Falando de História | Revista Graça/Show da Fé
Vida cristã
26/03/2024
Vida cristã
25/04/2024
Vida cristã
26/03/2024
Vida cristã
25/04/2024
Foto: Na-um / Adobe Stock
Abraão de Almeida

Plenitude ou perfeição espiritual no Antigo Testamento: Sete coisas (Parte 1)

Nesta edição, falaremos da plenitude ou perfeição espiritual no Antigo Testamento. Tratemos, em primeiro lugar, da sétupla qualificação para o serviço em Gideão (Jz 6):

1. Convicção quanto à sua própria humilhante condição: Então, o Anjo do Senhor veio e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai (vv.11, 15).

2. Um coração exercitado: Mas Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém, agora, o Senhor nos desamparou e nos deu na mão dos midianitas (v. 13). Provavelmente, pelo testemunho do profeta: enviou o Senhor um profeta aos filhos de Israel, que lhes disse: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir e vos tirei da casa da servidão (v. 8).

3. Sem confiança na carne (v. 15): Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer (Jo 15.5).

4. Paz com Deus pela graça, a paz de Deus como dom: E ele lhe disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és o que comigo falas. Rogo-te que daqui te não apartes, até que eu venha a ti, e traga o meu presente, e o ponha perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes […]. Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo; não temas, não morrerás. Então, Gideão edificou ali um altar ao Senhor e lhe chamou Senhor É Paz; e ainda até ao dia de hoje está em Ofra dos abiezritas (vv. 17, 18, 23, 24).

Foto: David / Adobe Stock

5. Adoração (v. 24): Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos (Jo 15.8).

6. Obediência nas coisas pequenas: E aconteceu, naquela mesma noite, que o Senhor lhe disse: Toma o boi de teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derriba o altar de Baal, que é de teu pai, e corta o bosque que está ao pé dele. E edifica ao Senhor, teu Deus, um altar no cume deste lugar forte, num lugar conveniente; e toma o segundo boi e o oferecerás em holocausto com a lenha que cortares do bosque. Então, Gideão tomou dez homens dentre os seus servos e fez como o Senhor lhe dissera; e sucedeu que, temendo ele a casa de seu pai e os homens daquela cidade, não o fez de dia, mas fê-lo de noite (vv. 25-27).

7.Poder para grandes coisas: E todos os midianitas, e amalequitas, e os filhos do Oriente se ajuntaram num corpo, e passaram, e puseram o seu campo no vale de Jezreel. Então, o Espírito do Senhor revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele. E enviou mensageiros por toda a tribo de Manassés, que também se convocou após ele; também enviou mensageiros a Aser, e a Zebulom, e a Naftali, e saíram-lhe ao encontro (vv. 33-35; cf. Jz 8).

Em segundo lugar, cito aqui sete coisas acerca de lsrael na Diáspora (Ez 36):

1. Imundos aos olhos de Deus (v. 25).

2. Com corações de pedra (v. 26).

3. Profanadores do santo nome de Deus (vv. 20,22).

4. Espalhados entre as nações (v. 19).

5. Cobertos de infâmia e vergonha (v. 3-6).

6. Submetidos ao poder gentílico (v. 6).

7. Desolados, abandonados e um refrão (vv. 3, 4, 30).

Diáspora
Foto: Faith Stock / Gerado com IA / Adobe Stock

Com a criação do Estado de Israel em 1948, os tópicos 4 a 7 já não existem em certo sentido. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), muitos judeus têm se convertido ao Evangelho.

Em terceiro lugar, cito sete coisas que Deus fará aos opressores de Israel (Ez 36):

1. Falará com eles no fogo de Seu zelo (v. 5).

2. Tornará a glória deles em afronta (v. 7).

3. Tirará deles a posse da terra de Israel (vv. 10, 11).

4. Serão dominados por Israel (v. 12).

5. Perderão o poder de oprimir Israel (vv. 13, 14).

6. Glorificará o próprio Nome entre as nações (v. 23).

7. Ele Se revelará às nações como Senhor (vv. 36, 38).

Com exceção do item 4, todos os demais já se cumpriram com a criação do Estado de Israel e com as vitórias israelenses nas guerras movidas pelas nações árabes.

Em quarto lugar, cito sete coisas que Deus fará em favor de lsrael (Ez 36):

1. Irá reuni-los fora de todos os países (v. 24).

2. Irá trazê-los à sua própria terra (v. 25).

3. Dará a eles um espírito novo e um coração de carne (v. 26).

4. Dará a eles o Espírito Santo (v. 27).

5. Fará deles novamente o povo de Deus (v. 28).

6. Fará com que se multipliquem e frutifiquem (v. 30).

7. Dará a eles um melhor fim do que o começo (… e vos farei habitar como dantes e farei vosso estado melhor que nos vossos princípios; e sabereis que eu sou o Senhor – v. 11)

Os itens 1, 2, 6 e 7 já se cumpriram, assim como a primeira parte do item 3. Os itens 4 e 5 e a segunda parte do item 3 ainda se cumprirão.

Abraão de Almeida
Pastor da Igreja Evangélica Brasileira em Coconut Creek, Flórida, EUA, e autor de mais de 30 livros em português e espanhol. E-mail: abraaodealmeida7@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *