem como os milagres realizados no mundo, para que andemos segundo eles. Tudo isso teve um propósito: Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus (Ef 2.7).

Por isso, fomos conduzidos ao Reino de Deus, a verdadeira Terra da prosperidade, santidade e amor aos perdidos: E nos trouxe a este lugar e nos deu esta terra, terra que mana leite e mel (Dt 26.9). O Evangelho é incomparavelmente a terra mais rica do Universo, seja no reino físico, seja no espiritual. Leia a belíssima descrição do nosso Pai: Porque o SENHOR, teu Deus, te mete numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes e de abismos, que saem dos vales e das montanhas; terra de trigo e cevada, de vides, figueiras e romeiras; terra de oliveiras, abundante de azeite e mel; terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro e de cujos montes tu cavarás o cobre. Quando, pois, tiveres comido e fores farto, louvarás ao SENHOR, teu Deus, pela boa terra que te deu (Dt 8.7-10).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *