Carta Viva | Revista Graça/Show da Fé
Vida cristã
26/03/2024
Vida cristã
25/04/2024
Vida cristã
26/03/2024
Vida cristã
25/04/2024

Muito mais será pedido


Agora, pois, ó moradores de Jerusalém e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha (Isaías 5.3).

Ser morador da Jerusalém celestial nos ensina mais do que aprendem os aspirantes a visitantes ocasionais. É o que a maioria dos frequentadores de igreja deseja. Parece que a única coisa que seus corações confusos anseiam é receber curas, prosperar e dar à família o melhor. Eles ainda não aprenderam o recado do Mestre sobre a decepção desses incautos com a volta do Senhor. Além de açoites, muitos terão sua parte com os infiéis: Virá o Senhor daquele servo no dia em que o não espera e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis. E o servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites. Mas o que a não soube e fez coisas dignas de açoites com poucos açoites será castigado. E a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá (Lc 12.46-48).

Temos de buscar a excelência dos ensinos de Cristo; afinal, aqueles que habitarem em Jerusalém, a Igreja do Senhor, serão convidados a julgar entre Ele e a Sua Vinha, a própria Igreja. Isso soa como um aviso seríssimo de Jesus. Se não estivermos preparados para essa empreitada, que diremos? Ora, estamos tratando de tirar pessoas do mundo, e não de concordar com o que o mundo ensina sobre assuntos que nos contaminarão, devolvendo-nos ao nosso estado pecaminoso anterior. O pior é que alguns passaram a viver ali, por ouvirem palpites dos autodenominados “ministros de Deus”. A responsabilidade sobre a formação do povo salvo deve ser a nossa preocupação, porque estamos tratando das ovelhas arrebatadas do lago de fogo e enxofre para Cristo. Não é bonito se esforçar para ser aplaudido pelo mundo, e sim por Ele!

Foto: Mayava – Gerado com IA / Adobe Stock

Temos de buscar a excelência dos ensinos do Mestre; afinal, aqueles que habitarem em Jerusalém, a Igreja do Senhor, serão convidados a julgar entre Ele e a Sua Vinha, a própria Igreja

A FRUSTRAÇÃO DO MESTRE – Ao ver Sua vinha produzir uvas bravas, Ele pede que seja julgado por aqueles que vivem (ou dizem viver) em Sua presença. Peca quem age como fariseu, dizendo coisas lindas sobre o modo de viver na igreja, porém, às escondidas, faz o que critica no comportamento alheio. O Senhor tratou deles quando falou sobre os assentados na cadeira de Moisés (Mt 23.1-11). Na cátedra do ensino, os apóstolos também se assentariam, para fazer com os servos de Deus o mesmo que Salomão ensinou aos dele no passado. A sabedoria de Salomão fez a rainha de Sabá ficar boquiaberta e lhe falar do seu contentamento em conferir a veracidade do que lhe disseram, produzindo elogios àquele rei de Israel (1 Rs 10.1-10).

No entanto, infelizmente, esses registros que poderiam fazer de nós pessoas normais para habitar na Igreja do Salvador não nos sensibilizam a melhorar nosso serviço na obra divina. Se deixarmos de nos aprimorar, não nos serão dadas mais revelações, pois, no Reino de Deus, jamais se jogam pérolas aos porcos (Mt 7.6). Os dons do Espírito Santo nos são concedidos para fazermos as mesmas obras de Jesus, e não para promoção pessoal, o que obviamente tem origem maligna (Tt 1.7-11). Temos de glorificar o Mestre. Foi isso que Ele falou a respeito da vinda do Santo Espírito: Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar (Jo 16.14).

Devemos fugir dos variados ensinos dos nossos “mestres”, pois Jesus nos advertiu a não nos importarmos com o que vem do homem, e sim com a Palavra. O fundamental é o testemunho do Pai a respeito das Escrituras. Trocar a revelação do Alto pela do homem é errar, porque está escrito: Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam (Mt 23.3). O próprio Senhor Jesus ensina a esse respeito: Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim (Jo 6.45).

Foto: visoot – Gerado com IA / Adobe Stock

Se deixarmos de nos aprimorar, não nos serão dadas mais revelações, pois, no Reino de Deus, jamais se jogam pérolas aos porcos (Mt 7.6)

O CULPADO – O nosso Criador Se mostrou frustrado com a atitude do Seu povo, que não perseverou na missão recebida. Ao mesmo tempo, porém, para que não houvesse o pensamento equivocado de que Ele foi o culpado pelo desastre que os hebreus teriam, colocou-Se à disposição para que julgassem entre Ele e Sua Vinha. Apesar de ser o Todo-Poderoso, Deus não força ninguém a andar no Caminho reto. Ele adverte que toda má decisão trará o castigo merecido. Por que não decidir andar na vereda direita, evitando as ações do reino do maligno sobre a sua vida? Ainda dá tempo de se arrepender e se livrar do lago de fogo (Mc 1.15).

Deus não falhou em nada, até mesmo na queda de Adão, que deu ao inimigo o direito de explorar Sua Primeira Vinha, oprimindo todos os que se deixaram levar pelas mentiras do inimigo. Não foi por falta de aviso. Porém, Adão, nosso primeiro pai, o patriarca da humanidade, não quis obedecer à advertência divina sobre a morte espiritual, que levaria tanto ele como seus descendentes a viverem separados do bem (Gn 2.15-17; Rm 5.12). O ato do patriarca foi uma falta gravíssima. Com seu comportamento insano, Adão passou ao diabo o poder que tinha sobre tudo. O erro que se repete em toda parte afasta o homem de Deus e o leva ao domínio do acusador.

No entanto, não temos mais de culpar o primeiro homem pelo impensado ato de comer do fruto da árvore do bem e do mal. O segundo Adão nos libertou do fracasso do primeiro e nos deu poder para desfazer as obras do maligno. Somos a Vinha bendita do Senhor (1 Co 15.21,22). A pessoa envolta nas ilusões desta vida só precisa crer nas Escrituras para se livrar da condenação. Como se vê nos dois versículos anteriores a este que estudamos agora, fomos plantados em terreno fértil. Não há o que lamentar mais. É preciso dar ao Altíssimo o louvor pela obra redentora de Jesus. Que Deus grandioso!

Foto: Focus Fables – Gerado com IA / Adobe Stock

Apesar de ser o Todo-Poderoso Deus não força ninguém a andar no Caminho reto. Ele adverte que toda má decisão trará o castigo merecido

ESTUDANDO AS ESCRITURAS – Os pastores devem estudar a Bíblia para melhorar a pregação. Assim, todos aprendem que os pecados que nos separavam de Deus foram sofridos pelo Salvador na Sua morte (Is 53.4-6). Agora, podemos ser aceitos por Ele. Somos o melhor de Deus neste mundo, mas isso não deve servir de motivo de orgulho, e sim de paz e fé, a fim de avisarmos a todos que, se quiserem agir segundo a Palavra, comerão o melhor desta terra (Is 1.19). Os que aceitam a obra de Cristo no Calvário podem declarar que estão prontos para subir com Ele aos Céus na Sua segunda vinda à Terra. Creia!

Quem poderia julgar um Deus tão perfeito como o nosso, que não deseja a morte de ninguém? (1 Tm 2.4-6). O pecado de Adão o afastou de seu Pai, o Criador. Mas a reconciliação se deu por intermédio do segundo Adão. Ao terminar a obra da nossa redenção, Jesus nos chamou e comissionou a irmos por todo o mundo divulgar a mensagem capaz de mudar a vida de quem se afastou do Bem, levando todos ao pleno conhecimento da Verdade. Então, não haverá mais ninguém nas mãos do demônio. Jesus pagou o preço para dar ao homem a felicidade eterna. Resgatados, podemos viver com Ele para sempre. Somos libertos!

Aquele que se render ao Senhor conseguirá o perdão dos pecados. Ele jamais lançará sobre nós os erros confessados, pois os cometemos na incredulidade. Cristo, o nosso Salvador, pagou o nosso débito. Ele pode perdoar, salvar e levar para a Glória quem O recebe como seu Salvador (Jo 1.12). Ao verem Jesus, eles recebem o que lhes pertence por direito: a vida eterna. Seja feliz, porque o preço foi pago. Creia e experimente o melhor do Altíssimo hoje, amanhã e para sempre. Deus tem prazer em nossa fidelidade a Ele. Quando nascemos de novo, nenhuma força do inimigo nos mantém em sujeição. Fomos libertos para desfrutar da vida abundante.

Depois de lhe mostrar a dádiva de se tornar um verdadeiro salvo, eu lhe pergunto: o que você fará? Deixará Satanás mantê-lo sob seu jugo, ou assumirá a sua posição no meio dos remidos? Deus está pronto para salvá-lo agora. Portanto, agradeça ao que Ele fez em seu favor e seja uma nova criatura (2 Co 5.17). O Céu será o seu destino eterno. Que presente!

Foto: De AIGen – Gerado com IA / Adobe Stock

Não mais nos interessa falar da queda de Adão, e sim da vitória de Jesus sobre as trevas. O patriarca dos salvos é Jesus, o nosso Redentor. Um dia, Ele voltará para nos levar para o Seu Reino

Não há emoção mais forte e sublime do que poder andar ao lado do Filho de Deus, fazendo as mesmas obras que Ele faria. Ele nos colocou em Seu lugar e ordenou que pisássemos nas serpentes e nos escorpiões, e sobre todo poder do inimigo, dizendo que absolutamente nada nos causaria dano (Lc 10.19). Por que não assumimos o que Ele falou a nosso respeito, em vez de reclamarmos do que não entendemos?

É maravilhoso ouvir as Escrituras que mostram nosso destino, crendo no que elas dizem sobre o que Cristo fez por nós. Vamos tomar o nosso lugar de salvos; assim, o diabo e os demônios se submeterão a nós ao usarmos o poder de Deus, ordenando a saída do mal em Nome de Jesus. O Senhor é com quem age segundo a Bíblia (Jo 15.7).

A salvação em Cristo nos absolveu (Cl 2.15). Declare o seu amor por Ele cumprindo os mandamentos do Pai. O inimigo jamais poderá tocá-lo. Não mais nos interessa falar da queda de Adão, e sim da vitória de Jesus sobre as trevas. O patriarca dos salvos é Jesus, o nosso Redentor. Um dia, Ele voltará para nos levar para o Seu Reino. Enquanto esse dia não chega, o Senhor nos usa para salvar o maior número de pessoas, pois deseja que os perdidos se recuperem por meio da Sua morte e ressurreição. Que nos posicionemos na liberdade que Jesus providenciou para nós! Ele é o nosso amado Salvador!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *