Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Internacional
20/09/2023
Capa | Evangelização
25/09/2023
Internacional
20/09/2023
Capa | Evangelização
25/09/2023

Basta uma palavra


Um centurião romano foi até Jesus em favor do seu servo, que estava enfermo e violentamente atormentado. O Salvador, então, disse que iria curá-lo, mas o militar replicou: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará (Mt 8.8b). O oficial agiu com fé e temor, pois já tinha aprendido que, se a Palavra for liberada, basta crer!

Tanto o Senhor, que tinha a unção para pronunciar a Palavra da cura, como o centurião, o qual cria que bastava uma declaração do Mestre para seu servo ser curado, estavam com a mesma fé, agindo sobre as Escrituras. Mais tarde, Cristo falou claramente: Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus (Mt 18.19). Este é o segredo: crer!

Foto: Viks_jin / Adobe Stock

Para o apóstolo, não importava se haveria perseguição ou paz, porque a Palavra da graça de Deus operaria os milagres necessários

A PALAVRA DA SUA GRAÇA – Paulo e Barnabé chegaram à cidade de Icônio, na atual Turquia, e, como sempre, logo foram usados pelo Senhor. Os judeus levantaram uma perseguição contra eles, mas não se importaram: Detiveram-se, pois, muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, permitindo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios (At 14.3). Esses servos pregavam o Evangelho de Jesus!

Para o apóstolo, não importava se haveria perseguição ou paz, porque a Palavra da graça de Deus operaria os milagres necessários. A partir daquele dia, esses homens varreram toda a Ásia Menor com a pregação da mensagem da cruz, e, em todos os lugares, viam-se as grandes maravilhas do Senhor. Isso deve ser feito em todas as partes da Terra; portanto, consagre a sua vida ao Altíssimo e aja como o Mestre agia (Jo 13.15; 14.12).

Todos precisam ouvir as Boas-Novas. Se os apóstolos não as tivessem anunciado e procedido como Jesus, não teriam alcançado o mundo. Não adianta desespero nem dias e noites diante do Senhor, pedindo unção para curar os enfermos, porque o poder de Deus se manifesta na pregação do Evangelho: Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego (Rm 1.16).

Depois de ter sacudido a Turquia com o poder do Altíssimo e realizado a obra na Macedônia, a porta aberta por Deus para iniciar a pregação naquela região (1 Co 16.9), Paulo sabia que iria para Roma e nunca mais veria o rosto dos seus filhos na fé. Agora, ele se encontrava em Mileto e mandara chamar os oficiais da igreja de Éfeso. Ali chegando, o apóstolo lhes falou como se estivesse prestando contas e entregando-lhes as rédeas da obra do Senhor.

Foto: sborisov / Adobe Stock

Depois de ter sacudido a Turquia com o poder do Altíssimo e realizado a obra na Macedônia, a porta aberta por Deus para iniciar a pregação naquela região (1 Co 16.9), Paulo sabia que iria para Roma e nunca mais veria o rosto dos seus filhos na fé

Em sua conversa, Paulo fez um retrospecto do que realizara e de seu procedimento em toda região, finalizando: Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele, que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados (At 20.32). Eles dobraram os joelhos em oração, sentindo muito aquela despedida, mas ficaram com a bênção transmitida a eles. Medite nesse texto bíblico, pois se destina a nós hoje. Partiremos, mas Deus continuará usando aqueles que ficarem, e estes serão benditos, se Lhe obedecerem!

DEUS RESPEITA OS TEMPOS – O Senhor é poderoso para nos guardar de qualquer mal, mas é preciso seguirmos fielmente as Suas ordens. Quando Deus anunciou a Abraão a vinda do herdeiro da promessa – que nos tipifica como herdeiros da promessa feita ao patriarca –, Ele disse: Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho (Rm 9.9). O Altíssimo executou a obra conforme programado. Isaque não nasceu de um dia para o outro, mas no prazo dos nove meses de uma gestação normal, mesmo tendo acontecido em meio a tantas operações celestiais em Abraão e Sara.

Não podemos inventar milagres e orar para que aconteçam. Eles ocorrerão quando vier a Palavra da promessa. O Senhor nunca Se atrasa nem Se adianta, mas, no tempo certo, mostra o que precisa ser feito: somente crer. Não foi isso que disse a um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, quando seus auxiliares chegaram e lhe disseram que não incomodasse mais o Mestre, pois a filha dele havia morrido? Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva (Lc 8.50).

MANTENHA A FÉ – Jairo teria perdido a filha, caso não tivesse dado ouvidos a Jesus. Ele era um dos principais da sinagoga, e os líderes não gostavam do Salvador. No entanto, Jairo foi até o Mestre, orou e recebeu a resposta de que ela seria sarada. Cristo, inclusive, prontificou-Se a ir com ele para curá-la, quando tudo indicava a morte da menina. Ora, se Jairo não tivesse crido no Senhor, ela teria sido enterrada, e o homem passaria a maior vergonha de ter ido até o embusteiro, como os sacerdotes do judaísmo chamavam Cristo. Porém, Deus nunca tardará nem falhará. Tendo dito, fará a obra (Nm 23.19).

Foto: Proxima Studio / Adobe Stock

O Senhor nunca Se atrasa nem Se adianta, mas, no tempo certo, mostra o que precisa ser feito: somente crer

Quando as Escrituras lhe forem abertas, e você passar a conhecê-las, não duvide do Senhor, e sim medite e confie nelas. Assim, o Espírito Santo lhe dará o entendimento imprescindível para sua vida. Sobre a solução do seu problema, a Bíblia declara: Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos (Rm 10.8).

Os incrédulos, até mesmo os seus parentes, dirão que você está louco por achar que o Senhor olharia para sua vida. Entretanto, jamais tenha medo, mas tenha fé. Certamente, muitos duvidarão quando você afirmar que Deus irá abençoá-los. Se lhe sugerirem deixar de seguir Jesus, não se desespere nem fique com raiva de ninguém por falar desse modo. Afinal, assim dizem as Escrituras: Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus (1 Co 1.18). Também nunca invente coisas atribuindo-as ao Senhor, porque Deus só faz o que Lhe apraz.

UMA PALAVRA SÓ – Não ache que, por um versículo lhe ter agradado, o Senhor já falou o que você precisava ouvir. Ora, quando Ele lhe abrir de fato uma palavra, fique extremamente alegre. Isso ocorreu com os israelitas, quando o Senhor os libertou do cativeiro, restaurando a sorte deles (Sl 126). Leia a Bíblia, meditando nela, e seja prudente.

Os salvos têm uma palavra especial de reconciliação para os perdidos (2 Co 5.18-20). Por isso, devem ser cautelosos, pois falar algo que Deus ainda não lhes deu pode levar seus familiares a se fecharem para Ele. Talvez, você não tenha percebido ainda que, mesmo aqueles que o atacam por causa do Evangelho, esperam Deus operar em sua vida, a fim de procurar o Altíssimo também. Porém, caso você espalhe boatos falsos a respeito do recado divino, atrapalhará a conversão de toda a sua família.

Por outro lado, tendo certeza de que a mensagem veio do Pai celestial, pergunte a Ele se você pode dar a notícia aos seus. Ao receber o sim do Céu, fale com prudência, conferindo os registros bíblicos com a revelação que você recebeu. Muitas vezes, o nosso coração nos engana. A Bíblia garante que isso ocorre com muitos irmãos que se apressam a dar notícias boas (Jr 17.9,10).

Esteja certo do seguinte: Deus nunca erra nem deixa de cumprir o que disse. Ele foi claro ao dizer: Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei (Is 55.10,11).

O Pai estava em Jesus, reconciliando o mundo; por isso, Ele está nos salvos para reconciliar os perdidos com Ele: Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação. (2 Co 5.19). Evite brincadeiras e chacotas em relação a quem quer seja. Não glorifique o diabo nem as obras dele, mas ensine a Palavra como o Senhor orientou.

Foto: ZayNyi / Adobe Stock

Quando as Escrituras lhe forem abertas, e você passar a conhecê-las, não duvide do Senhor, e sim medite e confie nelas. Assim, o Espírito Santo lhe dará o entendimento imprescindível para sua vida

A PALAVRA DA VIDA – Veja como o evangelho de João apresenta Jesus, o nosso Salvador: No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (Jo 1.1). Ele era a Palavra que criou todas as coisas, o Filho que estava desde o princípio, antes mesmo de serem criados os mundos material e espiritual. A Bíblia continua a descrevê-Lo: Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens (Jo 1.4). O Salvador esclarece o assunto: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14.6). Aos judeus que não reconheciam que Cristo era o Messias, Ele menciona o grande erro de não reconhecê-Lo como Salvador: E não quereis vir a mim para terdes vida (Jo 5.40).

Escrevendo aos filipenses – povo evangelizado por Paulo, que os conduziu à salvação e os fez cidadãos dos Céus –, o apóstolo instruiu-os a não abrirem mão da Palavra da Vida, dizendo: Retendo a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão (Fp 2.16). Quem não retém o que aprendeu de Deus pela ministração dos Seus servos está correndo em vão, pois não terá a vida eterna, a qual é o propósito maior do Altíssimo.

Que você se prepare para subir com Jesus é a minha oração! Aceite-O agora como seu Senhor e Salvador. Caso tenha se desviado do Caminho, volte agora!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *