Família | Revista Graça/Show da Fé
Medicina e Saúde – 272
01/03/2022
Carta do Pastor à ovelha – 274
01/05/2022
Medicina e Saúde – 272
01/03/2022
Carta do Pastor à ovelha – 274
01/05/2022
Foto: Miguel A. Amutio / Unsplash

Problemas evitáveis


O leitor já ficou chateado com uma situação que lhe aconteceu e poderia ter sido evitada? Diversos momentos embaraçosos e difíceis em nossa vida não teriam ocorrido se tivéssemos ouvido nossos pais, guardado a Palavra no coração ou orado ao Senhor. Paulo recomenda em Efésios 5.15: Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios. Prudência é a capacidade de prever ou evitar danos, de julgar entre ações maliciosas e práticas virtuosas. De modo geral, a pessoa prudente é capaz de evitar perigos desnecessários agindo de modo cauteloso.

O autor de Provérbios informa que, certa vez, conheceu um rapaz imprudente: Vi entre os simples, descobri entre os jovens, um jovem falto de juízo (Pv 7.7). Ele andava descuidado, não se importando com o que poderia lhe suceder. Até que uma mulher o seduziu com certas palavras e o levou ao pecado, como uma ovelha vai ao matadouro (Pv 7.8-24). Da mesma forma, milhares, por não terem prudência e temor a Deus, choram pelas consequências de seus erros.

Uma vez que alguém se torna um filho de Deus, tem muito a perder se cair em pecado. Não podemos nos esquecer de que nosso inimigo nos odeia e anda ao derredor procurando uma oportunidade para nos derrubar (1 Pe 5.8). Os imprudentes desconsideram os avisos do Senhor e ultrapassam o muro (o limite) por Ele estabelecido. Então, são picados pela serpente (Ec 10.8); nem todos sobrevivem.

Seus renovos – Em Isaías 1.21, lemos: Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas, agora, homicidas. Sinto vontade de chorar ao ler esse texto. Um fiel que se desviou já é algo doloroso, mas uma cidade inteira que se prostituiu é profundamente triste. Pessoas que, segundo o próprio Deus, eram cheias de retidão, perderam-se. Essa passagem é um alerta para todos que julgam estar de pé na presença do Senhor. Não brinque próximo ao precipício e depois diga que a queda foi um acidente.

Entretanto, o Evangelho nos apresenta o Deus Pai, o qual nos ama. Basta que nos voltemos para Ele, com arrependimento para que nos tome em Seus braços, como o pai do filho pródigo (Lc 15.11–32). Ele nos dá um banho, roupas limpas e oferece um banquete para comemorar o nosso retorno. Afinal, o filho que estava morto reviveu.

Nosso Pai tem misericórdia de nós. Portanto, se você está afastado, volte urgentemente para Seus braços de amor. Ao se aproximar dEle, tudo será transformado. Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos (Jó 14.7). Com lágrimas, digo a você: volte! Faça isso e evite cair em várias armadilhas, em situações desagradáveis que podem ser evitadas. Que Deus abençoe a sua vida!

Pr. Rogério Postigo
Advogado e líder estadual da Igreja Internacional da Graça de Deus no Rio de Janeiro


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *