Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Na prateleira – 295
29/02/2024
Teologia
26/03/2024
Na prateleira – 295
29/02/2024
Teologia
26/03/2024

Vinha de uvas más


E a cercou, e a limpou das pedras, e a plantou de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas (Isaías 5.2).

Tudo o que o Senhor faz é bom, com qualidade, perfeito, como está escrito a respeito das obras realizadas por Jesus: E, admirando-se sobremaneira, diziam: Tudo faz bem; faz ouvir os surdos e falar os mudos (Mc 7.37). No entanto, muitas pessoas beneficiadas com a orientação necessária para serem boas despenseiras do celeiro celestial pecaram e frustraram os planos e os sonhos do Altíssimo. É tempo de as procurarmos, a fim de lhes mostrar o quanto a atitude delas feriu o coração do Pai. Não podemos brincar com a vontade de Deus, a qual é pura e salutar para os membros do Corpo de Cristo. Faz bem vigiar e orar (Mc 14.38).

Pelo fato de o Senhor sempre fazer o melhor pelos Seus, devemos viver cada vez mais perto dEle. Assim, Ele nos ajudará a vencer qualquer mal que, porventura, nos visite. Nunca houve nem haverá uma só ação defeituosa vinda de Deus. O povo de Sião, a igreja do Antigo Testamento, desesperou-se: Mas Sião diz: Já me desamparou o SENHOR; o Senhor se esqueceu de mim (Is 49.14). Quando um cristão se sentir como Judá, deve ir ao Pai celestial e abrir o seu coração, perguntando sobre o que O fez não ajudá-lo na hora da tribulação. Sem dúvida, Deus lhe responderá, pondo fim à dúvida ou mágoa.

Foto: West Kenya Union Conference Adventist Media / Unsplash

Não podemos brincar com a vontade de Deus, a qual é pura e salutar para os membros do Corpo de Cristo. Faz bem vigiar e orar (Mc 14.38)

NÃO ME ESQUECEREI DE TI – Na aflição, Sião se abriu ao inimigo, mas a resposta à declaração dessa igreja veio do coração do Altíssimo. Deus explicou com palavras firmes: Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti (Is 49.15). Agarre essas palavras, as quais garantem proteção a qualquer hora. Somos os amados do Senhor, o Rei dos reis. Ele jamais Se esquecerá dos Seus filhos!

O Altíssimo continuou revelando como zela por nós. Por isso, não há como deixar de nos socorrer: Eis que, na palma das minhas mãos, te tenho gravado; os teus muros estão continuamente perante mim (v. 16). Do que mais precisamos para sossegar a alma e o coração, se temos a garantia do verdadeiro e único Deus de que estamos gravados na palma da Sua mão? Imagine o que Ele faz a cada fração de segundo em nosso favor, mantendo os nossos muros sob Sua vigilância o tempo todo! Por que acontecem coisas tristes com muitos filhos de Deus? Ora, jamais devemos aceitar as ciladas do diabo nem uma simples dor. Se surgir algo mau em seu interior, diga para o Pai: “Obrigado por me fazeres parte da Tua Aliança”. Em seguida, descanse!

O Senhor planejou criar a Sua Igreja antes mesmo de ter começado a primeira obra no mundo. A parábola usada por Isaías para falar do povo de Deus é verdadeira e serve para identificar a Igreja e sua importância diante das religiões. O Altíssimo usa a vinha plantada no outeiro fértil, pois à Sua obra não falta nenhum dos nove dons do Espírito Santo (1 Co 12.8-10). Eles são os nutrientes que dão à Igreja a capacidade de ser chamada de Casa de Oração para os povos (Is 56.7), edificada pelo Senhor: Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16.18). Nela, há unção, poder e amor. O Mestre é o bom Edificador!

SÍMBOLO DA IGREJA – Após dar início ao plano para a criação da Igreja, o Senhor fala da vinha como metáfora de Seu povo. Então, assim como a vinha passa por fases até produzir os frutos, a Igreja cumpre etapas para ser a Casa de Oração mencionada por Isaías. A videira foi plantada em um local fértil, mas, primeiro, dali se retiraram pedras, espinhos e todo o mato em volta. A seguir, verificou-se a necessidade de adubo corretivo. Se o solo fosse fraco, as vides não se desenvolveriam conforme desejado e não produziriam bem (Is 5.1,2).

Foto: Mika Baumeister / Unsplash

O Altíssimo usa a vinha plantada no outeiro fértil, pois à Sua obra não falta nenhum dos nove dons do Espírito Santo (1 Co 12.8-10)

Deus também a cercou de arbustos; assim, pequenos animais não entrariam nem prejudicariam as plantas, como faziam as raposinhas citadas na Bíblia: Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor (Ct 2.15). Nesse caso, a urina delas e seus dentinhos afiados corroíam as vinhas, a ponto de enfraquecê-las. As vides enxertadas tinham de ser de excelente qualidade, para haver boa produção. O Dono esperava que frutificassem uvas saudáveis, mas Se frustrou, e a colheita não foi a almejada. O mesmo pode ocorrer com a Igreja do Senhor. Que tristeza Ele sentirá!

Quando criava a Terra, Deus passou as mãos sobre alguns montes e fez outeiros propícios para a Sua vinha ser cultivada. Porém, Ele não esperava que o Seu esforço desse em nada. Apesar do Seu cuidado, a produção foi a pior possível. A culpa foi dEle? Nem pense nessa possibilidade, porque o Altíssimo é perfeito. Isaías usou o termo vinha para falar da Igreja criada por Deus com esmero, mas que, depois, desvia-se e cai em pecado. O profeta discorreu sobre a elaboração da vinha, que não deu frutos bons, apontando para a edificação da Igreja. Ora, nós somos essas vides excelentes, mas rebeldes também.

O próprio Salvador alisou os montes e tornou férteis os outeiros. Ao fazer isso, Ele não Se esqueceu do lugar onde plantaria a Sua Vinha, colocando o Seu poder para guardar o terreno, cercando-o de modo a não ser visitado pelo mal. Ela seria o símbolo da Igreja de Jesus em que mal algum chegaria para atrapalhar os Seus planos (Sl 91.10). A Vinha do Mestre é a Igreja dEle na Terra. Eu e você somos a Vinha!

A preparação foi ímpar! A Casa de Deus se destina às pessoas que creem nEle. Ali, elas O adoram e encontram a libertação, a cura, o perdão de pecados e a salvação da condenação eterna. Aquelas que aceitaram Jesus como Senhor e Salvador precisam se livrar das “pedras” existentes em sua vida, como mágoas, ressentimentos e erros petrificados. Afinal, somente os puros verão o Senhor: Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus (Mt 5.8).

Foto: Tim Mossholder / Unsplash

O próprio Salvador alisou os montes e tornou férteis os outeiros. Ao fazer isso, Ele não Se esqueceu do lugar onde plantaria a Sua Vinha, colocando o Seu poder para guardar o terreno, cercando-o de modo a não ser visitado pelo mal

NÃO SEJA UVA BRAVA – A Vinha do Senhor foi semeada a partir de excelentes vides. Portanto, não devemos desprezar os nossos irmãos em Cristo, porque eles poderão ser usados para nos abençoar. Embora muitos não se importem com os pecados considerados “insignificantes”, devem se esforçar para crescer na fé no Filho de Deus. Assim, quando for preciso, eles se erguerão de modo agradável ao Senhor e farão maravilhas em favor do povo. Quem crê em Jesus vence as batalhas (2 Co 2.14). Agora, temos de ensinar a tantos quantos nos procuram a serem vitoriosos!

Ao plantar Sua Vinha, o Altíssimo construiu no meio dela uma torre de proteção, de onde se podia ver toda a plantação. Essa estrutura é o próprio Senhor. Ele é a Torre da Sua Igreja, mostrada nas Escrituras da seguinte maneira: Torre forte é o nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em alto retiro (Pv 18.10). Ao sinal de algum perigo, corra para esse Nome e se abrigue nEle até passar a tormenta.

Como planejou produzir em larga escala, Deus construiu um lagar, onde os frutos seriam pisados para extrair o melhor suco. No entanto, o resultado não foi o que Ele intencionava. O Senhor esperava colher uvas boas, para tirar delas o melhor, mas a vinha só produziu as bravas. Isso mostra que nem sempre os cristãos colaboram com Deus. Ora, somos a Sua Igreja e devemos nos esforçar para cumprir a missão a nós delegada, seguindo a direção divina. Do contrário, seremos levados ao tribunal de Cristo (2 Co 5.10). Medite nisso!

Foto: Yuri Figueiredo / Unsplash

Precisamos agradecer não só pelo amor de Deus a cada um de nós, mas também pelas advertências dEle a respeito dos perigos que nos rondam

JAMAIS FRUSTRE O SENHOR – Por que frustrar o Pai celestial, se o Seu invencível poder age em nosso favor? (Rm 8.31,32). Afinal, fomos convocados para sermos fiéis até a morte. Então, Ele nos dará a recompensa prometida, e seremos convidados a entrar no Reino de Deus preparado para os Seus amados (Mt 24.13). Será glorioso o dia em que ouviremos as seguintes palavras: Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo (Mt 25.34). Quero estar entre esses convidados!

Aquilo que se refere a nós é de excelente qualidade, desde a semente plantada na terra fértil, a qual deve dar frutos de 30, 60 e 100 vezes por um (Mt 13.8), ao cuidado da Torre forte, Seu lindo Nome e Sua infalível Palavra. Precisamos agradecer não só pelo amor de Deus a cada um de nós, mas também pelas advertências dEle a respeito dos perigos que nos rondam. Façamos a vontade do Senhor, cujo plano é a nossa missão numero um! Para isso, não podemos temer, e sim confiar que Ele nos guardará e nos levará em triunfo ao Paraíso. Não queremos perder a independência comprada por Jesus na cruz, deixando o diabo nos atrapalhar. Somos fortes!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *