Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Comportamento
22/12/2023
Atualidade
22/12/2023
Comportamento
22/12/2023
Atualidade
22/12/2023

No Reino da consciência pura


Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com uma consciência pura, porque sem cessar faço memória de ti nas minhas orações, noite e dia (2 Tm 1.3).

Conhecer e receber Jesus como Salvador e servir a Deus são privilégios cuja concessão deveríamos agradecer ao Senhor. Ainda não entendemos o que nos pertence neste mundo nem o que nos espera na vida eterna,  quando viveremos em um ambiente sem pecado e, além de tudo, tendo a presença divina sobre nós continuamente (Ap 21.3,4).

Imagine-se vivendo onde ninguém possui pensamentos malignos! Ora, na nova criação, não haverá a menor possibilidade de alguém conceber o pecado e praticar o mal, como vemos nos dias de hoje. O Altíssimo prometeu que iremos para o Reino da Sua justiça e O conheceremos como dEle somos conhecidos (1 Co 13.12). Cristo falou sobre a recompensa dos puros: bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus (Mt 5.8).

Foto: Beerphotographer / Adobe Stock

Conhecer e receber Jesus como Salvador e servir a Deus são privilégios cuja concessão deveríamos agradecer ao Senhor

Na verdade, os futuros habitantes da Nova Jerusalém passaram pelo reino do pecado, onde todos faziam o que achavam certo, sem se importar com o fato de serem servos de Satanás e de seus propósitos sujos. No entanto, ao darem atenção à Palavra de Deus, foram salvos, sendo lavados no sangue de Jesus, santificados pelo Espírito Santo e perdoados de suas iniquidades (1 Co 6.11). Com isso, tornamo-nos a glória do Pai, pois fomos recriados em Cristo para as boas obras (Ef 2.10). De agora em diante, estamos unidos ao Senhor para sempre. Maravilhosa obra Ele fez em nós, recuperando-nos para o Seu Reino de amor (Cl 1.13)!

SOMOS INTRÉPIDOS A intrepidez – ausência de medo – é a marca dos filhos de Deus em relação ao inimigo e às obras dele, conforme declara a Palavra: Fogem os perversos, sem que ninguém os persiga; mas o justo é intrépido como o leão (Pv 28.1 – ARA). Sendo filhos do bendito Pai, por intermédio do Salvador, temos a mesma coragem que Ele possui. Portanto, não podemos recuar diante dos ataques infernais, e sim enfrentá-los como Cristo fez em Seus dias na Terra. Ele não veio como Deus, mas esvaziou-Se, a fim de Se tornar igual a qualquer outro ser humano, embora tenha Se mantido puro e sem pecado (Jo 1.1-14; Fp 2.5-8; Hb 4.15).

Foto: Vachom / Gerado com IA / Adobe Stock

Desse modo, seremos intrépidos como o leão e enfrentaremos o diabo, cujo objetivo é destruir o nosso lar, acabar com a nossa saúde e nos fazer insensíveis aos pedidos de ajuda feitos por quem enfrenta momentos difíceis

Alguém poderia alegar que, pelo fato de não ter pecado, Jesus pôde agir assim, jamais Se dobrando diante do inimigo. Ora, mas é isso que Deus disse a nosso respeito por termos nascido de novo. Paulo traduziu a nossa condição de salvos, dizendo: Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito (Rm 8.1). Essa declaração nos ensina que podemos entrar no Céu, pleno de luz, pureza e amor, e viver eternamente. Precisamos ter a vida no altar de Deus, crendo de todo o coração nas Escrituras, e não em nossos pensamentos. Desse modo, seremos intrépidos como o leão e enfrentaremos o diabo, cujo objetivo é destruir o nosso lar, acabar com a nossa saúde e nos fazer insensíveis aos pedidos de ajuda feitos por quem enfrenta momentos difíceis.

O apóstolo Paulo aborda esse assunto, dizendo que ele mesmo era beneficiado pela fé herdada dos seus antepassados, os quais serviram a Deus de modo verdadeiro. Tal fé não era somente de seus pais, vinha desde Abraão, o patriarca dos judeus, conforme Paulo afirma no versículo-base desta mensagem. Somos herdeiros dessa mesma fé, pois assim ensina o Livro Santo: Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti (Gl 3.8).

Hoje, nenhuma diferença há entre os descendentes de sangue de Abraão e nós, que descendemos dele pela fé: A saber, que os gentios são coerdeiros, membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho (Ef 3.6 – ARA). De nós é requerida a mesma atitude dos poderosos em Deus no passado, e vou além: exige-se mais, pois não somos somente herdeiros de Abraão. A Palavra declara: E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados (Rm 8.17). É bom que a nossa comunhão com o Pai por intermédio de Jesus seja muito mais do que pensam os homens. O Salvador disse: Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso, vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar (Jo 16.15). Temos de estudar a Bíblia para tomarmos conhecimento daquilo que nos pertence em Cristo!

A NOSSA RECOMPENSA – Ainda nesta vida, no dia a dia, somos recompensados pelas nossas ações em prol dos perdidos e necessitados, seja uma intercessão que salvou a vida de alguém, seja o auxílio a um discípulo de Cristo precisando de pouca coisa. Assim nos orientou o Criador: E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão (Mt 10.42). Seja solidário com qualquer pessoa, entregando-lhe o recado do Céu ou dando-lhe um pouco de água fria, capaz de esfriar a cólera contra outrem. Sempre haverá galardão!

Foto: Wagner / Gerado com IA / Adobe Stock

Temos de estudar a Bíblia para tomarmos conhecimento daquilo que nos pertence em Cristo!

Os salvos são imperfeitos ainda, por isso, às vezes, tomam decisões que os levam a agir de modo igual ou pior do que um perdido. Quando alguém fala do próprio casamento, criticando seu cônjuge – com quem forma uma só carne –, o servo de Deus deve ser sábio para lhe mostrar que essa atitude é errada. Se essa pessoa continuar com esse comportamento, mesmo sendo cristã, poderá cometer adultério. Isso é visto como algo simples até por familiares, mas levará o transgressor ao lago de fogo e enxofre, conforme advertem as Escrituras: Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará (Hb 13.4). A prostituição – adição de atos contrários a um casamento no Senhor, os quais estão na moda entre os perdidos, como sexo oral, anal, entre outras anormalidades – levará o pecador a ser julgado pelo Senhor (1 Co 6.10).

Nunca desista de ninguém, dizendo: “Eu lavo as minhas mãos”. Isso é conversa de pervertido, que, no Juízo eterno, prestará contas, como ocorrerá com Pilatos: Então, Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo; considerai isso (Mt 27.24). Seremos recompensados ou condenados pelas nossas atitudes, pois assim Jesus explicou: Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras (Mt 16.27).

VIGIAR E ORAR – Não sirva a Deus com a sua consciência acusando você de ter cometido erros “insolúveis”. Cristo ensinou acerca disso: Quando, pois, vais com o teu adversário ao magistrado, procura livrar-te dele no caminho; para que não suceda que te conduza ao juiz, e o juiz te entregue ao meirinho, e o meirinho te encerre na prisão (Lc 12.58). O diabo tem enganado muitos salvos, convencendo-os a deixar certas situações para o tribunal de Cristo. Afinal, como Jesus é amor, Ele advogará a nossa causa. Não faça isso! No último Dia, o Todo-Poderoso será o Juiz inflexível, que já nos alertou: Procura livrar-te dele no caminho, pois o julgamento será sem misericórdia, mas segundo a Verdade!

Foto: Chanelle Malambo – peopleimages / Adobe Stock

Se Deus lhe permitir ouvir sobre alguém fraco na fé, ou lhe mostrar algo que o levará ao Julgamento Final, deixe o Espírito Santo usar você. Ore para que o Altíssimo lhe dê a direção para ajudar essa pessoa

Se Deus lhe permitir ouvir sobre alguém fraco na fé, ou lhe mostrar algo que o levará ao Julgamento Final, deixe o Espírito Santo usar você. Ore para que o Altíssimo lhe dê a direção para ajudar essa pessoa. Deus nunca o fará entender algo impossível de realizar para tirar o perdido do abismo. O Pai celestial colocará tal vida sob sua responsabilidade, alertando-o do preço a ser pago, caso você desobedeça à Palavra: E, quando alguma pessoa pecar, ouvindo uma voz de blasfêmia, de que for testemunha, seja que o viu ou que o soube, se o não denunciar, então, levará a sua iniquidade (Lv 5.1). Socorra verdadeiramente o necessitado e, a seu tempo, receberá a recompensa divina.

Devemos vigiar sempre, por causa das astutas ciladas do diabo: Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo (Ef 6.11). Satanás esperou a ocasião oportuna para tentar Jesus, mas, como o Salvador era um com o Pai, nada do diabo O fascinou. Precisamos viver dessa forma; assim, o inimigo não destruirá o nosso lar, o nosso bem-estar, a nossa saúde e a nossa prosperidade (1 Jo 2.6). É melhor ficarmos atentos à ministração da Palavra de Deus ao nosso coração. A vitória é certa!

Jamais tente se justificar com os seus argumentos, pois eles não possuem a força espiritual necessária. Ao abrir a boca, fale somente o que as Escrituras afirmam a seu respeito para se tornar um vencedor (2 Co 2.14). Os salvos devem buscar o batismo no Espírito Santo e viver de acordo com a Palavra, a fim de não serem enganados por demônios (Ef 5.15-18). Alguns tentarão convencê-lo de que certas práticas não são pecados, e sim implicância de quem não tem inspiração divina. Puro engano! Os espíritos imundos desejam levar você a cair na iniquidade com a desculpa de “experimentar”. Foi exatamente isso que o diabo usou para corromper Eva no jardim do Éden. Ele perguntou por que a mulher não comia do fruto da árvore da vida, mas, como ela repetiu a ordem de Deus, Satanás a enganou, garantindo que nem ela nem Adão morreriam se experimentassem aquele fruto. O maligno ainda acusou o Senhor, dizendo: Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal (Gn 3.5).

Eva seguiu as palavras da serpente e procurou Adão, o qual também fez o mesmo. Por esse ato de desobediência, a humanidade ficou separada do Criador. Se você não vigiar e orar, isso também lhe acontecerá. Sirva a Deus no Reino da consciência pura! Cuide-se!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *